Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi,Cláudio
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Marino Jr.,Raul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1988000100008
Resumo: Os autores estudaram do ponto de vista psiquiátrico, no pré e no pós-operatório, série de 31 casos operados por epilepsia temporal incontrolável. Esta, com seu substrato fisiopatológico, está associada a irritabilidade patológica, tenacidade afetiva, impulsividade, disfunção cognitiva epiléptica e deficiências de abstração nos processos intelectuais. As altas incidências dessas psicopatologias nos doentes estudados demonstram essa associação e sugerem fortemente a existência de relação causal entre elas e a epilepsia temporal. As lobectomias temporais unilaterais se mostraram eficazes para o controle das crises epilépticas, cuja freqüência se reduziu intensamente no pós-operatório. As cirurgias promoveram intensa e útil redução nas manifestações da irritabilidade patológica, da impulsividade, da disfunção cognitiva epiléptica e das instabilidades da capacidade de abstração promovidas por impactos afetivos. A tenacidade afetiva foi pouco alterada pelas operações, embora tenha ocorrido efeito favorável. Incapacidades de abstração, estáveis, não foram afetadas pelas cirurgias. A presença de focos em ambos os lobos temporais não diminuiu a eficácia da cirurgia, nem quanto a seu efeito sobre as crises, nem quanto a seu efeito sobre as alterações psicopatológicas estudadas.
id ABNEURO-1_8d40ce3f5dbafb8b548a5bcf950cba97
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1988000100008
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamenteOs autores estudaram do ponto de vista psiquiátrico, no pré e no pós-operatório, série de 31 casos operados por epilepsia temporal incontrolável. Esta, com seu substrato fisiopatológico, está associada a irritabilidade patológica, tenacidade afetiva, impulsividade, disfunção cognitiva epiléptica e deficiências de abstração nos processos intelectuais. As altas incidências dessas psicopatologias nos doentes estudados demonstram essa associação e sugerem fortemente a existência de relação causal entre elas e a epilepsia temporal. As lobectomias temporais unilaterais se mostraram eficazes para o controle das crises epilépticas, cuja freqüência se reduziu intensamente no pós-operatório. As cirurgias promoveram intensa e útil redução nas manifestações da irritabilidade patológica, da impulsividade, da disfunção cognitiva epiléptica e das instabilidades da capacidade de abstração promovidas por impactos afetivos. A tenacidade afetiva foi pouco alterada pelas operações, embora tenha ocorrido efeito favorável. Incapacidades de abstração, estáveis, não foram afetadas pelas cirurgias. A presença de focos em ambos os lobos temporais não diminuiu a eficácia da cirurgia, nem quanto a seu efeito sobre as crises, nem quanto a seu efeito sobre as alterações psicopatológicas estudadas.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1988-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1988000100008Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.46 n.1 1988reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1988000100008info:eu-repo/semantics/openAccessRossi,CláudioMarino Jr.,Raulpor2011-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1988000100008Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2011-06-22T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
title Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
spellingShingle Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
Rossi,Cláudio
title_short Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
title_full Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
title_fullStr Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
title_full_unstemmed Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
title_sort Epilepsia temporal estudo psiquiátrico evolutivo de uma série tratada cirurgicamente
author Rossi,Cláudio
author_facet Rossi,Cláudio
Marino Jr.,Raul
author_role author
author2 Marino Jr.,Raul
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi,Cláudio
Marino Jr.,Raul
description Os autores estudaram do ponto de vista psiquiátrico, no pré e no pós-operatório, série de 31 casos operados por epilepsia temporal incontrolável. Esta, com seu substrato fisiopatológico, está associada a irritabilidade patológica, tenacidade afetiva, impulsividade, disfunção cognitiva epiléptica e deficiências de abstração nos processos intelectuais. As altas incidências dessas psicopatologias nos doentes estudados demonstram essa associação e sugerem fortemente a existência de relação causal entre elas e a epilepsia temporal. As lobectomias temporais unilaterais se mostraram eficazes para o controle das crises epilépticas, cuja freqüência se reduziu intensamente no pós-operatório. As cirurgias promoveram intensa e útil redução nas manifestações da irritabilidade patológica, da impulsividade, da disfunção cognitiva epiléptica e das instabilidades da capacidade de abstração promovidas por impactos afetivos. A tenacidade afetiva foi pouco alterada pelas operações, embora tenha ocorrido efeito favorável. Incapacidades de abstração, estáveis, não foram afetadas pelas cirurgias. A presença de focos em ambos os lobos temporais não diminuiu a eficácia da cirurgia, nem quanto a seu efeito sobre as crises, nem quanto a seu efeito sobre as alterações psicopatológicas estudadas.
publishDate 1988
dc.date.none.fl_str_mv 1988-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1988000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1988000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1988000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.46 n.1 1988
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212746648354816