Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Jairo V
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ávila,Antonio Carlos de, Silva,Giovani Olegário da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000100002
Resumo: Verificou-se a eficiência de duas metodologias de avaliação em nove genótipos de melancia da resistência a três isolados de Papaya ringspot virus, estirpe melancia (PRSV-W), de três regiões brasileiras. O delineamento do experimento foi em blocos casualizados com quatro repetições. Cada parcela foi composta de um vaso com 5 kg de substrato com cinco plantas de melancia por vaso. Aos 10 e 13 dias após a semeadura, três isolados do PRSV-W coletados nos estados de Goiás, Pernambuco e São Paulo, foram inoculados mecanicamente. Aos 27 e 37 dias após a semeadura foram feitas avaliações visuais de sintomas de vírus. A confirmação da presença ou não do vírus nas plantas inoculadas foi feita através do teste sorológico Das-Elisa, utilizando anti-soro policlonal. Foram realizadas análises de variância, estimadas as herdabilidades, calculadas as correlações entre os caracteres, e efetuadas comparações das médias dos genótipos e dos diferentes inóculos. Pelo comportamento diferenciado dos genótipos em relação aos isolados avaliados, conclui-se que isolados provenientes de diferentes regiões devem ser testados nos programas de melhoramento de melancia. Os altos valores de herdabilidade para a maioria dos caracteres indicam que a característica em estudo está sob o controle de poucos loci e que, portanto, a possibilidade de seleção de materiais resistentes é alta. Em geral, os genótipos mostraram um nível de tolerância superior ao da cultivar predominante no mercado brasileiro (Crimson Sweet). Portanto, podem servir de base para a produção de cultivares mais tolerantes ao PRSV-W.
id ABH-1_9103b84469fd283445e3fb6b43e50a57
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362010000100002
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melanciaCitrullus lanatus var. lanatusabsorbânciacorrelaçãoherdabilidadeVerificou-se a eficiência de duas metodologias de avaliação em nove genótipos de melancia da resistência a três isolados de Papaya ringspot virus, estirpe melancia (PRSV-W), de três regiões brasileiras. O delineamento do experimento foi em blocos casualizados com quatro repetições. Cada parcela foi composta de um vaso com 5 kg de substrato com cinco plantas de melancia por vaso. Aos 10 e 13 dias após a semeadura, três isolados do PRSV-W coletados nos estados de Goiás, Pernambuco e São Paulo, foram inoculados mecanicamente. Aos 27 e 37 dias após a semeadura foram feitas avaliações visuais de sintomas de vírus. A confirmação da presença ou não do vírus nas plantas inoculadas foi feita através do teste sorológico Das-Elisa, utilizando anti-soro policlonal. Foram realizadas análises de variância, estimadas as herdabilidades, calculadas as correlações entre os caracteres, e efetuadas comparações das médias dos genótipos e dos diferentes inóculos. Pelo comportamento diferenciado dos genótipos em relação aos isolados avaliados, conclui-se que isolados provenientes de diferentes regiões devem ser testados nos programas de melhoramento de melancia. Os altos valores de herdabilidade para a maioria dos caracteres indicam que a característica em estudo está sob o controle de poucos loci e que, portanto, a possibilidade de seleção de materiais resistentes é alta. Em geral, os genótipos mostraram um nível de tolerância superior ao da cultivar predominante no mercado brasileiro (Crimson Sweet). Portanto, podem servir de base para a produção de cultivares mais tolerantes ao PRSV-W.Associação Brasileira de Horticultura2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000100002Horticultura Brasileira v.28 n.1 2010reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362010000100002info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Jairo VÁvila,Antonio Carlos deSilva,Giovani Olegário dapor2010-07-23T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362010000100002Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2010-07-23T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
title Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
spellingShingle Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
Vieira,Jairo V
Citrullus lanatus var. lanatus
absorbância
correlação
herdabilidade
title_short Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
title_full Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
title_fullStr Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
title_full_unstemmed Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
title_sort Avaliação de genótipos de melancia para resistência ao Papaya ringspot vírus, estirpe melancia
author Vieira,Jairo V
author_facet Vieira,Jairo V
Ávila,Antonio Carlos de
Silva,Giovani Olegário da
author_role author
author2 Ávila,Antonio Carlos de
Silva,Giovani Olegário da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Jairo V
Ávila,Antonio Carlos de
Silva,Giovani Olegário da
dc.subject.por.fl_str_mv Citrullus lanatus var. lanatus
absorbância
correlação
herdabilidade
topic Citrullus lanatus var. lanatus
absorbância
correlação
herdabilidade
description Verificou-se a eficiência de duas metodologias de avaliação em nove genótipos de melancia da resistência a três isolados de Papaya ringspot virus, estirpe melancia (PRSV-W), de três regiões brasileiras. O delineamento do experimento foi em blocos casualizados com quatro repetições. Cada parcela foi composta de um vaso com 5 kg de substrato com cinco plantas de melancia por vaso. Aos 10 e 13 dias após a semeadura, três isolados do PRSV-W coletados nos estados de Goiás, Pernambuco e São Paulo, foram inoculados mecanicamente. Aos 27 e 37 dias após a semeadura foram feitas avaliações visuais de sintomas de vírus. A confirmação da presença ou não do vírus nas plantas inoculadas foi feita através do teste sorológico Das-Elisa, utilizando anti-soro policlonal. Foram realizadas análises de variância, estimadas as herdabilidades, calculadas as correlações entre os caracteres, e efetuadas comparações das médias dos genótipos e dos diferentes inóculos. Pelo comportamento diferenciado dos genótipos em relação aos isolados avaliados, conclui-se que isolados provenientes de diferentes regiões devem ser testados nos programas de melhoramento de melancia. Os altos valores de herdabilidade para a maioria dos caracteres indicam que a característica em estudo está sob o controle de poucos loci e que, portanto, a possibilidade de seleção de materiais resistentes é alta. Em geral, os genótipos mostraram um nível de tolerância superior ao da cultivar predominante no mercado brasileiro (Crimson Sweet). Portanto, podem servir de base para a produção de cultivares mais tolerantes ao PRSV-W.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362010000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362010000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.28 n.1 2010
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213080391221248