Importância dos carreadores de oxigênio livre de células

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaretti,Marcia Cristina Z.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000400014
Resumo: Os procedimentos necessários para redução de efeitos adversos associados à transfusão de sangue, em especial aqueles decorrentes da transmissão de agentes infecciosos e da aloimunização leucócito-mediada têm impacto nos custos de produção de hemocomponentes. Paralelamente, as necessidades transfusionais têm aumentado globalmente, ficando evidente a necessidade de um substituto seguro e amplamente disponível para o sangue, chamado de sangue artificial ou de substituto do sangue. Visto que o seu desenvolvimento tem se concentrado na função de carrear oxigênio aos tecidos, daí utilizarmos, nesse texto, a denominação "Carreadores de oxigênio livre de células". Atualmente, dois tipos de carreadores de oxigênio livre de células têm sido testados: as soluções de hemoglobina modificadas (de origem humana ou bovina) e os perfluorocarbonos (PFCs). Entretanto, esses produtos não são isentos de efeitos adversos e um grande número de pesquisas clínicas está em andamento para testar sua eficácia e segurança. O maior conhecimento desses carreadores de oxigênio livre de células e seus mecanismos de ação permitiu que aplicações outras, até mesmo não clínicas, estivessem em teste com as novas gerações desses produtos, expandindo assim as fronteiras da medicina transfusional.
id ABHHTC-1_f13f6b670d7f9c3572e32fe2cff932cb
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-84842007000400014
network_acronym_str ABHHTC-1
network_name_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository_id_str
spelling Importância dos carreadores de oxigênio livre de célulasSangue artificialtransfusãoperfluorocarbonoshemoglobinasubstitutos do sangueOs procedimentos necessários para redução de efeitos adversos associados à transfusão de sangue, em especial aqueles decorrentes da transmissão de agentes infecciosos e da aloimunização leucócito-mediada têm impacto nos custos de produção de hemocomponentes. Paralelamente, as necessidades transfusionais têm aumentado globalmente, ficando evidente a necessidade de um substituto seguro e amplamente disponível para o sangue, chamado de sangue artificial ou de substituto do sangue. Visto que o seu desenvolvimento tem se concentrado na função de carrear oxigênio aos tecidos, daí utilizarmos, nesse texto, a denominação "Carreadores de oxigênio livre de células". Atualmente, dois tipos de carreadores de oxigênio livre de células têm sido testados: as soluções de hemoglobina modificadas (de origem humana ou bovina) e os perfluorocarbonos (PFCs). Entretanto, esses produtos não são isentos de efeitos adversos e um grande número de pesquisas clínicas está em andamento para testar sua eficácia e segurança. O maior conhecimento desses carreadores de oxigênio livre de células e seus mecanismos de ação permitiu que aplicações outras, até mesmo não clínicas, estivessem em teste com as novas gerações desses produtos, expandindo assim as fronteiras da medicina transfusional.Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000400014Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.29 n.4 2007reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)instacron:ABHHTC10.1590/S1516-84842007000400014info:eu-repo/semantics/openAccessNovaretti,Marcia Cristina Z.por2008-03-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-84842007000400014Revistahttp://www.rbhh.org/pt/archivo/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org1806-08701516-8484opendoar:2008-03-06T00:00Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
title Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
spellingShingle Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
Novaretti,Marcia Cristina Z.
Sangue artificial
transfusão
perfluorocarbonos
hemoglobina
substitutos do sangue
title_short Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
title_full Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
title_fullStr Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
title_full_unstemmed Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
title_sort Importância dos carreadores de oxigênio livre de células
author Novaretti,Marcia Cristina Z.
author_facet Novaretti,Marcia Cristina Z.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaretti,Marcia Cristina Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Sangue artificial
transfusão
perfluorocarbonos
hemoglobina
substitutos do sangue
topic Sangue artificial
transfusão
perfluorocarbonos
hemoglobina
substitutos do sangue
description Os procedimentos necessários para redução de efeitos adversos associados à transfusão de sangue, em especial aqueles decorrentes da transmissão de agentes infecciosos e da aloimunização leucócito-mediada têm impacto nos custos de produção de hemocomponentes. Paralelamente, as necessidades transfusionais têm aumentado globalmente, ficando evidente a necessidade de um substituto seguro e amplamente disponível para o sangue, chamado de sangue artificial ou de substituto do sangue. Visto que o seu desenvolvimento tem se concentrado na função de carrear oxigênio aos tecidos, daí utilizarmos, nesse texto, a denominação "Carreadores de oxigênio livre de células". Atualmente, dois tipos de carreadores de oxigênio livre de células têm sido testados: as soluções de hemoglobina modificadas (de origem humana ou bovina) e os perfluorocarbonos (PFCs). Entretanto, esses produtos não são isentos de efeitos adversos e um grande número de pesquisas clínicas está em andamento para testar sua eficácia e segurança. O maior conhecimento desses carreadores de oxigênio livre de células e seus mecanismos de ação permitiu que aplicações outras, até mesmo não clínicas, estivessem em teste com as novas gerações desses produtos, expandindo assim as fronteiras da medicina transfusional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842007000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-84842007000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia v.29 n.4 2007
reponame:Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
instname:Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron:ABHHTC
instname_str Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
instacron_str ABHHTC
institution ABHHTC
reponame_str Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
collection Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de hematologia e hemoterapia (Online) - Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular (ABHHTC)
repository.mail.fl_str_mv sbhh@terra.com.br||secretaria@rbhh.org
_version_ 1754213108689141760