Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Priscila C.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Facanali,Roselaine, Teixeira,João Paulo F., Furlani,Pedro R., Marques,Marcia Ortiz M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200019
Resumo: Entre as ervas aromáticas, o manjericão possui importância econômica no Brasil, sendo seu consumo tanto in natura quanto para processamento industrial, na obtenção de óleo essencial. Porém, as informações quanto à qualidade aromática dessas plantas em função das técnicas de cultivo são escassas. Avaliou-se a produtividade de duas espécies de manjericão, de folha estreita (Ocimum minimum L.) e de folha larga (Ocimum basilicum L.) em ambiente protegido. Os sistemas de cultivo utilizados foram: 1) hidroponia (floating); 2) substrato preparado e 3) substrato comercial. As amostragens foram realizadas durante o período de florescimento das plantas. O experimento foi realizado em Campinas (SP), em casa de vegetação com controle de umidade e iluminação naturais, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Foram avaliados também o rendimento e composição química dos óleos essenciais das plantas. O sistema hidropônico apresentou a maior produtividade de massa verde, aproximadamente 44% superior aos outros dois tipos de cultivo, para ambas as espécies estudadas. Não houve diferença significativa entre as formas de cultivo quanto ao rendimento e composição química dos óleos essenciais dentro da mesma espécie. Quanto à produção de óleo essencial, as plantas de manjericão de folha estreita apresentaram rendimento aproximadamente 10% mais elevado em relação às de folha larga, além de diferenças significativas na composição dos óleos essenciais entre as espécies.
id ABH-1_ba24f4c06295779908923de06be76613
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362004000200019
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegidoOcimum minimum L.Ocimum basilicum L.ambiente protegidohidroponiasubstratosóleos essenciaisEntre as ervas aromáticas, o manjericão possui importância econômica no Brasil, sendo seu consumo tanto in natura quanto para processamento industrial, na obtenção de óleo essencial. Porém, as informações quanto à qualidade aromática dessas plantas em função das técnicas de cultivo são escassas. Avaliou-se a produtividade de duas espécies de manjericão, de folha estreita (Ocimum minimum L.) e de folha larga (Ocimum basilicum L.) em ambiente protegido. Os sistemas de cultivo utilizados foram: 1) hidroponia (floating); 2) substrato preparado e 3) substrato comercial. As amostragens foram realizadas durante o período de florescimento das plantas. O experimento foi realizado em Campinas (SP), em casa de vegetação com controle de umidade e iluminação naturais, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Foram avaliados também o rendimento e composição química dos óleos essenciais das plantas. O sistema hidropônico apresentou a maior produtividade de massa verde, aproximadamente 44% superior aos outros dois tipos de cultivo, para ambas as espécies estudadas. Não houve diferença significativa entre as formas de cultivo quanto ao rendimento e composição química dos óleos essenciais dentro da mesma espécie. Quanto à produção de óleo essencial, as plantas de manjericão de folha estreita apresentaram rendimento aproximadamente 10% mais elevado em relação às de folha larga, além de diferenças significativas na composição dos óleos essenciais entre as espécies.Associação Brasileira de Horticultura2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200019Horticultura Brasileira v.22 n.2 2004reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362004000200019info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Priscila C.Facanali,RoselaineTeixeira,João Paulo F.Furlani,Pedro R.Marques,Marcia Ortiz M.por2004-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362004000200019Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2004-08-11T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
title Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
spellingShingle Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
Fernandes,Priscila C.
Ocimum minimum L.
Ocimum basilicum L.
ambiente protegido
hidroponia
substratos
óleos essenciais
title_short Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
title_full Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
title_fullStr Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
title_full_unstemmed Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
title_sort Cultivo de manjericão em hidroponia e em diferentes substratos sob ambiente protegido
author Fernandes,Priscila C.
author_facet Fernandes,Priscila C.
Facanali,Roselaine
Teixeira,João Paulo F.
Furlani,Pedro R.
Marques,Marcia Ortiz M.
author_role author
author2 Facanali,Roselaine
Teixeira,João Paulo F.
Furlani,Pedro R.
Marques,Marcia Ortiz M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Priscila C.
Facanali,Roselaine
Teixeira,João Paulo F.
Furlani,Pedro R.
Marques,Marcia Ortiz M.
dc.subject.por.fl_str_mv Ocimum minimum L.
Ocimum basilicum L.
ambiente protegido
hidroponia
substratos
óleos essenciais
topic Ocimum minimum L.
Ocimum basilicum L.
ambiente protegido
hidroponia
substratos
óleos essenciais
description Entre as ervas aromáticas, o manjericão possui importância econômica no Brasil, sendo seu consumo tanto in natura quanto para processamento industrial, na obtenção de óleo essencial. Porém, as informações quanto à qualidade aromática dessas plantas em função das técnicas de cultivo são escassas. Avaliou-se a produtividade de duas espécies de manjericão, de folha estreita (Ocimum minimum L.) e de folha larga (Ocimum basilicum L.) em ambiente protegido. Os sistemas de cultivo utilizados foram: 1) hidroponia (floating); 2) substrato preparado e 3) substrato comercial. As amostragens foram realizadas durante o período de florescimento das plantas. O experimento foi realizado em Campinas (SP), em casa de vegetação com controle de umidade e iluminação naturais, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Foram avaliados também o rendimento e composição química dos óleos essenciais das plantas. O sistema hidropônico apresentou a maior produtividade de massa verde, aproximadamente 44% superior aos outros dois tipos de cultivo, para ambas as espécies estudadas. Não houve diferença significativa entre as formas de cultivo quanto ao rendimento e composição química dos óleos essenciais dentro da mesma espécie. Quanto à produção de óleo essencial, as plantas de manjericão de folha estreita apresentaram rendimento aproximadamente 10% mais elevado em relação às de folha larga, além de diferenças significativas na composição dos óleos essenciais entre as espécies.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362004000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362004000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.22 n.2 2004
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213077814870016