Acessibilidade à saúde bucal de pessoas com Deficiência Intelectual na perspectiva do cuidador: uma avaliação qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francielle Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Nayara Silva, Gavina, Victor Pinheiro, Silveira, Flávia Maia, Espirito Santo, Tiago Martins do, Assaf, Andréa Videira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1107
Resumo: Objetivo: acessar e identificar barreiras à atenção à saúde bucal de pessoas com deficiência intelectual (DI), na perspectiva dos cuidadores. Material e métodos: a amostra aleatória foi composta por 55 cuidadores de pessoas com DI e um roteiro de entrevista com abordagem qualitativa foi aplicado para aprofundar o entendimento deste grupo sobre acessibilidade aos serviços de saúde bucal. A análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Método do Sujeito Coletivo. Resultados: nós observaram algumas barreiras ao acesso e cuidados à saúde bucal de pacientes com deficiência, tais como: falta de estrutura e organização do serviço, formação deficiente de profissionais para atendimento, entre outros. Além disso, os cuidados de saúde dentro de uma prática pouco remunerada e fracamente baseada na promoção da saúde foram outros fatores que comprometeu o acesso de pessoas com ID. Conclusão: a avaliação de acesso é extremamente importante, pois permite o reordenamento de ações e serviços de acordo com as necessidades dos usuários. Entretanto, apesar dos avanços, o paciente com DI ainda enfrenta barreiras, basicamente à acessibilidade ao tratamento realizado por profissionais, a recepção e baixa gestão.
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