Epilepsia e educação pública
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1992000300008 |
Resumo: | Foi elaborado questionário para obter informações sobre as atitudes pessoais e o conhecimento geral sobre as epilepsias. Foram submetidos a esse questionário professores de primeiro e segundo graus de escolas particulares e públicas, bem como professores universitários de áreas médica e não médica, num total de 97 pessoas, restringindo-se à região da Grande São Paulo. Não foram observadas diferenças nos resultados obtidos dos professores de escolas públicas, quando comparados aos de escolas particulares. Taxa alta de desinformação foi encontrada nas questões referentes às atitudes diante de pessoa que esteja apresentando convulsão e, também, quanto ao conceito e à etiologia das epilepsias, inclusive entre professores de área médica. Concluímos que muitos professores (inclusive os de área médica) não têm conhecimentos suficientes a respeito das epilepsias. É evidente a necessidade de programa nacional direcionado não só aos professores mas, também, à população em geral, visando a levar a atitude mais positiva com relação aos epilépticos e a melhorar sua qualidade de vida e seu tratamento. |
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Foi elaborado questionário para obter informações sobre as atitudes pessoais e o conhecimento geral sobre as epilepsias. Foram submetidos a esse questionário professores de primeiro e segundo graus de escolas particulares e públicas, bem como professores universitários de áreas médica e não médica, num total de 97 pessoas, restringindo-se à região da Grande São Paulo. Não foram observadas diferenças nos resultados obtidos dos professores de escolas públicas, quando comparados aos de escolas particulares. Taxa alta de desinformação foi encontrada nas questões referentes às atitudes diante de pessoa que esteja apresentando convulsão e, também, quanto ao conceito e à etiologia das epilepsias, inclusive entre professores de área médica. Concluímos que muitos professores (inclusive os de área médica) não têm conhecimentos suficientes a respeito das epilepsias. É evidente a necessidade de programa nacional direcionado não só aos professores mas, também, à população em geral, visando a levar a atitude mais positiva com relação aos epilépticos e a melhorar sua qualidade de vida e seu tratamento. |
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