O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Colli,Leonardo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bassi,Liana L., Omotto,Claudete A., Rehme,Lucia H. M., Matsuo,Tiemi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000200012
Resumo: O Hemonúcleo de Apucarana faz parte da rede pública de bancos de sangue do estado do Paraná e tem como finalidade fornecer hemocomponentes com qualidade aos hospitais a ele conveniados. Com a proposta de atingir as metas do Ministério da Saúde em aumentar a quantidade de doadores espontâneos, o serviço tem se preocupado em buscar subsídios para melhora do processo de trabalho a fim de que este possa favorecer os objetivos de seu plano diretor. Para avaliar este processo, tornou-se necessário elaborar um instrumento de avaliação que possibilitasse identificar a percepção do doador em relação às diferentes etapas do processo de doação, bem como as áreas de insatisfação que se refletem em impedimentos para o retorno espontâneo deste doador. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de demonstrar a satisfação dos doadores de sangue em relação às atividades executadas pelo Hemepar-Apucarana. Foram avaliadas questões como: orientações recebidas, horário de atendimento, ambiente físico (limpeza, agradabilidade e cortesia) e equipe de trabalho. Todos os dados obtidos foram registrados num banco de dados e tabulados pela planilha Excel do Windows. Os dados determinados para avaliação foram classificados em ruim, regular, bom e ótimo, calculados em percentuais dispostos em tabelas elaboradas para sua visualização. Como resultado observou-se melhora da satisfação do doador em relação ao atendimento médico (p=0,038) e diminuição da satisfação em relação aos equipamentos e vestuário dos funcionários (p=0,012). Os demais ítens não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os dois períodos avaliados.
id ABHHTC-1_adc568b0a9b8a936050a00d7fde27ec6
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-84842009000200012
network_acronym_str ABHHTC-1
network_name_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository_id_str
spelling O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, BrasilDoador de sangueprocesso de trabalhoavaliaçãosatisfação do doadorO Hemonúcleo de Apucarana faz parte da rede pública de bancos de sangue do estado do Paraná e tem como finalidade fornecer hemocomponentes com qualidade aos hospitais a ele conveniados. Com a proposta de atingir as metas do Ministério da Saúde em aumentar a quantidade de doadores espontâneos, o serviço tem se preocupado em buscar subsídios para melhora do processo de trabalho a fim de que este possa favorecer os objetivos de seu plano diretor. Para avaliar este processo, tornou-se necessário elaborar um instrumento de avaliação que possibilitasse identificar a percepção do doador em relação às diferentes etapas do processo de doação, bem como as áreas de insatisfação que se refletem em impedimentos para o retorno espontâneo deste doador. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de demonstrar a satisfação dos doadores de sangue em relação às atividades executadas pelo Hemepar-Apucarana. Foram avaliadas questões como: orientações recebidas, horário de atendimento, ambiente físico (limpeza, agradabilidade e cortesia) e equipe de trabalho. Todos os dados obtidos foram registrados num banco de dados e tabulados pela planilha Excel do Windows. Os dados determinados para avaliação foram classificados em ruim, regular, bom e ótimo, calculados em percentuais dispostos em tabelas elaboradas para sua visualização. Como resultado observou-se melhora da satisfação do doador em relação ao atendimento médico (p=0,038) e diminuição da satisfação em relação aos equipamentos e vestuário dos funcionários (p=0,012). Os demais ítens não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os dois períodos avaliados.Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000200012Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.31 n.2 2009reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)instacron:ABHHTC10.1590/S1516-84842009005000014info:eu-repo/semantics/openAccessDi Colli,LeonardoBassi,Liana L.Omotto,Claudete A.Rehme,Lucia H. M.Matsuo,Tiemipor2009-05-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-84842009000200012Revistahttp://www.rbhh.org/pt/archivo/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org1806-08701516-8484opendoar:2009-05-25T00:00Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
title O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
spellingShingle O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
Di Colli,Leonardo
Doador de sangue
processo de trabalho
avaliação
satisfação do doador
title_short O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
title_full O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
title_fullStr O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
title_full_unstemmed O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
title_sort O papel do usuário na organização do setor de coleta de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, Paraná, Brasil
author Di Colli,Leonardo
author_facet Di Colli,Leonardo
Bassi,Liana L.
Omotto,Claudete A.
Rehme,Lucia H. M.
Matsuo,Tiemi
author_role author
author2 Bassi,Liana L.
Omotto,Claudete A.
Rehme,Lucia H. M.
Matsuo,Tiemi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Colli,Leonardo
Bassi,Liana L.
Omotto,Claudete A.
Rehme,Lucia H. M.
Matsuo,Tiemi
dc.subject.por.fl_str_mv Doador de sangue
processo de trabalho
avaliação
satisfação do doador
topic Doador de sangue
processo de trabalho
avaliação
satisfação do doador
description O Hemonúcleo de Apucarana faz parte da rede pública de bancos de sangue do estado do Paraná e tem como finalidade fornecer hemocomponentes com qualidade aos hospitais a ele conveniados. Com a proposta de atingir as metas do Ministério da Saúde em aumentar a quantidade de doadores espontâneos, o serviço tem se preocupado em buscar subsídios para melhora do processo de trabalho a fim de que este possa favorecer os objetivos de seu plano diretor. Para avaliar este processo, tornou-se necessário elaborar um instrumento de avaliação que possibilitasse identificar a percepção do doador em relação às diferentes etapas do processo de doação, bem como as áreas de insatisfação que se refletem em impedimentos para o retorno espontâneo deste doador. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de demonstrar a satisfação dos doadores de sangue em relação às atividades executadas pelo Hemepar-Apucarana. Foram avaliadas questões como: orientações recebidas, horário de atendimento, ambiente físico (limpeza, agradabilidade e cortesia) e equipe de trabalho. Todos os dados obtidos foram registrados num banco de dados e tabulados pela planilha Excel do Windows. Os dados determinados para avaliação foram classificados em ruim, regular, bom e ótimo, calculados em percentuais dispostos em tabelas elaboradas para sua visualização. Como resultado observou-se melhora da satisfação do doador em relação ao atendimento médico (p=0,038) e diminuição da satisfação em relação aos equipamentos e vestuário dos funcionários (p=0,012). Os demais ítens não apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os dois períodos avaliados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842009000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-84842009005000014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.31 n.2 2009
reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron:ABHHTC
instname_str Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron_str ABHHTC
institution ABHHTC
reponame_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
collection Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
repository.mail.fl_str_mv sbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org
_version_ 1754213109847818240