Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mastropietro,Ana Paula
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira-Cardoso,Érika Arantes de, Simões,Belinda Pinto, Voltarelli,Júlio César, Santos,Manoel Antônio dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842010000500007
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis relações entre o acometimento pela doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) crônica, qualidade de vida e ajustamento psicossocial em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). Foi realizado estudo transversal correlacional, com amostra composta por 62 pacientes na fase pós-TCTH. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Recuperação Pós-TCTH, SF-36, FACT-BMT, HAD e ISSL. Os instrumentos padronizados foram aplicados individualmente e seus resultados cotados segundo as recomendações preconizadas pela literatura para cada técnica, à exceção do Questionário de Recuperação Pós-TCTH, cuja aplicação foi gravada e seu conteúdo transcrito de modo literal e na íntegra; posteriormente, as respostas foram submetidas à análise de conteúdo temático. Os resultados obtidos nos demais instrumentos foram analisados estatisticamente para aferir as associações existentes entre as variáveis e seus respectivos graus de significância estatística. A variável DECH crônica é preditiva de pior qualidade de vida e maior suscetibilidade à ansiedade (χ2=4,56, p=0,03), uma vez que os pacientes que cursaram com DECH crônica apresentaram índices inferiores, na maioria dos domínios, de qualidade de vida. O achado de depreciação da qualidade de vida pós-TCTH é um indicador a ser levado em consideração pela equipe de saúde, pois cada vez mais o TCTH tem se firmado como importante opção terapêutica para diversas enfermidades graves.
id ABHHTC-1_20e9021cce455ce742fb92508bfcf69c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-84842010000500007
network_acronym_str ABHHTC-1
network_name_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository_id_str
spelling Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênicoTransplante de células-tronco hematopoéticasQualidade de vidaDoença enxerto-hospedeiroO objetivo deste trabalho foi identificar possíveis relações entre o acometimento pela doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) crônica, qualidade de vida e ajustamento psicossocial em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). Foi realizado estudo transversal correlacional, com amostra composta por 62 pacientes na fase pós-TCTH. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Recuperação Pós-TCTH, SF-36, FACT-BMT, HAD e ISSL. Os instrumentos padronizados foram aplicados individualmente e seus resultados cotados segundo as recomendações preconizadas pela literatura para cada técnica, à exceção do Questionário de Recuperação Pós-TCTH, cuja aplicação foi gravada e seu conteúdo transcrito de modo literal e na íntegra; posteriormente, as respostas foram submetidas à análise de conteúdo temático. Os resultados obtidos nos demais instrumentos foram analisados estatisticamente para aferir as associações existentes entre as variáveis e seus respectivos graus de significância estatística. A variável DECH crônica é preditiva de pior qualidade de vida e maior suscetibilidade à ansiedade (χ2=4,56, p=0,03), uma vez que os pacientes que cursaram com DECH crônica apresentaram índices inferiores, na maioria dos domínios, de qualidade de vida. O achado de depreciação da qualidade de vida pós-TCTH é um indicador a ser levado em consideração pela equipe de saúde, pois cada vez mais o TCTH tem se firmado como importante opção terapêutica para diversas enfermidades graves.Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842010000500007Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.32 n.5 2010reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)instacron:ABHHTC10.1590/S1516-84842010000500007info:eu-repo/semantics/openAccessMastropietro,Ana PaulaOliveira-Cardoso,Érika Arantes deSimões,Belinda PintoVoltarelli,Júlio CésarSantos,Manoel Antônio dospor2012-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S1516-84842010000500007Revistahttp://www.rbhh.org/pt/archivo/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org1806-08701516-8484opendoar:2012-02-01T00:00Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
title Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
spellingShingle Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
Mastropietro,Ana Paula
Transplante de células-tronco hematopoéticas
Qualidade de vida
Doença enxerto-hospedeiro
title_short Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
title_full Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
title_fullStr Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
title_full_unstemmed Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
title_sort Impacto da DECH crônica na qualidade de vida pós-TCTH alogênico
author Mastropietro,Ana Paula
author_facet Mastropietro,Ana Paula
Oliveira-Cardoso,Érika Arantes de
Simões,Belinda Pinto
Voltarelli,Júlio César
Santos,Manoel Antônio dos
author_role author
author2 Oliveira-Cardoso,Érika Arantes de
Simões,Belinda Pinto
Voltarelli,Júlio César
Santos,Manoel Antônio dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mastropietro,Ana Paula
Oliveira-Cardoso,Érika Arantes de
Simões,Belinda Pinto
Voltarelli,Júlio César
Santos,Manoel Antônio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transplante de células-tronco hematopoéticas
Qualidade de vida
Doença enxerto-hospedeiro
topic Transplante de células-tronco hematopoéticas
Qualidade de vida
Doença enxerto-hospedeiro
description O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis relações entre o acometimento pela doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) crônica, qualidade de vida e ajustamento psicossocial em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH). Foi realizado estudo transversal correlacional, com amostra composta por 62 pacientes na fase pós-TCTH. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Recuperação Pós-TCTH, SF-36, FACT-BMT, HAD e ISSL. Os instrumentos padronizados foram aplicados individualmente e seus resultados cotados segundo as recomendações preconizadas pela literatura para cada técnica, à exceção do Questionário de Recuperação Pós-TCTH, cuja aplicação foi gravada e seu conteúdo transcrito de modo literal e na íntegra; posteriormente, as respostas foram submetidas à análise de conteúdo temático. Os resultados obtidos nos demais instrumentos foram analisados estatisticamente para aferir as associações existentes entre as variáveis e seus respectivos graus de significância estatística. A variável DECH crônica é preditiva de pior qualidade de vida e maior suscetibilidade à ansiedade (χ2=4,56, p=0,03), uma vez que os pacientes que cursaram com DECH crônica apresentaram índices inferiores, na maioria dos domínios, de qualidade de vida. O achado de depreciação da qualidade de vida pós-TCTH é um indicador a ser levado em consideração pela equipe de saúde, pois cada vez mais o TCTH tem se firmado como importante opção terapêutica para diversas enfermidades graves.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842010000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842010000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-84842010000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.32 n.5 2010
reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron:ABHHTC
instname_str Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron_str ABHHTC
institution ABHHTC
reponame_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
collection Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
repository.mail.fl_str_mv sbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org
_version_ 1754213111144906752