Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Gilberto Machado de
Data de Publicação: 1964
Outros Autores: Pereira,Walter C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1964000400004
Resumo: Geralmente as reoperações, em doentes com hérnia intra-raqueana dos discos intervertebrais lombares, proporcionam resultados satisfatórios, justificando estudo mais acurado dos casos considerados como fracassos cirúrgicos ou recidivas. Num total de 360 laminectomias e hemilaminectomias por hérnias discais foram encontrados 22 casos que exigiram reoperações. Os casos foram assim distribuídos: 1 - fracassos por falhas técnicas na primeira intervenção, 8 casos (em 2 foi explorado o espaço situado acima ou abaixo do disco herniado, em 5 o disco não foi retirado ou sua curetagem foi incompleta e em um a sintomatologia persistiu devido à presença de corpo estranho); 2 - recidivas, 14 casos (4 por fibrose pós-operatória, 9 por hérnia em outro disco e um por herniação no mesmo nível, do lado oposto. A análise do material apresentado permite salientar que: há necessidade de curetagem completa do disco lesado; as operações descompressivas não são justificadas; no pós-operatório, ao mesmo tempo em que se impõem cuidados fisioterápicos, os convalescentes devem evitar esforços físicos intensos; a mielografia é o exame ideal quando se estuda a possibilidade de reintervenção.
id ABNEURO-1_f58dd51b950743b427bde5e80e8ebcd2
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-282X1964000400004
network_acronym_str ABNEURO-1
network_name_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository_id_str
spelling Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombaresGeralmente as reoperações, em doentes com hérnia intra-raqueana dos discos intervertebrais lombares, proporcionam resultados satisfatórios, justificando estudo mais acurado dos casos considerados como fracassos cirúrgicos ou recidivas. Num total de 360 laminectomias e hemilaminectomias por hérnias discais foram encontrados 22 casos que exigiram reoperações. Os casos foram assim distribuídos: 1 - fracassos por falhas técnicas na primeira intervenção, 8 casos (em 2 foi explorado o espaço situado acima ou abaixo do disco herniado, em 5 o disco não foi retirado ou sua curetagem foi incompleta e em um a sintomatologia persistiu devido à presença de corpo estranho); 2 - recidivas, 14 casos (4 por fibrose pós-operatória, 9 por hérnia em outro disco e um por herniação no mesmo nível, do lado oposto. A análise do material apresentado permite salientar que: há necessidade de curetagem completa do disco lesado; as operações descompressivas não são justificadas; no pós-operatório, ao mesmo tempo em que se impõem cuidados fisioterápicos, os convalescentes devem evitar esforços físicos intensos; a mielografia é o exame ideal quando se estuda a possibilidade de reintervenção.Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO1964-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1964000400004Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.22 n.4 1964reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)instname:Academia Brasileira de Neurologiainstacron:ABNEUROinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Gilberto Machado dePereira,Walter C.por2013-08-16T00:00:00Zoai:scielo:S0004-282X1964000400004Revistahttp://www.scielo.br/anphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.arquivos@abneuro.org1678-42270004-282Xopendoar:2013-08-16T00:00Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
title Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
spellingShingle Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
Almeida,Gilberto Machado de
title_short Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
title_full Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
title_fullStr Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
title_full_unstemmed Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
title_sort Reoperações em hérnias intra-raqueanas dos discos intervertebrais lombares
author Almeida,Gilberto Machado de
author_facet Almeida,Gilberto Machado de
Pereira,Walter C.
author_role author
author2 Pereira,Walter C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Gilberto Machado de
Pereira,Walter C.
description Geralmente as reoperações, em doentes com hérnia intra-raqueana dos discos intervertebrais lombares, proporcionam resultados satisfatórios, justificando estudo mais acurado dos casos considerados como fracassos cirúrgicos ou recidivas. Num total de 360 laminectomias e hemilaminectomias por hérnias discais foram encontrados 22 casos que exigiram reoperações. Os casos foram assim distribuídos: 1 - fracassos por falhas técnicas na primeira intervenção, 8 casos (em 2 foi explorado o espaço situado acima ou abaixo do disco herniado, em 5 o disco não foi retirado ou sua curetagem foi incompleta e em um a sintomatologia persistiu devido à presença de corpo estranho); 2 - recidivas, 14 casos (4 por fibrose pós-operatória, 9 por hérnia em outro disco e um por herniação no mesmo nível, do lado oposto. A análise do material apresentado permite salientar que: há necessidade de curetagem completa do disco lesado; as operações descompressivas não são justificadas; no pós-operatório, ao mesmo tempo em que se impõem cuidados fisioterápicos, os convalescentes devem evitar esforços físicos intensos; a mielografia é o exame ideal quando se estuda a possibilidade de reintervenção.
publishDate 1964
dc.date.none.fl_str_mv 1964-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1964000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1964000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
publisher.none.fl_str_mv Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Neuro-Psiquiatria v.22 n.4 1964
reponame:Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
instname:Academia Brasileira de Neurologia
instacron:ABNEURO
instname_str Academia Brasileira de Neurologia
instacron_str ABNEURO
institution ABNEURO
reponame_str Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
collection Arquivos de neuro-psiquiatria (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de neuro-psiquiatria (Online) - Academia Brasileira de Neurologia
repository.mail.fl_str_mv ||revista.arquivos@abneuro.org
_version_ 1754212742481313792