Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Any Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1239
Resumo: Objetivo:As exodontias de elementos dentários geram sempre uma lesão tecidual, em contra partida o organismo humano tem a capacidade de reparar essas lesões, e de reposição de estruturas orgânicas nesses locais de tecido lesados e somente por conta dessa capacidade que podemos exercer a cirurgia de forma terapêutica. O trabalho tem como objetivo explicar todo o processo de reparo alveolar, e a interferência que a curetagem tem na cronologia desse reparo através de uma revisão de literatura. Revisão de Literatura: Através dessa revisão de literatura foi visto que a cicatrização alveolar ocorre por um reparo por segunda intenção, que começa com uma seqüência de inflamação, epitelização, fibroplasia e remodelação e que vários fatores locais são capazes de interferir na cronologia do processo de reparo alveolar, como por exemplo a curetagem alveolar. Estudos da década de 80 na Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Carvalho e Okamoto (1987), mostraram através de pesquisas com alvéolos de ratos após a extração de dentes hígidos, o processo de reparo alveolar e as consequências da curetagem na cronologia da cicatrização de feridas na cavidade oral. Conclusão: Concluiu-se então, que em um dente hígido a curetagem intra-alveolar acarreta no atraso da cicatrização, logo ela só é indicada quando possui lesão.
id ABO-1_3d417cb7c50d5e5a30bc6ddca095c387
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1239
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Interferência da curetagem no processo de reparo alveolarMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Reparo alveolar; Curetagem alveolar; Células tronco mesenquimaisObjetivo:As exodontias de elementos dentários geram sempre uma lesão tecidual, em contra partida o organismo humano tem a capacidade de reparar essas lesões, e de reposição de estruturas orgânicas nesses locais de tecido lesados e somente por conta dessa capacidade que podemos exercer a cirurgia de forma terapêutica. O trabalho tem como objetivo explicar todo o processo de reparo alveolar, e a interferência que a curetagem tem na cronologia desse reparo através de uma revisão de literatura. Revisão de Literatura: Através dessa revisão de literatura foi visto que a cicatrização alveolar ocorre por um reparo por segunda intenção, que começa com uma seqüência de inflamação, epitelização, fibroplasia e remodelação e que vários fatores locais são capazes de interferir na cronologia do processo de reparo alveolar, como por exemplo a curetagem alveolar. Estudos da década de 80 na Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Carvalho e Okamoto (1987), mostraram através de pesquisas com alvéolos de ratos após a extração de dentes hígidos, o processo de reparo alveolar e as consequências da curetagem na cronologia da cicatrização de feridas na cavidade oral. Conclusão: Concluiu-se então, que em um dente hígido a curetagem intra-alveolar acarreta no atraso da cicatrização, logo ela só é indicada quando possui lesão.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroBarros, Any Pinto2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da Literaturaapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/123910.18363/rbo.v75.2018.e1239Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 23Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 231984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1239/pdfRio de Janeiro; Brasil; América LatinaContemporâneaDireitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T12:15:21Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1239Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-02-28T12:15:21Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
title Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
spellingShingle Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
Barros, Any Pinto
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Reparo alveolar; Curetagem alveolar; Células tronco mesenquimais
title_short Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
title_full Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
title_fullStr Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
title_full_unstemmed Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
title_sort Interferência da curetagem no processo de reparo alveolar
author Barros, Any Pinto
author_facet Barros, Any Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Any Pinto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Reparo alveolar; Curetagem alveolar; Células tronco mesenquimais
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Reparo alveolar; Curetagem alveolar; Células tronco mesenquimais
description Objetivo:As exodontias de elementos dentários geram sempre uma lesão tecidual, em contra partida o organismo humano tem a capacidade de reparar essas lesões, e de reposição de estruturas orgânicas nesses locais de tecido lesados e somente por conta dessa capacidade que podemos exercer a cirurgia de forma terapêutica. O trabalho tem como objetivo explicar todo o processo de reparo alveolar, e a interferência que a curetagem tem na cronologia desse reparo através de uma revisão de literatura. Revisão de Literatura: Através dessa revisão de literatura foi visto que a cicatrização alveolar ocorre por um reparo por segunda intenção, que começa com uma seqüência de inflamação, epitelização, fibroplasia e remodelação e que vários fatores locais são capazes de interferir na cronologia do processo de reparo alveolar, como por exemplo a curetagem alveolar. Estudos da década de 80 na Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Carvalho e Okamoto (1987), mostraram através de pesquisas com alvéolos de ratos após a extração de dentes hígidos, o processo de reparo alveolar e as consequências da curetagem na cronologia da cicatrização de feridas na cavidade oral. Conclusão: Concluiu-se então, que em um dente hígido a curetagem intra-alveolar acarreta no atraso da cicatrização, logo ela só é indicada quando possui lesão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1239
10.18363/rbo.v75.2018.e1239
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1239
identifier_str_mv 10.18363/rbo.v75.2018.e1239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1239/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro; Brasil; América Latina
Contemporânea

dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 23
Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 23
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313205617917952