Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpenedo,Silvia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Antunes,Luis EC, Treptow,Rosa O
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362016000400565
Resumo: RESUMO No Brasil as cultivares de morangueiro utilizadas, são oriundas de programas de melhoramento genético de outros países, e apresentam características sensoriais que atendem à demanda do local de origem. Além disto, essas características podem ser variáveis com as condições de clima e solo, bem como, com o sistema de cultivo adotado, sendo de grande importância a avaliação desses materiais no local de cultivo. O objetivo do trabalho foi caracterizar sensorialmente morangos das cultivares Camarosa, Diamante, Aromas, Ventana, Albion, Camino Real, Earlibrite e Festival produzidas em Pelotas-RS. Para tanto, os frutos foram avaliados quanto à aparência, textura e sabor através do Método Descritivo Quantitativo, por uma equipe composta de oito provadores treinados. A cultivar Camino Real mostrou melhor coloração enquanto a 'Earlibrite' se caracterizou pela maior intensidade de brilho e a 'Camarosa' exibiu maior quantidade de defeitos, o que resultou em comprometimento da qualidade visual. A Cultivar Albion, seguida da Ventana e da Camino Real apresentou frutos de qualidade superior às demais, além de ter mostrado boas características sensoriais ao serem produzidas na região de Pelotas.
id ABH-1_c490300406a94edae1bce814e539ff1d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362016000400565
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de PelotasFragaria x ananassamorangueiroqualidadecultivaresRESUMO No Brasil as cultivares de morangueiro utilizadas, são oriundas de programas de melhoramento genético de outros países, e apresentam características sensoriais que atendem à demanda do local de origem. Além disto, essas características podem ser variáveis com as condições de clima e solo, bem como, com o sistema de cultivo adotado, sendo de grande importância a avaliação desses materiais no local de cultivo. O objetivo do trabalho foi caracterizar sensorialmente morangos das cultivares Camarosa, Diamante, Aromas, Ventana, Albion, Camino Real, Earlibrite e Festival produzidas em Pelotas-RS. Para tanto, os frutos foram avaliados quanto à aparência, textura e sabor através do Método Descritivo Quantitativo, por uma equipe composta de oito provadores treinados. A cultivar Camino Real mostrou melhor coloração enquanto a 'Earlibrite' se caracterizou pela maior intensidade de brilho e a 'Camarosa' exibiu maior quantidade de defeitos, o que resultou em comprometimento da qualidade visual. A Cultivar Albion, seguida da Ventana e da Camino Real apresentou frutos de qualidade superior às demais, além de ter mostrado boas características sensoriais ao serem produzidas na região de Pelotas.Associação Brasileira de Horticultura2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362016000400565Horticultura Brasileira v.34 n.4 2016reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/s0102-053620160417info:eu-repo/semantics/openAccessCarpenedo,SilviaAntunes,Luis ECTreptow,Rosa Opor2016-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362016000400565Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2016-11-22T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
title Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
spellingShingle Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
Carpenedo,Silvia
Fragaria x ananassa
morangueiro
qualidade
cultivares
title_short Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
title_full Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
title_fullStr Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
title_full_unstemmed Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
title_sort Caracterização sensorial de morangos cultivados na região de Pelotas
author Carpenedo,Silvia
author_facet Carpenedo,Silvia
Antunes,Luis EC
Treptow,Rosa O
author_role author
author2 Antunes,Luis EC
Treptow,Rosa O
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carpenedo,Silvia
Antunes,Luis EC
Treptow,Rosa O
dc.subject.por.fl_str_mv Fragaria x ananassa
morangueiro
qualidade
cultivares
topic Fragaria x ananassa
morangueiro
qualidade
cultivares
description RESUMO No Brasil as cultivares de morangueiro utilizadas, são oriundas de programas de melhoramento genético de outros países, e apresentam características sensoriais que atendem à demanda do local de origem. Além disto, essas características podem ser variáveis com as condições de clima e solo, bem como, com o sistema de cultivo adotado, sendo de grande importância a avaliação desses materiais no local de cultivo. O objetivo do trabalho foi caracterizar sensorialmente morangos das cultivares Camarosa, Diamante, Aromas, Ventana, Albion, Camino Real, Earlibrite e Festival produzidas em Pelotas-RS. Para tanto, os frutos foram avaliados quanto à aparência, textura e sabor através do Método Descritivo Quantitativo, por uma equipe composta de oito provadores treinados. A cultivar Camino Real mostrou melhor coloração enquanto a 'Earlibrite' se caracterizou pela maior intensidade de brilho e a 'Camarosa' exibiu maior quantidade de defeitos, o que resultou em comprometimento da qualidade visual. A Cultivar Albion, seguida da Ventana e da Camino Real apresentou frutos de qualidade superior às demais, além de ter mostrado boas características sensoriais ao serem produzidas na região de Pelotas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362016000400565
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362016000400565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0102-053620160417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.34 n.4 2016
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213083349254144