Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Djail
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mendonça,Rejane Maria N, Silva,Silvanda M, Espínola,José Eduardo F, Souza,Adailson P
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000400028
Resumo: Um aspecto importante na escolha de cultivares para uma determinada condição ambiental é a determinação da produção comercial, que indica o potencial de produção por área. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção comercial de cultivares de alface nas condições de solo e clima de Bananeiras, Paraíba, durante a estação chuvosa. Foram avaliadas oito cultivares (Cindy, Elba, Grand Rapids, Kaesar, Mimosa, Sabrina, Summer Green e Verônica), no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. As parcelas tinham 27 plantas, espaçadas de 30 cm entre fileiras e entre linhas. Aos 51 dias após o transplante, as plantas foram colhidas e avaliadas quanto à massa fresca total e comercial, massa seca de folhas, número de folhas, diâmetro da planta, índice comercial e produção comercial. Os maiores valores de massa fresca total e comercial, de diâmetro da planta e produção comercial foram verificados para a cultivar Kaesar. Quanto à massa seca, 'Kaesar' e 'Elba' apresentaram os valores mais elevados. Os maiores números de folha foram obtidos com 'Mimosa', 'Elba', 'Sabrina' e 'Summer Green'. As cultivares Grand Rapids, Verônica e Kaesar mostraram-se mais suscetíveis à septoriose, principalmente nas folhas mais velhas. Considerando-se os resultados e a preferência dos consumidores, 'Kaesar' e 'Summer Green' foram as mais promissoras para introdução e testes em áreas de produção comercial de alface.
id ABH-1_5588b6c406ceeead1a6d7a5b76954bd2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362011000400028
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Produção comercial de cultivares de alface em BananeirasLactuca sativacompetição de cultivaresprodutividadeUm aspecto importante na escolha de cultivares para uma determinada condição ambiental é a determinação da produção comercial, que indica o potencial de produção por área. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção comercial de cultivares de alface nas condições de solo e clima de Bananeiras, Paraíba, durante a estação chuvosa. Foram avaliadas oito cultivares (Cindy, Elba, Grand Rapids, Kaesar, Mimosa, Sabrina, Summer Green e Verônica), no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. As parcelas tinham 27 plantas, espaçadas de 30 cm entre fileiras e entre linhas. Aos 51 dias após o transplante, as plantas foram colhidas e avaliadas quanto à massa fresca total e comercial, massa seca de folhas, número de folhas, diâmetro da planta, índice comercial e produção comercial. Os maiores valores de massa fresca total e comercial, de diâmetro da planta e produção comercial foram verificados para a cultivar Kaesar. Quanto à massa seca, 'Kaesar' e 'Elba' apresentaram os valores mais elevados. Os maiores números de folha foram obtidos com 'Mimosa', 'Elba', 'Sabrina' e 'Summer Green'. As cultivares Grand Rapids, Verônica e Kaesar mostraram-se mais suscetíveis à septoriose, principalmente nas folhas mais velhas. Considerando-se os resultados e a preferência dos consumidores, 'Kaesar' e 'Summer Green' foram as mais promissoras para introdução e testes em áreas de produção comercial de alface.Associação Brasileira de Horticultura2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000400028Horticultura Brasileira v.29 n.4 2011reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362011000400028info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,DjailMendonça,Rejane Maria NSilva,Silvanda MEspínola,José Eduardo FSouza,Adailson Ppor2012-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362011000400028Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2012-01-05T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
title Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
spellingShingle Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
Santos,Djail
Lactuca sativa
competição de cultivares
produtividade
title_short Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
title_full Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
title_fullStr Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
title_full_unstemmed Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
title_sort Produção comercial de cultivares de alface em Bananeiras
author Santos,Djail
author_facet Santos,Djail
Mendonça,Rejane Maria N
Silva,Silvanda M
Espínola,José Eduardo F
Souza,Adailson P
author_role author
author2 Mendonça,Rejane Maria N
Silva,Silvanda M
Espínola,José Eduardo F
Souza,Adailson P
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Djail
Mendonça,Rejane Maria N
Silva,Silvanda M
Espínola,José Eduardo F
Souza,Adailson P
dc.subject.por.fl_str_mv Lactuca sativa
competição de cultivares
produtividade
topic Lactuca sativa
competição de cultivares
produtividade
description Um aspecto importante na escolha de cultivares para uma determinada condição ambiental é a determinação da produção comercial, que indica o potencial de produção por área. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção comercial de cultivares de alface nas condições de solo e clima de Bananeiras, Paraíba, durante a estação chuvosa. Foram avaliadas oito cultivares (Cindy, Elba, Grand Rapids, Kaesar, Mimosa, Sabrina, Summer Green e Verônica), no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. As parcelas tinham 27 plantas, espaçadas de 30 cm entre fileiras e entre linhas. Aos 51 dias após o transplante, as plantas foram colhidas e avaliadas quanto à massa fresca total e comercial, massa seca de folhas, número de folhas, diâmetro da planta, índice comercial e produção comercial. Os maiores valores de massa fresca total e comercial, de diâmetro da planta e produção comercial foram verificados para a cultivar Kaesar. Quanto à massa seca, 'Kaesar' e 'Elba' apresentaram os valores mais elevados. Os maiores números de folha foram obtidos com 'Mimosa', 'Elba', 'Sabrina' e 'Summer Green'. As cultivares Grand Rapids, Verônica e Kaesar mostraram-se mais suscetíveis à septoriose, principalmente nas folhas mais velhas. Considerando-se os resultados e a preferência dos consumidores, 'Kaesar' e 'Summer Green' foram as mais promissoras para introdução e testes em áreas de produção comercial de alface.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000400028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362011000400028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362011000400028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.29 n.4 2011
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081216450560