Matriz Extracelular e Leucemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos,Adriana R. dos
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Alvares-Silva,Márcio, Borelli,Primavera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842000000300007
Resumo: A hematopoese é um sistema altamente organizado responsável pela produção das células sanguíneas. O controle da proliferação, diferenciação e maturação destas células é feito através de uma complexa interação molecular das células com o microambiente da medula óssea. Este microambiente complexo produz glicoproteínas solúveis genericamente chamadas de citocinas, que controlam a mitose e a diferenciação das células hematopoéticas. Nos processos neoplásicos, especialmente nos malignos, ocorrem alterações moleculares induzindo nas células um novo comportamento biológico podendo, inclusive, alterar seus mecanismos de adesão. A interação de células leucêmicas com moléculas da matriz extracelular da medula óssea, pode ser um dos mecanismos utilizados por essas células para chegar ao sangue periférico. Particularmente, precursores celulares, matriz extracelular e interações com células endoteliais determinam a manutenção ou liberação das células hematopoéticas do microambiente da medula óssea para o sangue periférico. Assim, mudanças na afinidade ou na quantidade de moléculas de adesão pelas células do estroma ou pelos precursores das células sanguíneas, afetarão a adesão celular. Vários trabalhos têm sido realizados na tentativa de se entender melhor a interação existente entre os precursores hematopoéticos e o microambiente indutivo formado pelo estroma medular.
id ABHHTC-1_ccd0ee3e92b26fe4dbfab568de0efc44
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-84842000000300007
network_acronym_str ABHHTC-1
network_name_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository_id_str
spelling Matriz Extracelular e LeucemiaLeucemiamedula ósseaA hematopoese é um sistema altamente organizado responsável pela produção das células sanguíneas. O controle da proliferação, diferenciação e maturação destas células é feito através de uma complexa interação molecular das células com o microambiente da medula óssea. Este microambiente complexo produz glicoproteínas solúveis genericamente chamadas de citocinas, que controlam a mitose e a diferenciação das células hematopoéticas. Nos processos neoplásicos, especialmente nos malignos, ocorrem alterações moleculares induzindo nas células um novo comportamento biológico podendo, inclusive, alterar seus mecanismos de adesão. A interação de células leucêmicas com moléculas da matriz extracelular da medula óssea, pode ser um dos mecanismos utilizados por essas células para chegar ao sangue periférico. Particularmente, precursores celulares, matriz extracelular e interações com células endoteliais determinam a manutenção ou liberação das células hematopoéticas do microambiente da medula óssea para o sangue periférico. Assim, mudanças na afinidade ou na quantidade de moléculas de adesão pelas células do estroma ou pelos precursores das células sanguíneas, afetarão a adesão celular. Vários trabalhos têm sido realizados na tentativa de se entender melhor a interação existente entre os precursores hematopoéticos e o microambiente indutivo formado pelo estroma medular.Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842000000300007Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.22 n.3 2000reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)instacron:ABHHTC10.1590/S1516-84842000000300007info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos,Adriana R. dosAlvares-Silva,MárcioBorelli,Primaverapor2003-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-84842000000300007Revistahttp://www.rbhh.org/pt/archivo/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org1806-08701516-8484opendoar:2003-06-23T00:00Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)false
dc.title.none.fl_str_mv Matriz Extracelular e Leucemia
title Matriz Extracelular e Leucemia
spellingShingle Matriz Extracelular e Leucemia
Anjos,Adriana R. dos
Leucemia
medula óssea
title_short Matriz Extracelular e Leucemia
title_full Matriz Extracelular e Leucemia
title_fullStr Matriz Extracelular e Leucemia
title_full_unstemmed Matriz Extracelular e Leucemia
title_sort Matriz Extracelular e Leucemia
author Anjos,Adriana R. dos
author_facet Anjos,Adriana R. dos
Alvares-Silva,Márcio
Borelli,Primavera
author_role author
author2 Alvares-Silva,Márcio
Borelli,Primavera
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos,Adriana R. dos
Alvares-Silva,Márcio
Borelli,Primavera
dc.subject.por.fl_str_mv Leucemia
medula óssea
topic Leucemia
medula óssea
description A hematopoese é um sistema altamente organizado responsável pela produção das células sanguíneas. O controle da proliferação, diferenciação e maturação destas células é feito através de uma complexa interação molecular das células com o microambiente da medula óssea. Este microambiente complexo produz glicoproteínas solúveis genericamente chamadas de citocinas, que controlam a mitose e a diferenciação das células hematopoéticas. Nos processos neoplásicos, especialmente nos malignos, ocorrem alterações moleculares induzindo nas células um novo comportamento biológico podendo, inclusive, alterar seus mecanismos de adesão. A interação de células leucêmicas com moléculas da matriz extracelular da medula óssea, pode ser um dos mecanismos utilizados por essas células para chegar ao sangue periférico. Particularmente, precursores celulares, matriz extracelular e interações com células endoteliais determinam a manutenção ou liberação das células hematopoéticas do microambiente da medula óssea para o sangue periférico. Assim, mudanças na afinidade ou na quantidade de moléculas de adesão pelas células do estroma ou pelos precursores das células sanguíneas, afetarão a adesão celular. Vários trabalhos têm sido realizados na tentativa de se entender melhor a interação existente entre os precursores hematopoéticos e o microambiente indutivo formado pelo estroma medular.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842000000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842000000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-84842000000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.22 n.3 2000
reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron:ABHHTC
instname_str Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron_str ABHHTC
institution ABHHTC
reponame_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
collection Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
repository.mail.fl_str_mv sbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org
_version_ 1754213107464404992