Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaclis,José
Data de Publicação: 1955
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1955000400010
Resumo: São apresentados dois casos de angiografia vértebro-basilar em pacientes submetidos a angiografia cerebral via carótida. Na discussão do mecanismo dessa eventualidade angiográfica é admitido o refluxo da substância radiopaca até a artéria subclávia de onde o contraste seria levado, pela corrente sangüínea, para o interior da artéria vertebral. Para que o contraste pudesse progredir em sentido contrário ao normal, é forçoso admitir a existência de uma oclusão da carótida acima do ponto em que ela fôra puncionada. Quanto à causa determinante do bloqueio vascular julgamos provável que se trate de uma válvula artificial resultante da laceração da íntima, como no caso de Sirois e col. Tendo a atenção despertada pelos casos relatados neste trabalho, pudemos obter, deliberadamente, angiografia do sistema vértebro-basilar injetando o contraste na carótida primitiva (punção percutânea) e ocluindo êste vaso, mediante compressão digital acima do nível da punção. Para maior aproveitamento do contraste, um manguito insuflado, até o desaparecimento do pulso radial, é colocado no braço. Com êste artifício visamos impedir que parte do contraste seja levado, inutilmente, para os vasos do membro superior. Os pormenores do método e os resultados serão descritos em trabalho que será publicado oportunamente.
id ABNEURO-1_b12193a191a161afffda445b6e74e2ff
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1955000400010
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casosSão apresentados dois casos de angiografia vértebro-basilar em pacientes submetidos a angiografia cerebral via carótida. Na discussão do mecanismo dessa eventualidade angiográfica é admitido o refluxo da substância radiopaca até a artéria subclávia de onde o contraste seria levado, pela corrente sangüínea, para o interior da artéria vertebral. Para que o contraste pudesse progredir em sentido contrário ao normal, é forçoso admitir a existência de uma oclusão da carótida acima do ponto em que ela fôra puncionada. Quanto à causa determinante do bloqueio vascular julgamos provável que se trate de uma válvula artificial resultante da laceração da íntima, como no caso de Sirois e col. Tendo a atenção despertada pelos casos relatados neste trabalho, pudemos obter, deliberadamente, angiografia do sistema vértebro-basilar injetando o contraste na carótida primitiva (punção percutânea) e ocluindo êste vaso, mediante compressão digital acima do nível da punção. Para maior aproveitamento do contraste, um manguito insuflado, até o desaparecimento do pulso radial, é colocado no braço. Com êste artifício visamos impedir que parte do contraste seja levado, inutilmente, para os vasos do membro superior. Os pormenores do método e os resultados serão descritos em trabalho que será publicado oportunamente.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1955-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1955000400010Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.13 n.4 1955reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEURO10.1590/S0004-282X1955000400010info:eu-repo/semantics/openAccessZaclis,Josépor2014-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1955000400010Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2014-04-08T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
title Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
spellingShingle Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
Zaclis,José
title_short Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
title_full Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
title_fullStr Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
title_full_unstemmed Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
title_sort Angiografia vértebrobasilar retrógrada acidental. A propósito de dois casos
author Zaclis,José
author_facet Zaclis,José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaclis,José
description São apresentados dois casos de angiografia vértebro-basilar em pacientes submetidos a angiografia cerebral via carótida. Na discussão do mecanismo dessa eventualidade angiográfica é admitido o refluxo da substância radiopaca até a artéria subclávia de onde o contraste seria levado, pela corrente sangüínea, para o interior da artéria vertebral. Para que o contraste pudesse progredir em sentido contrário ao normal, é forçoso admitir a existência de uma oclusão da carótida acima do ponto em que ela fôra puncionada. Quanto à causa determinante do bloqueio vascular julgamos provável que se trate de uma válvula artificial resultante da laceração da íntima, como no caso de Sirois e col. Tendo a atenção despertada pelos casos relatados neste trabalho, pudemos obter, deliberadamente, angiografia do sistema vértebro-basilar injetando o contraste na carótida primitiva (punção percutânea) e ocluindo êste vaso, mediante compressão digital acima do nível da punção. Para maior aproveitamento do contraste, um manguito insuflado, até o desaparecimento do pulso radial, é colocado no braço. Com êste artifício visamos impedir que parte do contraste seja levado, inutilmente, para os vasos do membro superior. Os pormenores do método e os resultados serão descritos em trabalho que será publicado oportunamente.
publishDate 1955
dc.date.none.fl_str_mv 1955-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1955000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1955000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-282X1955000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.13 n.4 1955
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212741673910272