Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca,Lineu Corrêa
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Tedrus,Glória M.A.S., Tonelotto,Josiane Marias de Freitas, Antunes,Thais de Assis, Chiodi,Marcelo Gulini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2004000300015
Resumo: Aspectos psicossociais em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) são objeto de controvérsias. O objetivo desta pesquisa foi estudar o desempenho escolar em crianças com EBICT. Vinte crianças foram submetidas ao Teste de Desempenho Escolar (TDE) e comparadas a crianças sadias pareadas por idade e escolaridade. Foram estudadas as relações entre o TDE e a lateralidade do foco e o número de descargas ao eletrencefalograma. As crianças com EBICT tiveram, de modo significativo, mais freqüentemente do que as sadias, desempenho inferior no subteste de leitura e no escore total. As crianças com desempenho inferior em leitura apresentaram maior número de descargas do que aquelas com desempenho médio e superior. Não houve diferenças no TDE segundo a lateralidade do foco. O número de descargas, ao interferir com a função cerebral, pode ser um fator a explicar o desempenho mais baixo na leitura.
id ABNEURO-1_5af3a85addd9988ebcd91185105a5f0a
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X2004000300015
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporaisepilepsia idiopáticaeletrencefalogramaatividade epileptiformeleituraAspectos psicossociais em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) são objeto de controvérsias. O objetivo desta pesquisa foi estudar o desempenho escolar em crianças com EBICT. Vinte crianças foram submetidas ao Teste de Desempenho Escolar (TDE) e comparadas a crianças sadias pareadas por idade e escolaridade. Foram estudadas as relações entre o TDE e a lateralidade do foco e o número de descargas ao eletrencefalograma. As crianças com EBICT tiveram, de modo significativo, mais freqüentemente do que as sadias, desempenho inferior no subteste de leitura e no escore total. As crianças com desempenho inferior em leitura apresentaram maior número de descargas do que aquelas com desempenho médio e superior. Não houve diferenças no TDE segundo a lateralidade do foco. O número de descargas, ao interferir com a função cerebral, pode ser um fator a explicar o desempenho mais baixo na leitura.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2004000300015Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.62 n.2b 2004reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X2004000300015info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca,Lineu CorrêaTedrus,Glória M.A.S.Tonelotto,Josiane Marias de FreitasAntunes,Thais de AssisChiodi,Marcelo Gulinipor2004-07-20T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X2004000300015Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2004-07-20T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
title Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
spellingShingle Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
Fonseca,Lineu Corrêa
epilepsia idiopática
eletrencefalograma
atividade epileptiforme
leitura
title_short Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
title_full Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
title_fullStr Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
title_full_unstemmed Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
title_sort Desempenho escolar em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais
author Fonseca,Lineu Corrêa
author_facet Fonseca,Lineu Corrêa
Tedrus,Glória M.A.S.
Tonelotto,Josiane Marias de Freitas
Antunes,Thais de Assis
Chiodi,Marcelo Gulini
author_role author
author2 Tedrus,Glória M.A.S.
Tonelotto,Josiane Marias de Freitas
Antunes,Thais de Assis
Chiodi,Marcelo Gulini
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca,Lineu Corrêa
Tedrus,Glória M.A.S.
Tonelotto,Josiane Marias de Freitas
Antunes,Thais de Assis
Chiodi,Marcelo Gulini
dc.subject.por.fl_str_mv epilepsia idiopática
eletrencefalograma
atividade epileptiforme
leitura
topic epilepsia idiopática
eletrencefalograma
atividade epileptiforme
leitura
description Aspectos psicossociais em crianças com epilepsia benigna da infância com pontas centrotemporais (EBICT) são objeto de controvérsias. O objetivo desta pesquisa foi estudar o desempenho escolar em crianças com EBICT. Vinte crianças foram submetidas ao Teste de Desempenho Escolar (TDE) e comparadas a crianças sadias pareadas por idade e escolaridade. Foram estudadas as relações entre o TDE e a lateralidade do foco e o número de descargas ao eletrencefalograma. As crianças com EBICT tiveram, de modo significativo, mais freqüentemente do que as sadias, desempenho inferior no subteste de leitura e no escore total. As crianças com desempenho inferior em leitura apresentaram maior número de descargas do que aquelas com desempenho médio e superior. Não houve diferenças no TDE segundo a lateralidade do foco. O número de descargas, ao interferir com a função cerebral, pode ser um fator a explicar o desempenho mais baixo na leitura.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2004000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2004000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X2004000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.62 n.2b 2004
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212756988362752