Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Eunice B.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Borges,Émerson L., Carlos,Luciana M. B., Silva,Marcos Antônio M., Magalhães,Sílvia M. M., Gomes,Francisca V. B. A. F., Carvalho,Márcio J. C., Quixadá,Acy T. S., Pitombeira,Maria H. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000200013
Resumo: A lise das hemácias, de causa imune ou não imune, pode provocar a elevação da hemoglobina plasmática induzindo efeitos deletérios principalmente nos rins e no sistema cardiovascular. Este trabalho objetiva evidenciar o possível efeito hemolítico induzido pelo trauma mecânico provocado pela passagem das hemácias em diferentes modelos de bombas de infusão de soluções, em concentrados de hemácias com até dez dias de armazenamento, preparados com Sag-Manitol. Foram utilizados três modelos de bombas (Nutrimat, Infusomat Compact e Volumed), com quatro aparelhos de cada modelo, testados em três velocidades de infusão (120 mL/h, 240 mL/h e 360 mL/h). Os parâmetros utilizados para evidenciar o grau de hemólise foram o percentual de hemólise e os níveis de hemoglobina e potássio livres no plasma. As amostras foram coletadas antes da passagem do concentrado de hemácias pelas bombas, na metade do tempo de infusão e no final da infusão, nas diferentes velocidades. Não ocorreu variação significativa entre os valores dos parâmetros analisados nas amostras controle e naquelas coletadas nas diferentes velocidades, marcas de bombas, mecanismos de infusão entre as bombas da mesma marca e entre os diferentes tempos de infusão. A principal variação encontrada foi relacionada com o potássio livre, devido à variação inerente aos próprios concentrados, o que foi evidenciado ao se compararem os valores obtidos nas amostras controle e nas amostras colhidas nos tempos médio e final em cada bomba. De acordo com os resultados obtidos, não houve alteração estatisticamente significativa do percentual de hemólise após a passagem pelas bombas de infusão nos modelos analisados.
id ABHHTC-1_910909fce838bd8dd57580cee6a7d70b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-84842007000200013
network_acronym_str ABHHTC-1
network_name_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemáciasHemólisebombas de infusãotransfusãoA lise das hemácias, de causa imune ou não imune, pode provocar a elevação da hemoglobina plasmática induzindo efeitos deletérios principalmente nos rins e no sistema cardiovascular. Este trabalho objetiva evidenciar o possível efeito hemolítico induzido pelo trauma mecânico provocado pela passagem das hemácias em diferentes modelos de bombas de infusão de soluções, em concentrados de hemácias com até dez dias de armazenamento, preparados com Sag-Manitol. Foram utilizados três modelos de bombas (Nutrimat, Infusomat Compact e Volumed), com quatro aparelhos de cada modelo, testados em três velocidades de infusão (120 mL/h, 240 mL/h e 360 mL/h). Os parâmetros utilizados para evidenciar o grau de hemólise foram o percentual de hemólise e os níveis de hemoglobina e potássio livres no plasma. As amostras foram coletadas antes da passagem do concentrado de hemácias pelas bombas, na metade do tempo de infusão e no final da infusão, nas diferentes velocidades. Não ocorreu variação significativa entre os valores dos parâmetros analisados nas amostras controle e naquelas coletadas nas diferentes velocidades, marcas de bombas, mecanismos de infusão entre as bombas da mesma marca e entre os diferentes tempos de infusão. A principal variação encontrada foi relacionada com o potássio livre, devido à variação inerente aos próprios concentrados, o que foi evidenciado ao se compararem os valores obtidos nas amostras controle e nas amostras colhidas nos tempos médio e final em cada bomba. De acordo com os resultados obtidos, não houve alteração estatisticamente significativa do percentual de hemólise após a passagem pelas bombas de infusão nos modelos analisados.Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000200013Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.29 n.2 2007reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)instacron:ABHHTC10.1590/S1516-84842007000200013info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Eunice B.Borges,Émerson L.Carlos,Luciana M. B.Silva,Marcos Antônio M.Magalhães,Sílvia M. M.Gomes,Francisca V. B. A. F.Carvalho,Márcio J. C.Quixadá,Acy T. S.Pitombeira,Maria H. S.por2007-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-84842007000200013Revistahttp://www.rbhh.org/pt/archivo/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org1806-08701516-8484opendoar:2007-11-12T00:00Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
title Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
spellingShingle Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
Carvalho,Eunice B.
Hemólise
bombas de infusão
transfusão
title_short Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
title_full Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
title_fullStr Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
title_full_unstemmed Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
title_sort Efeito da bomba de infusão de soluções sobre o grau de hemólise em concentrados de hemácias
author Carvalho,Eunice B.
author_facet Carvalho,Eunice B.
Borges,Émerson L.
Carlos,Luciana M. B.
Silva,Marcos Antônio M.
Magalhães,Sílvia M. M.
Gomes,Francisca V. B. A. F.
Carvalho,Márcio J. C.
Quixadá,Acy T. S.
Pitombeira,Maria H. S.
author_role author
author2 Borges,Émerson L.
Carlos,Luciana M. B.
Silva,Marcos Antônio M.
Magalhães,Sílvia M. M.
Gomes,Francisca V. B. A. F.
Carvalho,Márcio J. C.
Quixadá,Acy T. S.
Pitombeira,Maria H. S.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Eunice B.
Borges,Émerson L.
Carlos,Luciana M. B.
Silva,Marcos Antônio M.
Magalhães,Sílvia M. M.
Gomes,Francisca V. B. A. F.
Carvalho,Márcio J. C.
Quixadá,Acy T. S.
Pitombeira,Maria H. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Hemólise
bombas de infusão
transfusão
topic Hemólise
bombas de infusão
transfusão
description A lise das hemácias, de causa imune ou não imune, pode provocar a elevação da hemoglobina plasmática induzindo efeitos deletérios principalmente nos rins e no sistema cardiovascular. Este trabalho objetiva evidenciar o possível efeito hemolítico induzido pelo trauma mecânico provocado pela passagem das hemácias em diferentes modelos de bombas de infusão de soluções, em concentrados de hemácias com até dez dias de armazenamento, preparados com Sag-Manitol. Foram utilizados três modelos de bombas (Nutrimat, Infusomat Compact e Volumed), com quatro aparelhos de cada modelo, testados em três velocidades de infusão (120 mL/h, 240 mL/h e 360 mL/h). Os parâmetros utilizados para evidenciar o grau de hemólise foram o percentual de hemólise e os níveis de hemoglobina e potássio livres no plasma. As amostras foram coletadas antes da passagem do concentrado de hemácias pelas bombas, na metade do tempo de infusão e no final da infusão, nas diferentes velocidades. Não ocorreu variação significativa entre os valores dos parâmetros analisados nas amostras controle e naquelas coletadas nas diferentes velocidades, marcas de bombas, mecanismos de infusão entre as bombas da mesma marca e entre os diferentes tempos de infusão. A principal variação encontrada foi relacionada com o potássio livre, devido à variação inerente aos próprios concentrados, o que foi evidenciado ao se compararem os valores obtidos nas amostras controle e nas amostras colhidas nos tempos médio e final em cada bomba. De acordo com os resultados obtidos, não houve alteração estatisticamente significativa do percentual de hemólise após a passagem pelas bombas de infusão nos modelos analisados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-84842007000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.29 n.2 2007
reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron:ABHHTC
instname_str Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron_str ABHHTC
institution ABHHTC
reponame_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
collection Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
repository.mail.fl_str_mv sbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org
_version_ 1754213108626227200