Avaliação do equilíbrio estático numa população de crianças deficientes auditivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Vanda M. Gimenes
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Piovesana,Ana Maria S. G., Moura-Ribeiro,Maria Valeriana L. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1993000300010
Resumo: Foi constituída amostra aleatória de 42 crianças deficientes auditivas neurossen-soriais congênitas, profundas e bilaterais, com idade cronológica variando entre 4 e 7 anos, que frequentavam classes de habilitação da cidade de Campinas. As crianças propostas foram comparadas) às de dois grupos controles de 42 crianças, da mesma faixa etária, que apresentavam bom rendimento escolar em classe comum. Todas foram submetidas a 9 provas do setor de equilíbrio estático do Exame Neurológico Evolutivo. Verificou-se que, na posição de equilíbrio com olhos abertos, não houve diferença entre os grupos. Na posição de Romberg, foi significativamente menor o número de deficientes auditivos que a realizaram aos 4, 5 e 6 anos; aos 7 anos foi executada por igual número de controles e deficientes auditivos. As demais provas foram realizadas por número significativamente menor de deficientes auditivos nas seguintes posturas: artelho-calcâneo com olhos abertos ou fechados (provas 24 e 25), permanecer num pé só (provas 12 e 16) ou nas pontas dos pés (provas 10 e 16). O uso de semiologia neurológica detalhada permitiu documentar as alterações do equilíbrio estático nesse grupo de crianças deficientes auditivas.
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