Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista,Mírian Josefina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Souza,Ronessa B de, Pereira,Welington, Carrijo,Osmar A, Vidal,Mariane C, Charchar,João Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000100010
Resumo: Foi avaliado o efeito da fumigação com brometo de metila, biofumigação e da solarização sobre a população do fitonematóide Meloidogyne sp., a incidência de plantas daninhas e características químicas do solo em ambiente protegido para o plantio de tomate. Foram testados os tratamentos: resíduos de couve-flor e de brócolos (2% v/v), cama de aves (2% v/v), fumigação com brometo de metila e solo não tratado, todos com e sem solarização. O período de solarização foi de dois meses e, em seguida, foi feito o plantio dos híbridos de tomate Alambra, resistente a Meloidogyne incognita (gene Mi), e Duradoro (suscetível). O banco de sementes de plantas daninhas no solo foi avaliado em amostras retiradas do perfil de 0 a 20 cm de profundidade, com amostragem das plantas daninhas emergidas aos 30 dias após o transplante do tomate. Para as análises químicas foram retiradas amostras de solo após a solarização e biofumigação. A solarização do solo, uso de cama de aves e fumigação com brometo de metila reduziram a população de nematóides no solo e o número de massas de ovos nas raízes dos dois híbridos avaliados. O híbrido Alambra, no entanto, apresentou massa seca e fresca da parte aérea, altura e peso de frutos, na primeira colheita, maiores nos solos solarizados, respondendo melhor à solarização que o 'Duradoro'. A fumigação com brometo de metila e a solarização reduziram a viabilidade das sementes e a sobrevivência de plantas daninhas. A solarização aumentou os teores de fósforo e de cobre e reduziu os teores de zinco no solo.
id ABH-1_5cd77b2e7ae6fe9957a2ab6dc682b3f4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362006000100010
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomateLycopersicon esculentumMeloidogyne spdesinfestação do solocontrole físicoplantas daninhasmatéria orgânicaFoi avaliado o efeito da fumigação com brometo de metila, biofumigação e da solarização sobre a população do fitonematóide Meloidogyne sp., a incidência de plantas daninhas e características químicas do solo em ambiente protegido para o plantio de tomate. Foram testados os tratamentos: resíduos de couve-flor e de brócolos (2% v/v), cama de aves (2% v/v), fumigação com brometo de metila e solo não tratado, todos com e sem solarização. O período de solarização foi de dois meses e, em seguida, foi feito o plantio dos híbridos de tomate Alambra, resistente a Meloidogyne incognita (gene Mi), e Duradoro (suscetível). O banco de sementes de plantas daninhas no solo foi avaliado em amostras retiradas do perfil de 0 a 20 cm de profundidade, com amostragem das plantas daninhas emergidas aos 30 dias após o transplante do tomate. Para as análises químicas foram retiradas amostras de solo após a solarização e biofumigação. A solarização do solo, uso de cama de aves e fumigação com brometo de metila reduziram a população de nematóides no solo e o número de massas de ovos nas raízes dos dois híbridos avaliados. O híbrido Alambra, no entanto, apresentou massa seca e fresca da parte aérea, altura e peso de frutos, na primeira colheita, maiores nos solos solarizados, respondendo melhor à solarização que o 'Duradoro'. A fumigação com brometo de metila e a solarização reduziram a viabilidade das sementes e a sobrevivência de plantas daninhas. A solarização aumentou os teores de fósforo e de cobre e reduziu os teores de zinco no solo.Associação Brasileira de Horticultura2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000100010Horticultura Brasileira v.24 n.1 2006reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362006000100010info:eu-repo/semantics/openAccessBaptista,Mírian JosefinaSouza,Ronessa B dePereira,WelingtonCarrijo,Osmar AVidal,Mariane CCharchar,João Mariapor2018-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362006000100010Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2018-08-23T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
title Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
spellingShingle Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
Baptista,Mírian Josefina
Lycopersicon esculentum
Meloidogyne sp
desinfestação do solo
controle físico
plantas daninhas
matéria orgânica
title_short Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
title_full Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
title_fullStr Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
title_full_unstemmed Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
title_sort Solarização do solo e biofumigação no cultivo protegido de tomate
author Baptista,Mírian Josefina
author_facet Baptista,Mírian Josefina
Souza,Ronessa B de
Pereira,Welington
Carrijo,Osmar A
Vidal,Mariane C
Charchar,João Maria
author_role author
author2 Souza,Ronessa B de
Pereira,Welington
Carrijo,Osmar A
Vidal,Mariane C
Charchar,João Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista,Mírian Josefina
Souza,Ronessa B de
Pereira,Welington
Carrijo,Osmar A
Vidal,Mariane C
Charchar,João Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Lycopersicon esculentum
Meloidogyne sp
desinfestação do solo
controle físico
plantas daninhas
matéria orgânica
topic Lycopersicon esculentum
Meloidogyne sp
desinfestação do solo
controle físico
plantas daninhas
matéria orgânica
description Foi avaliado o efeito da fumigação com brometo de metila, biofumigação e da solarização sobre a população do fitonematóide Meloidogyne sp., a incidência de plantas daninhas e características químicas do solo em ambiente protegido para o plantio de tomate. Foram testados os tratamentos: resíduos de couve-flor e de brócolos (2% v/v), cama de aves (2% v/v), fumigação com brometo de metila e solo não tratado, todos com e sem solarização. O período de solarização foi de dois meses e, em seguida, foi feito o plantio dos híbridos de tomate Alambra, resistente a Meloidogyne incognita (gene Mi), e Duradoro (suscetível). O banco de sementes de plantas daninhas no solo foi avaliado em amostras retiradas do perfil de 0 a 20 cm de profundidade, com amostragem das plantas daninhas emergidas aos 30 dias após o transplante do tomate. Para as análises químicas foram retiradas amostras de solo após a solarização e biofumigação. A solarização do solo, uso de cama de aves e fumigação com brometo de metila reduziram a população de nematóides no solo e o número de massas de ovos nas raízes dos dois híbridos avaliados. O híbrido Alambra, no entanto, apresentou massa seca e fresca da parte aérea, altura e peso de frutos, na primeira colheita, maiores nos solos solarizados, respondendo melhor à solarização que o 'Duradoro'. A fumigação com brometo de metila e a solarização reduziram a viabilidade das sementes e a sobrevivência de plantas daninhas. A solarização aumentou os teores de fósforo e de cobre e reduziu os teores de zinco no solo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362006000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362006000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.24 n.1 2006
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213078685188096