Mantenedores e recuperadores de espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caputo, Gabrielly Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1353
Resumo: Objetivo: esta mesa clínica tem por objetivo mostrar aos acadêmicos de Odontologia e aos cirurgiões-dentistas, quais os tipos de aparelhos mais usados na Ortodontia preventiva e interceptativa e quais suas indicações. Revisão de Literatura: a dentição decídua é importante para o bom desempenho nas funções mastigatórias, articulação, fonação e oclusão. Os dentes decíduos são essenciais para guiar a erupção dos sucessores permanentes, manter a oclusão normal e o tamanho da arcada, assim, mantendo um equilíbrio estrutural e funcional. Por isso, é necessário ter sua manutenção até a época de esfoliação ideal. Quando um dente decíduo é perdido precocemente é necessário empregar a ortodontia preventiva e/ou interceptativa para manter o tamanho do arco dentário. Os mantenedores de espaço são dispositivos ortodônticos que substituem um ou mais dentes decíduos e são utilizados para preservar o espaço destinado ao dente permanente sucessor, sem que este se torne impactado ou sofra desvios durante sua irrupção. Os tipos de mantenedores de espaço são: fixos (funcionais e não funcionais) e os removíveis funcionais. Já os recuperadores de espaço são dispositivos dinâmicos, cuja finalidade é recuperar espaços nos casos em que o diâmetro mesiodistal, destinado ao dente permanente em fase de erupção, foi perdido parcialmente ou totalmente. Conclusão: para um bom acompanhamento do desenvolvimento da oclusão das crianças e adolescentes, faz-se necessário o conhecimento das técnicas e aparatos adequados para a manutenção do correto cumprimento dos arcos dentários até a formação completa da dentição permanente.
id ABO-1_3018fca026c6efeeaa7da46ee2835b60
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1353
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Mantenedores e recuperadores de espaçoMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Ortodontia preventiva e inteceptativa; Mantenedores de espaço; Recuperadores de espaçoObjetivo: esta mesa clínica tem por objetivo mostrar aos acadêmicos de Odontologia e aos cirurgiões-dentistas, quais os tipos de aparelhos mais usados na Ortodontia preventiva e interceptativa e quais suas indicações. Revisão de Literatura: a dentição decídua é importante para o bom desempenho nas funções mastigatórias, articulação, fonação e oclusão. Os dentes decíduos são essenciais para guiar a erupção dos sucessores permanentes, manter a oclusão normal e o tamanho da arcada, assim, mantendo um equilíbrio estrutural e funcional. Por isso, é necessário ter sua manutenção até a época de esfoliação ideal. Quando um dente decíduo é perdido precocemente é necessário empregar a ortodontia preventiva e/ou interceptativa para manter o tamanho do arco dentário. Os mantenedores de espaço são dispositivos ortodônticos que substituem um ou mais dentes decíduos e são utilizados para preservar o espaço destinado ao dente permanente sucessor, sem que este se torne impactado ou sofra desvios durante sua irrupção. Os tipos de mantenedores de espaço são: fixos (funcionais e não funcionais) e os removíveis funcionais. Já os recuperadores de espaço são dispositivos dinâmicos, cuja finalidade é recuperar espaços nos casos em que o diâmetro mesiodistal, destinado ao dente permanente em fase de erupção, foi perdido parcialmente ou totalmente. Conclusão: para um bom acompanhamento do desenvolvimento da oclusão das crianças e adolescentes, faz-se necessário o conhecimento das técnicas e aparatos adequados para a manutenção do correto cumprimento dos arcos dentários até a formação completa da dentição permanente.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroCaputo, Gabrielly Lima2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/135310.18363/rbo.v75.2018.e1353Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 115Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 1151984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1353/881Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T12:15:30Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1353Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-02-28T12:15:30Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Mantenedores e recuperadores de espaço
title Mantenedores e recuperadores de espaço
spellingShingle Mantenedores e recuperadores de espaço
Caputo, Gabrielly Lima
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Ortodontia preventiva e inteceptativa; Mantenedores de espaço; Recuperadores de espaço
title_short Mantenedores e recuperadores de espaço
title_full Mantenedores e recuperadores de espaço
title_fullStr Mantenedores e recuperadores de espaço
title_full_unstemmed Mantenedores e recuperadores de espaço
title_sort Mantenedores e recuperadores de espaço
author Caputo, Gabrielly Lima
author_facet Caputo, Gabrielly Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caputo, Gabrielly Lima
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Ortodontia preventiva e inteceptativa; Mantenedores de espaço; Recuperadores de espaço
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Ortodontia preventiva e inteceptativa; Mantenedores de espaço; Recuperadores de espaço
description Objetivo: esta mesa clínica tem por objetivo mostrar aos acadêmicos de Odontologia e aos cirurgiões-dentistas, quais os tipos de aparelhos mais usados na Ortodontia preventiva e interceptativa e quais suas indicações. Revisão de Literatura: a dentição decídua é importante para o bom desempenho nas funções mastigatórias, articulação, fonação e oclusão. Os dentes decíduos são essenciais para guiar a erupção dos sucessores permanentes, manter a oclusão normal e o tamanho da arcada, assim, mantendo um equilíbrio estrutural e funcional. Por isso, é necessário ter sua manutenção até a época de esfoliação ideal. Quando um dente decíduo é perdido precocemente é necessário empregar a ortodontia preventiva e/ou interceptativa para manter o tamanho do arco dentário. Os mantenedores de espaço são dispositivos ortodônticos que substituem um ou mais dentes decíduos e são utilizados para preservar o espaço destinado ao dente permanente sucessor, sem que este se torne impactado ou sofra desvios durante sua irrupção. Os tipos de mantenedores de espaço são: fixos (funcionais e não funcionais) e os removíveis funcionais. Já os recuperadores de espaço são dispositivos dinâmicos, cuja finalidade é recuperar espaços nos casos em que o diâmetro mesiodistal, destinado ao dente permanente em fase de erupção, foi perdido parcialmente ou totalmente. Conclusão: para um bom acompanhamento do desenvolvimento da oclusão das crianças e adolescentes, faz-se necessário o conhecimento das técnicas e aparatos adequados para a manutenção do correto cumprimento dos arcos dentários até a formação completa da dentição permanente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1353
10.18363/rbo.v75.2018.e1353
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1353
identifier_str_mv 10.18363/rbo.v75.2018.e1353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1353/881
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 115
Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 115
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313205309636608