Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eveline Perrut de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1325
Resumo: Objetivo: o traumatismo dentário (TD) é considerado qualquer dano de natureza física, química ou térmica que afeta um ou mais dentes da cavidade bucal, ocorrendo com alta incidência em crianças devido à baixa capacidade motora. Pode resultar em dentes fraturados, deslocados ou perdidos. A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte. Desse modo, o objetivo desse trabalho é relatar um caso de luxação lateral tratado com abordagem conservadora. Relato de Caso: paciente do sexo masculino, quatro anos, trauma do elemento 51 por queda da própria altura. A procura pelo atendimento foi imediata. Com base nos exames clínico e radiográfico, pode-se observar deslocamento da coroa para a palatina, sem rompimento do ligamento periodontal, sem interferência oclusal e também sem afetar o germe do sucessor. O diagnóstico foi de luxação lateral com deslocamento para palatina. Optou-se, então, por um tratamento conservador, aguardando o reposicionamento espontâneo. Conclusão: pode-se observar o sucesso com o tratamento abordado e bom prognóstico. Assim, ressalta-se a importância dos responsáveis em buscar atendimento odontológico logo após o acidente, e, dos profissionais, a necessidade de implementar correta conduta frente a um TD.
id ABO-1_400f313335c1c296a16fac0d0da8455b
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1325
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de casoMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Odontopediatria; Traumatismos dentários; Dente decíduoObjetivo: o traumatismo dentário (TD) é considerado qualquer dano de natureza física, química ou térmica que afeta um ou mais dentes da cavidade bucal, ocorrendo com alta incidência em crianças devido à baixa capacidade motora. Pode resultar em dentes fraturados, deslocados ou perdidos. A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte. Desse modo, o objetivo desse trabalho é relatar um caso de luxação lateral tratado com abordagem conservadora. Relato de Caso: paciente do sexo masculino, quatro anos, trauma do elemento 51 por queda da própria altura. A procura pelo atendimento foi imediata. Com base nos exames clínico e radiográfico, pode-se observar deslocamento da coroa para a palatina, sem rompimento do ligamento periodontal, sem interferência oclusal e também sem afetar o germe do sucessor. O diagnóstico foi de luxação lateral com deslocamento para palatina. Optou-se, então, por um tratamento conservador, aguardando o reposicionamento espontâneo. Conclusão: pode-se observar o sucesso com o tratamento abordado e bom prognóstico. Assim, ressalta-se a importância dos responsáveis em buscar atendimento odontológico logo após o acidente, e, dos profissionais, a necessidade de implementar correta conduta frente a um TD.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroSilva, Eveline Perrut de Carvalho2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/132510.18363/rbo.v75.2018.e1325Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 90Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 901984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1325/855Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T12:15:26Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1325Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-02-28T12:15:26Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
title Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
spellingShingle Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
Silva, Eveline Perrut de Carvalho
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Odontopediatria; Traumatismos dentários; Dente decíduo
title_short Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
title_full Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
title_fullStr Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
title_full_unstemmed Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
title_sort Tratamento conservador de luxação lateral na dentição decídua: relato de caso
author Silva, Eveline Perrut de Carvalho
author_facet Silva, Eveline Perrut de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eveline Perrut de Carvalho
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Odontopediatria; Traumatismos dentários; Dente decíduo
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Odontopediatria; Traumatismos dentários; Dente decíduo
description Objetivo: o traumatismo dentário (TD) é considerado qualquer dano de natureza física, química ou térmica que afeta um ou mais dentes da cavidade bucal, ocorrendo com alta incidência em crianças devido à baixa capacidade motora. Pode resultar em dentes fraturados, deslocados ou perdidos. A luxação lateral é um tipo comum de TD de alta intensidade, causando deslocamento do elemento em uma direção diferente da axial. O ligamento periodontal é rompido e ocorre contusão ou fratura do tecido ósseo alveolar de suporte. Desse modo, o objetivo desse trabalho é relatar um caso de luxação lateral tratado com abordagem conservadora. Relato de Caso: paciente do sexo masculino, quatro anos, trauma do elemento 51 por queda da própria altura. A procura pelo atendimento foi imediata. Com base nos exames clínico e radiográfico, pode-se observar deslocamento da coroa para a palatina, sem rompimento do ligamento periodontal, sem interferência oclusal e também sem afetar o germe do sucessor. O diagnóstico foi de luxação lateral com deslocamento para palatina. Optou-se, então, por um tratamento conservador, aguardando o reposicionamento espontâneo. Conclusão: pode-se observar o sucesso com o tratamento abordado e bom prognóstico. Assim, ressalta-se a importância dos responsáveis em buscar atendimento odontológico logo após o acidente, e, dos profissionais, a necessidade de implementar correta conduta frente a um TD.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1325
10.18363/rbo.v75.2018.e1325
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1325
identifier_str_mv 10.18363/rbo.v75.2018.e1325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1325/855
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 90
Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 90
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313205393522688