Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel,Gabriel M
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva,Ernani C
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362014000200174
Resumo: Um dos grandes problemas enfrentados na tomaticultura é o ataque constante de pragas. A partir do uso de espécies selvagens de tomateiro, tornou-se possível a obtenção de genótipos com resistência a pragas. Tal resistência tem sido associada à presença de aleloquímicos denominados acilaçúcares, que são ésteres de ácidos graxos. Para a quantificação dos teores de acilaçúcares utiliza-se o método colorimétrico permitindo assim a seleção indireta de genótipos com alto teor deste aleloquímico. Este método vem sendo utilizado predominantemente nos programas de melhoramento genético do tomateiro visando resistência a pragas. Apesar da grande utilização do método colorimétrico na seleção indireta de genótipos de tomateiro com resistência a pragas, algumas etapas deste método demandam bastante tempo dos laboratoristas que a executam. Devido à importância do método colorimétrico e na tentativa de melhorar a eficiência e padronização de leitura, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar novos métodos para quantificação dos teores de acilaçúcares presentes nos folíolos de tomateiro. Dentre os métodos propostos, quando se utilizou o espectrofotômetro Multiskan FC com filtro de 620 nm e doses de 100 µL por poço (96 poços), foram obtidos resultados similares aos do método padrão. Esta proposta metodológica permitiu maior eficiência nas análises, repetibilidade, maior padronização dos resultados, diminuindo a chance de erros durante a execução, além da análise simultânea de maior número de amostras. Conclui-se que o referido método é viável e eficiente, podendo ser utilizado na quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro visando seleção indireta de genótipos resistentes a pragas.
id ABH-1_8a6ad0afe9436dbe7b211df33927e66b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362014000200174
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiroSolanum pennelliimétodo colorimétricopragasseleção indiretaUm dos grandes problemas enfrentados na tomaticultura é o ataque constante de pragas. A partir do uso de espécies selvagens de tomateiro, tornou-se possível a obtenção de genótipos com resistência a pragas. Tal resistência tem sido associada à presença de aleloquímicos denominados acilaçúcares, que são ésteres de ácidos graxos. Para a quantificação dos teores de acilaçúcares utiliza-se o método colorimétrico permitindo assim a seleção indireta de genótipos com alto teor deste aleloquímico. Este método vem sendo utilizado predominantemente nos programas de melhoramento genético do tomateiro visando resistência a pragas. Apesar da grande utilização do método colorimétrico na seleção indireta de genótipos de tomateiro com resistência a pragas, algumas etapas deste método demandam bastante tempo dos laboratoristas que a executam. Devido à importância do método colorimétrico e na tentativa de melhorar a eficiência e padronização de leitura, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar novos métodos para quantificação dos teores de acilaçúcares presentes nos folíolos de tomateiro. Dentre os métodos propostos, quando se utilizou o espectrofotômetro Multiskan FC com filtro de 620 nm e doses de 100 µL por poço (96 poços), foram obtidos resultados similares aos do método padrão. Esta proposta metodológica permitiu maior eficiência nas análises, repetibilidade, maior padronização dos resultados, diminuindo a chance de erros durante a execução, além da análise simultânea de maior número de amostras. Conclui-se que o referido método é viável e eficiente, podendo ser utilizado na quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro visando seleção indireta de genótipos resistentes a pragas.Associação Brasileira de Horticultura2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362014000200174Horticultura Brasileira v.32 n.2 2014reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362014000200009info:eu-repo/semantics/openAccessMaciel,Gabriel MSilva,Ernani Cpor2015-09-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362014000200174Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2015-09-11T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
title Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
spellingShingle Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
Maciel,Gabriel M
Solanum pennellii
método colorimétrico
pragas
seleção indireta
title_short Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
title_full Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
title_fullStr Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
title_full_unstemmed Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
title_sort Proposta metodológica para quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro
author Maciel,Gabriel M
author_facet Maciel,Gabriel M
Silva,Ernani C
author_role author
author2 Silva,Ernani C
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel,Gabriel M
Silva,Ernani C
dc.subject.por.fl_str_mv Solanum pennellii
método colorimétrico
pragas
seleção indireta
topic Solanum pennellii
método colorimétrico
pragas
seleção indireta
description Um dos grandes problemas enfrentados na tomaticultura é o ataque constante de pragas. A partir do uso de espécies selvagens de tomateiro, tornou-se possível a obtenção de genótipos com resistência a pragas. Tal resistência tem sido associada à presença de aleloquímicos denominados acilaçúcares, que são ésteres de ácidos graxos. Para a quantificação dos teores de acilaçúcares utiliza-se o método colorimétrico permitindo assim a seleção indireta de genótipos com alto teor deste aleloquímico. Este método vem sendo utilizado predominantemente nos programas de melhoramento genético do tomateiro visando resistência a pragas. Apesar da grande utilização do método colorimétrico na seleção indireta de genótipos de tomateiro com resistência a pragas, algumas etapas deste método demandam bastante tempo dos laboratoristas que a executam. Devido à importância do método colorimétrico e na tentativa de melhorar a eficiência e padronização de leitura, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar novos métodos para quantificação dos teores de acilaçúcares presentes nos folíolos de tomateiro. Dentre os métodos propostos, quando se utilizou o espectrofotômetro Multiskan FC com filtro de 620 nm e doses de 100 µL por poço (96 poços), foram obtidos resultados similares aos do método padrão. Esta proposta metodológica permitiu maior eficiência nas análises, repetibilidade, maior padronização dos resultados, diminuindo a chance de erros durante a execução, além da análise simultânea de maior número de amostras. Conclui-se que o referido método é viável e eficiente, podendo ser utilizado na quantificação de acilaçúcares em folíolos de tomateiro visando seleção indireta de genótipos resistentes a pragas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362014000200174
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362014000200174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362014000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.32 n.2 2014
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213082170654720