Remodelação estética/funcional com resina composta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barceleiro, Marcos de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1303
Resumo: Objetivo: relatar o caso de um paciente com diastemas e mordida aberta anterior, demonstrando a utilização da resina composta para remodelar a estética e devolver a função, conservando a estrutura dentária. Relato de Caso: nossa proposta foi realizar o fechamento dos diastemas entre os dentes anterossuperiores e mordida aberta anterior, com restaurações de resina composta de canino à canino, dando a estes uma nova forma, no intuito de melhorar a estética do sorriso. Os diastemas dentários são corriqueiros nas clínicas odontológicas e, muitas vezes, representam um problema estético para os pacientes e um desafio para os profissionais. Não apenas a estética deve ser considerada, mas também, a conservação de estrutura dentária, tempo e custo. O fechamento de diastemas em resina composta é cada vez mais utilizado na prática clínica, por ser um dos tratamentos mais conservadores para casos em que se faz necessária a correção da forma, cor ou posicionamento das estruturas dentárias anteriores. Devido às melhorias das propriedades mecânicas e físicas das resinas compostas modernas e dos avanços alcançados na área dos adesivos, atualmente é possível usar esses materiais para realizar restaurações funcionais e estéticas, de maneira que apresentem longevidade satisfatória e ainda proporcionem um alto grau de satisfação pelos pacientes. Conclusão: observou-se o aspecto final e a satisfação relatada pelo paciente e concluiu-se que a utilização de resinas compostas pode facilitar a técnica nos casos de fechamento de diastemas e mordida aberta anterior, permitindo naturalidade, além de ser um tratamento conservador e com excelente resultado estético.
id ABO-1_6571816e33c92a640080a1dafd52a486
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1303
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Remodelação estética/funcional com resina compostaMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Resinas compostas; Diastemas; Mordida aberta; Materiais dentáriosObjetivo: relatar o caso de um paciente com diastemas e mordida aberta anterior, demonstrando a utilização da resina composta para remodelar a estética e devolver a função, conservando a estrutura dentária. Relato de Caso: nossa proposta foi realizar o fechamento dos diastemas entre os dentes anterossuperiores e mordida aberta anterior, com restaurações de resina composta de canino à canino, dando a estes uma nova forma, no intuito de melhorar a estética do sorriso. Os diastemas dentários são corriqueiros nas clínicas odontológicas e, muitas vezes, representam um problema estético para os pacientes e um desafio para os profissionais. Não apenas a estética deve ser considerada, mas também, a conservação de estrutura dentária, tempo e custo. O fechamento de diastemas em resina composta é cada vez mais utilizado na prática clínica, por ser um dos tratamentos mais conservadores para casos em que se faz necessária a correção da forma, cor ou posicionamento das estruturas dentárias anteriores. Devido às melhorias das propriedades mecânicas e físicas das resinas compostas modernas e dos avanços alcançados na área dos adesivos, atualmente é possível usar esses materiais para realizar restaurações funcionais e estéticas, de maneira que apresentem longevidade satisfatória e ainda proporcionem um alto grau de satisfação pelos pacientes. Conclusão: observou-se o aspecto final e a satisfação relatada pelo paciente e concluiu-se que a utilização de resinas compostas pode facilitar a técnica nos casos de fechamento de diastemas e mordida aberta anterior, permitindo naturalidade, além de ser um tratamento conservador e com excelente resultado estético.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroBarceleiro, Marcos de Oliveira2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/130310.18363/rbo.v75.2018.e1303Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 71Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 711984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1303/836Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T12:15:23Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1303Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-02-28T12:15:23Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Remodelação estética/funcional com resina composta
title Remodelação estética/funcional com resina composta
spellingShingle Remodelação estética/funcional com resina composta
Barceleiro, Marcos de Oliveira
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Resinas compostas; Diastemas; Mordida aberta; Materiais dentários
title_short Remodelação estética/funcional com resina composta
title_full Remodelação estética/funcional com resina composta
title_fullStr Remodelação estética/funcional com resina composta
title_full_unstemmed Remodelação estética/funcional com resina composta
title_sort Remodelação estética/funcional com resina composta
author Barceleiro, Marcos de Oliveira
author_facet Barceleiro, Marcos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barceleiro, Marcos de Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Resinas compostas; Diastemas; Mordida aberta; Materiais dentários
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Resinas compostas; Diastemas; Mordida aberta; Materiais dentários
description Objetivo: relatar o caso de um paciente com diastemas e mordida aberta anterior, demonstrando a utilização da resina composta para remodelar a estética e devolver a função, conservando a estrutura dentária. Relato de Caso: nossa proposta foi realizar o fechamento dos diastemas entre os dentes anterossuperiores e mordida aberta anterior, com restaurações de resina composta de canino à canino, dando a estes uma nova forma, no intuito de melhorar a estética do sorriso. Os diastemas dentários são corriqueiros nas clínicas odontológicas e, muitas vezes, representam um problema estético para os pacientes e um desafio para os profissionais. Não apenas a estética deve ser considerada, mas também, a conservação de estrutura dentária, tempo e custo. O fechamento de diastemas em resina composta é cada vez mais utilizado na prática clínica, por ser um dos tratamentos mais conservadores para casos em que se faz necessária a correção da forma, cor ou posicionamento das estruturas dentárias anteriores. Devido às melhorias das propriedades mecânicas e físicas das resinas compostas modernas e dos avanços alcançados na área dos adesivos, atualmente é possível usar esses materiais para realizar restaurações funcionais e estéticas, de maneira que apresentem longevidade satisfatória e ainda proporcionem um alto grau de satisfação pelos pacientes. Conclusão: observou-se o aspecto final e a satisfação relatada pelo paciente e concluiu-se que a utilização de resinas compostas pode facilitar a técnica nos casos de fechamento de diastemas e mordida aberta anterior, permitindo naturalidade, além de ser um tratamento conservador e com excelente resultado estético.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1303
10.18363/rbo.v75.2018.e1303
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1303
identifier_str_mv 10.18363/rbo.v75.2018.e1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1303/836
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 71
Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 71
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313204817854464