Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinello,Gilmar Efrem
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Leal,Nilton R., Amaral Júnior,Antônio T., Pereira,Messias G., Daher,Rogério F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000100010
Resumo: Vinte e sete caracteres morfoagronômicos, 13 quantitativos e 14 qualitativos, foram utilizados para a avaliação da diversidade genética em 39 acessos do gênero Abelmoschus, por meio das análises de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e de componentes principais, utilizando-se a distância Euclidiana média padronizada como medida de dissimilaridade. As plantas foram cultivadas em condições de campo na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições. A formação dos grupos de acessos, com base no método hierárquico do vizinho mais próximo, revelou resultados semelhantes aos obtidos pela análise em componentes principais, já que ambos os métodos reuniram os acessos de A. esculentus e A. caillei. O método hierárquico agrupou os genótipos de forma idêntica tanto para os 27 descritores quantitativos e qualitativos quanto para os 13 descritores quantitativos separadamente, demonstrando que os descritores qualitativos tiveram pouca influência na discriminação genotípica. Por outro lado, os descritores qualitativos foram capazes de classificar corretamente as espécies, porém mascararam a variabilidade genética no germoplasma, não possibilitando um rastreamento mais abrangente dos genomas. Os descritores que menos contribuíram para a discriminação dos acessos foram, largura do epicálice, peso de 100 sementes, número de segmentos do estigma, altura da planta, comprimento da folha, largura da folha, nó do primeiro florescimento e comprimento do fruto.
id ABH-1_8ccfa085526f4dc4ae0cad95cfc5f4a2
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362002000100010
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicosAbelmoschus spp.diversidade genéticaanálise multivariadadistância genéticadescritores morfológicosVinte e sete caracteres morfoagronômicos, 13 quantitativos e 14 qualitativos, foram utilizados para a avaliação da diversidade genética em 39 acessos do gênero Abelmoschus, por meio das análises de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e de componentes principais, utilizando-se a distância Euclidiana média padronizada como medida de dissimilaridade. As plantas foram cultivadas em condições de campo na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições. A formação dos grupos de acessos, com base no método hierárquico do vizinho mais próximo, revelou resultados semelhantes aos obtidos pela análise em componentes principais, já que ambos os métodos reuniram os acessos de A. esculentus e A. caillei. O método hierárquico agrupou os genótipos de forma idêntica tanto para os 27 descritores quantitativos e qualitativos quanto para os 13 descritores quantitativos separadamente, demonstrando que os descritores qualitativos tiveram pouca influência na discriminação genotípica. Por outro lado, os descritores qualitativos foram capazes de classificar corretamente as espécies, porém mascararam a variabilidade genética no germoplasma, não possibilitando um rastreamento mais abrangente dos genomas. Os descritores que menos contribuíram para a discriminação dos acessos foram, largura do epicálice, peso de 100 sementes, número de segmentos do estigma, altura da planta, comprimento da folha, largura da folha, nó do primeiro florescimento e comprimento do fruto.Associação Brasileira de Horticultura2002-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000100010Horticultura Brasileira v.20 n.1 2002reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362002000100010info:eu-repo/semantics/openAccessMartinello,Gilmar EfremLeal,Nilton R.Amaral Júnior,Antônio T.Pereira,Messias G.Daher,Rogério F.por2003-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362002000100010Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2003-11-18T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
title Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
spellingShingle Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
Martinello,Gilmar Efrem
Abelmoschus spp.
diversidade genética
análise multivariada
distância genética
descritores morfológicos
title_short Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
title_full Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
title_fullStr Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
title_full_unstemmed Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
title_sort Divergência genética em acessos de quiabeiro com base em marcadores morfológicos
author Martinello,Gilmar Efrem
author_facet Martinello,Gilmar Efrem
Leal,Nilton R.
Amaral Júnior,Antônio T.
Pereira,Messias G.
Daher,Rogério F.
author_role author
author2 Leal,Nilton R.
Amaral Júnior,Antônio T.
Pereira,Messias G.
Daher,Rogério F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinello,Gilmar Efrem
Leal,Nilton R.
Amaral Júnior,Antônio T.
Pereira,Messias G.
Daher,Rogério F.
dc.subject.por.fl_str_mv Abelmoschus spp.
diversidade genética
análise multivariada
distância genética
descritores morfológicos
topic Abelmoschus spp.
diversidade genética
análise multivariada
distância genética
descritores morfológicos
description Vinte e sete caracteres morfoagronômicos, 13 quantitativos e 14 qualitativos, foram utilizados para a avaliação da diversidade genética em 39 acessos do gênero Abelmoschus, por meio das análises de agrupamento hierárquico do vizinho mais próximo e de componentes principais, utilizando-se a distância Euclidiana média padronizada como medida de dissimilaridade. As plantas foram cultivadas em condições de campo na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes, utilizando-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com quatro repetições. A formação dos grupos de acessos, com base no método hierárquico do vizinho mais próximo, revelou resultados semelhantes aos obtidos pela análise em componentes principais, já que ambos os métodos reuniram os acessos de A. esculentus e A. caillei. O método hierárquico agrupou os genótipos de forma idêntica tanto para os 27 descritores quantitativos e qualitativos quanto para os 13 descritores quantitativos separadamente, demonstrando que os descritores qualitativos tiveram pouca influência na discriminação genotípica. Por outro lado, os descritores qualitativos foram capazes de classificar corretamente as espécies, porém mascararam a variabilidade genética no germoplasma, não possibilitando um rastreamento mais abrangente dos genomas. Os descritores que menos contribuíram para a discriminação dos acessos foram, largura do epicálice, peso de 100 sementes, número de segmentos do estigma, altura da planta, comprimento da folha, largura da folha, nó do primeiro florescimento e comprimento do fruto.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362002000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362002000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.20 n.1 2002
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213076586987520