Bases da terapia celular em cardiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Antonio Carlos C.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Goldenberg,Regina Coeli S., Tuche,Fábio Antonio A., Dohmann,Hans Fernando R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000700012
Resumo: O implante de células para o tratamento de doenças cardiovasculares encontra-se sob investigação em vários centros no mundo. Várias linhagens celulares, de células-tronco bem caracterizadas a frações contendo diferentes tipos de células, têm sido investigadas em modelos animais. Apesar dos avanços obtidos na última década, na área de ciência básica, com relação a esta nova modalidade terapêutica, diversas questões permanecem sem resposta. Pouco ainda se sabe sobre os mecanismos através dos quais a terapia celular possa gerar resultados efetivos. Adicionalmente, a melhor via para o transplante, o número total e a concentração de células, e o melhor tipo celular permanecem questões importantes, ainda sem definição. É fato de que diversas células da medula óssea exercem seus efeitos através de mecanismos parácrinos e de que existe um complexo mecanismo de interação, contato e liberação de sinais entre essas células e as outras populações celulares nos órgãos lesados. Atualmente, a maioria dos estudos em humanos se concentra em células de origem adulta e autóloga, em oposição ao uso de células de origem embrionária. Esta revisão analisa os principais ensaios clínicos que utilizaram células derivadas de medula óssea em quatro cardiopatias: doença arterial coronariana aguda e crônica, e nas cardiomiopatias chagásica e dilatada. Os resultados desses estudos demonstram que o procedimento é seguro e exequível, e potencialmente eficaz. Inquestionavelmente, mais estudos pré-clínicos e clínicos são necessários para acessar o real potencial benefício desse novo modelo terapêutico.
id ABHHTC-1_14b925ca49f215d9e75124c5d8dc0ecd
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-84842009000700012
network_acronym_str ABHHTC-1
network_name_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository_id_str
spelling Bases da terapia celular em cardiologiaTerapia celularcélula-troncocélula de medula ósseacardiopatiaO implante de células para o tratamento de doenças cardiovasculares encontra-se sob investigação em vários centros no mundo. Várias linhagens celulares, de células-tronco bem caracterizadas a frações contendo diferentes tipos de células, têm sido investigadas em modelos animais. Apesar dos avanços obtidos na última década, na área de ciência básica, com relação a esta nova modalidade terapêutica, diversas questões permanecem sem resposta. Pouco ainda se sabe sobre os mecanismos através dos quais a terapia celular possa gerar resultados efetivos. Adicionalmente, a melhor via para o transplante, o número total e a concentração de células, e o melhor tipo celular permanecem questões importantes, ainda sem definição. É fato de que diversas células da medula óssea exercem seus efeitos através de mecanismos parácrinos e de que existe um complexo mecanismo de interação, contato e liberação de sinais entre essas células e as outras populações celulares nos órgãos lesados. Atualmente, a maioria dos estudos em humanos se concentra em células de origem adulta e autóloga, em oposição ao uso de células de origem embrionária. Esta revisão analisa os principais ensaios clínicos que utilizaram células derivadas de medula óssea em quatro cardiopatias: doença arterial coronariana aguda e crônica, e nas cardiomiopatias chagásica e dilatada. Os resultados desses estudos demonstram que o procedimento é seguro e exequível, e potencialmente eficaz. Inquestionavelmente, mais estudos pré-clínicos e clínicos são necessários para acessar o real potencial benefício desse novo modelo terapêutico.Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular2009-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000700012Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.31 suppl.1 2009reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)instacron:ABHHTC10.1590/S1516-84842009005000024info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Antonio Carlos C.Goldenberg,Regina Coeli S.Tuche,Fábio Antonio A.Dohmann,Hans Fernando R.por2009-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-84842009000700012Revistahttp://www.rbhh.org/pt/archivo/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org1806-08701516-8484opendoar:2009-07-13T00:00Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bases da terapia celular em cardiologia
title Bases da terapia celular em cardiologia
spellingShingle Bases da terapia celular em cardiologia
Carvalho,Antonio Carlos C.
Terapia celular
célula-tronco
célula de medula óssea
cardiopatia
title_short Bases da terapia celular em cardiologia
title_full Bases da terapia celular em cardiologia
title_fullStr Bases da terapia celular em cardiologia
title_full_unstemmed Bases da terapia celular em cardiologia
title_sort Bases da terapia celular em cardiologia
author Carvalho,Antonio Carlos C.
author_facet Carvalho,Antonio Carlos C.
Goldenberg,Regina Coeli S.
Tuche,Fábio Antonio A.
Dohmann,Hans Fernando R.
author_role author
author2 Goldenberg,Regina Coeli S.
Tuche,Fábio Antonio A.
Dohmann,Hans Fernando R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Antonio Carlos C.
Goldenberg,Regina Coeli S.
Tuche,Fábio Antonio A.
Dohmann,Hans Fernando R.
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia celular
célula-tronco
célula de medula óssea
cardiopatia
topic Terapia celular
célula-tronco
célula de medula óssea
cardiopatia
description O implante de células para o tratamento de doenças cardiovasculares encontra-se sob investigação em vários centros no mundo. Várias linhagens celulares, de células-tronco bem caracterizadas a frações contendo diferentes tipos de células, têm sido investigadas em modelos animais. Apesar dos avanços obtidos na última década, na área de ciência básica, com relação a esta nova modalidade terapêutica, diversas questões permanecem sem resposta. Pouco ainda se sabe sobre os mecanismos através dos quais a terapia celular possa gerar resultados efetivos. Adicionalmente, a melhor via para o transplante, o número total e a concentração de células, e o melhor tipo celular permanecem questões importantes, ainda sem definição. É fato de que diversas células da medula óssea exercem seus efeitos através de mecanismos parácrinos e de que existe um complexo mecanismo de interação, contato e liberação de sinais entre essas células e as outras populações celulares nos órgãos lesados. Atualmente, a maioria dos estudos em humanos se concentra em células de origem adulta e autóloga, em oposição ao uso de células de origem embrionária. Esta revisão analisa os principais ensaios clínicos que utilizaram células derivadas de medula óssea em quatro cardiopatias: doença arterial coronariana aguda e crônica, e nas cardiomiopatias chagásica e dilatada. Os resultados desses estudos demonstram que o procedimento é seguro e exequível, e potencialmente eficaz. Inquestionavelmente, mais estudos pré-clínicos e clínicos são necessários para acessar o real potencial benefício desse novo modelo terapêutico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000700012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000700012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-84842009005000024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.31 suppl.1 2009
reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron:ABHHTC
instname_str Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron_str ABHHTC
institution ABHHTC
reponame_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
collection Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
repository.mail.fl_str_mv sbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org
_version_ 1754213109864595456