Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longman,José
Data de Publicação: 1957
Outros Autores: Valente,Maria Irmina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1957000100005
Resumo: Estudo clínico e paraclíníco de uma criança do sexo feminino, de quatro anos de idade, que, após um processo encefalopático agudo, de etiologia não esclarecida, apresentou um quadro neuropsiquiátrico comparável ao descrito por Klüver e Bucy em primatas sub-humanos, após lobectomia temporal bilateral. O quadro clínico caracterizou-se por: hipermetamorfose, tendência oral, cegueira psíquica com conservação da acuidade visual e, aparentemente, dos campos visuais, afasia global, ausência de reação os estímulos auditivos e olfativos, não participação táctil no reconhecimento dos objetos e alterações afetivas (ausência das reações de medo e raiva, assim como do riso). A paciente foi observada no período de 7 meses, tendo apresentado somente modificações moderadas, no sentido de atenuação das manifestações. A pneumoventriculografia, a pneumocisternografia e a isotopoencefalometria objetivaram um comprometimento bilateral da região fronto-temporal. Entretanto, êstes exames não esclareceram a natureza das lesões, nem mesmo se os distúrbios decorriam apenas do processo relacionado com a moléstia atual ou se - visto tratar-se de paciente que desde os dois anos de idade vinha apresentando crises convulsivas - se correspondiam a uma disgenesia cerebral. Dada a importância de que se reveste a observação dêste caso, foram comentadas, em relação à fisiopatologia cerebral, algumas das principais manifestações psicopatológicas.
id ABNEURO-1_76cb2d64c55be51b16e92d1c717f594e
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1957000100005
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e BucyEstudo clínico e paraclíníco de uma criança do sexo feminino, de quatro anos de idade, que, após um processo encefalopático agudo, de etiologia não esclarecida, apresentou um quadro neuropsiquiátrico comparável ao descrito por Klüver e Bucy em primatas sub-humanos, após lobectomia temporal bilateral. O quadro clínico caracterizou-se por: hipermetamorfose, tendência oral, cegueira psíquica com conservação da acuidade visual e, aparentemente, dos campos visuais, afasia global, ausência de reação os estímulos auditivos e olfativos, não participação táctil no reconhecimento dos objetos e alterações afetivas (ausência das reações de medo e raiva, assim como do riso). A paciente foi observada no período de 7 meses, tendo apresentado somente modificações moderadas, no sentido de atenuação das manifestações. A pneumoventriculografia, a pneumocisternografia e a isotopoencefalometria objetivaram um comprometimento bilateral da região fronto-temporal. Entretanto, êstes exames não esclareceram a natureza das lesões, nem mesmo se os distúrbios decorriam apenas do processo relacionado com a moléstia atual ou se - visto tratar-se de paciente que desde os dois anos de idade vinha apresentando crises convulsivas - se correspondiam a uma disgenesia cerebral. Dada a importância de que se reveste a observação dêste caso, foram comentadas, em relação à fisiopatologia cerebral, algumas das principais manifestações psicopatológicas.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1957-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1957000100005Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.15 n.1 1957reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1957000100005info:eu-repo/semantics/openAccessLongman,JoséValente,Maria Irminapor2014-02-20T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1957000100005Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2014-02-20T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
title Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
spellingShingle Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
Longman,José
title_short Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
title_full Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
title_fullStr Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
title_full_unstemmed Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
title_sort Distúrbios neuropsiquiátricos por lesões bilaterais do lobo temporal: síndrome de Klüver e Bucy
author Longman,José
author_facet Longman,José
Valente,Maria Irmina
author_role author
author2 Valente,Maria Irmina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longman,José
Valente,Maria Irmina
description Estudo clínico e paraclíníco de uma criança do sexo feminino, de quatro anos de idade, que, após um processo encefalopático agudo, de etiologia não esclarecida, apresentou um quadro neuropsiquiátrico comparável ao descrito por Klüver e Bucy em primatas sub-humanos, após lobectomia temporal bilateral. O quadro clínico caracterizou-se por: hipermetamorfose, tendência oral, cegueira psíquica com conservação da acuidade visual e, aparentemente, dos campos visuais, afasia global, ausência de reação os estímulos auditivos e olfativos, não participação táctil no reconhecimento dos objetos e alterações afetivas (ausência das reações de medo e raiva, assim como do riso). A paciente foi observada no período de 7 meses, tendo apresentado somente modificações moderadas, no sentido de atenuação das manifestações. A pneumoventriculografia, a pneumocisternografia e a isotopoencefalometria objetivaram um comprometimento bilateral da região fronto-temporal. Entretanto, êstes exames não esclareceram a natureza das lesões, nem mesmo se os distúrbios decorriam apenas do processo relacionado com a moléstia atual ou se - visto tratar-se de paciente que desde os dois anos de idade vinha apresentando crises convulsivas - se correspondiam a uma disgenesia cerebral. Dada a importância de que se reveste a observação dêste caso, foram comentadas, em relação à fisiopatologia cerebral, algumas das principais manifestações psicopatológicas.
publishDate 1957
dc.date.none.fl_str_mv 1957-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1957000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1957000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1957000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.15 n.1 1957
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212741958074368