Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva,Giovani O
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ponijaleki,Rubens, Suinaga,Fabio A
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horticultura Brasileira
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400006
Resumo: Estudos de quantificação da divergência genética entre acessos e caracterização dos recursos genéticos têm sido de grande importância em programas de melhoramento, auxiliando na identificação de genitores e no conhecimento do material genético disponível. Os objetivos do presente trabalho foram: (1) avaliar os acessos de batata-doce pertencentes ao banco de germoplasma da Embrapa com base em caracteres de raiz; (2) calcular a importância relativa dos caracteres morfo-agronômicos quantitativos na discriminação dos acessos e, (3) obter indicações das combinações híbridas mais promissoras para cruzamentos. Foi avaliada uma coleção de 11 clones pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa por meio de um experimento conduzido na Embrapa SPM/EN, em Canoinhas-SC. Os acessos foram cultivados em condições de campo no delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições, onde a parcela experimental foi composta por 10 plantas. As plantas de cada parcela foram colhidas e avaliadas para 12 caracteres fenotípicos de raiz. O estudo indicou que os caracteres número e massa total de raízes e peso específico foram os que mais contribuíram para a divergência genética. A maioria dos acessos é bastante similar quanto aos caracteres quantitativos avaliados. Porém, há a possibilidade de ganhos com a heterose, geração de variabilidade genética e de progênies superiores cruzando-se os acessos dos diferentes grupamentos formados; pois os genótipos mais contrastantes '1228', '051-1' e '1270' foram agrupados entre os melhores para várias características como massa e número total de raízes, massa comercial de raízes; os dois primeiros apresentaram elevado peso específico e o '1270' apresentou coloração alaranjada intensa, indicativo de alto teor de β-caroteno.
id ABH-1_d307ae95da59570ffb41bfc9fe3b30e5
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-05362012000400006
network_acronym_str ABH-1
network_name_str Horticultura Brasileira
repository_id_str
spelling Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raizIpomoea batatasbanco de germoplasmadissimilaridadeimportância relativaEstudos de quantificação da divergência genética entre acessos e caracterização dos recursos genéticos têm sido de grande importância em programas de melhoramento, auxiliando na identificação de genitores e no conhecimento do material genético disponível. Os objetivos do presente trabalho foram: (1) avaliar os acessos de batata-doce pertencentes ao banco de germoplasma da Embrapa com base em caracteres de raiz; (2) calcular a importância relativa dos caracteres morfo-agronômicos quantitativos na discriminação dos acessos e, (3) obter indicações das combinações híbridas mais promissoras para cruzamentos. Foi avaliada uma coleção de 11 clones pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa por meio de um experimento conduzido na Embrapa SPM/EN, em Canoinhas-SC. Os acessos foram cultivados em condições de campo no delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições, onde a parcela experimental foi composta por 10 plantas. As plantas de cada parcela foram colhidas e avaliadas para 12 caracteres fenotípicos de raiz. O estudo indicou que os caracteres número e massa total de raízes e peso específico foram os que mais contribuíram para a divergência genética. A maioria dos acessos é bastante similar quanto aos caracteres quantitativos avaliados. Porém, há a possibilidade de ganhos com a heterose, geração de variabilidade genética e de progênies superiores cruzando-se os acessos dos diferentes grupamentos formados; pois os genótipos mais contrastantes '1228', '051-1' e '1270' foram agrupados entre os melhores para várias características como massa e número total de raízes, massa comercial de raízes; os dois primeiros apresentaram elevado peso específico e o '1270' apresentou coloração alaranjada intensa, indicativo de alto teor de β-caroteno.Associação Brasileira de Horticultura2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400006Horticultura Brasileira v.30 n.4 2012reponame:Horticultura Brasileirainstname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)instacron:ABH10.1590/S0102-05362012000400006info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva,Giovani OPonijaleki,RubensSuinaga,Fabio Apor2013-01-07T00:00:00Zoai:scielo:S0102-05362012000400006Revistahttp://cms.horticulturabrasileira.com.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hortbras@gmail.com1806-99910102-0536opendoar:2013-01-07T00:00Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
title Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
spellingShingle Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
da Silva,Giovani O
Ipomoea batatas
banco de germoplasma
dissimilaridade
importância relativa
title_short Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
title_full Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
title_fullStr Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
title_full_unstemmed Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
title_sort Divergência genética entre acessos de batata-doce utilizando caracteres fenotípicos de raiz
author da Silva,Giovani O
author_facet da Silva,Giovani O
Ponijaleki,Rubens
Suinaga,Fabio A
author_role author
author2 Ponijaleki,Rubens
Suinaga,Fabio A
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva,Giovani O
Ponijaleki,Rubens
Suinaga,Fabio A
dc.subject.por.fl_str_mv Ipomoea batatas
banco de germoplasma
dissimilaridade
importância relativa
topic Ipomoea batatas
banco de germoplasma
dissimilaridade
importância relativa
description Estudos de quantificação da divergência genética entre acessos e caracterização dos recursos genéticos têm sido de grande importância em programas de melhoramento, auxiliando na identificação de genitores e no conhecimento do material genético disponível. Os objetivos do presente trabalho foram: (1) avaliar os acessos de batata-doce pertencentes ao banco de germoplasma da Embrapa com base em caracteres de raiz; (2) calcular a importância relativa dos caracteres morfo-agronômicos quantitativos na discriminação dos acessos e, (3) obter indicações das combinações híbridas mais promissoras para cruzamentos. Foi avaliada uma coleção de 11 clones pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa por meio de um experimento conduzido na Embrapa SPM/EN, em Canoinhas-SC. Os acessos foram cultivados em condições de campo no delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições, onde a parcela experimental foi composta por 10 plantas. As plantas de cada parcela foram colhidas e avaliadas para 12 caracteres fenotípicos de raiz. O estudo indicou que os caracteres número e massa total de raízes e peso específico foram os que mais contribuíram para a divergência genética. A maioria dos acessos é bastante similar quanto aos caracteres quantitativos avaliados. Porém, há a possibilidade de ganhos com a heterose, geração de variabilidade genética e de progênies superiores cruzando-se os acessos dos diferentes grupamentos formados; pois os genótipos mais contrastantes '1228', '051-1' e '1270' foram agrupados entre os melhores para várias características como massa e número total de raízes, massa comercial de raízes; os dois primeiros apresentaram elevado peso específico e o '1270' apresentou coloração alaranjada intensa, indicativo de alto teor de β-caroteno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-05362012000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-05362012000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Horticultura
dc.source.none.fl_str_mv Horticultura Brasileira v.30 n.4 2012
reponame:Horticultura Brasileira
instname:Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron:ABH
instname_str Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
instacron_str ABH
institution ABH
reponame_str Horticultura Brasileira
collection Horticultura Brasileira
repository.name.fl_str_mv Horticultura Brasileira - Associação Brasileira de Horticultura (ABH)
repository.mail.fl_str_mv ||hortbras@gmail.com
_version_ 1754213081636929536