Acessibilidade à saúde bucal de pessoas com Deficiência Intelectual na perspectiva do cuidador: uma avaliação qualitativa
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Odontologia |
Texto Completo: | https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1107 |
Resumo: | Objetivo: acessar e identificar barreiras à atenção à saúde bucal de pessoas com deficiência intelectual (DI), na perspectiva dos cuidadores. Material e métodos: a amostra aleatória foi composta por 55 cuidadores de pessoas com DI e um roteiro de entrevista com abordagem qualitativa foi aplicado para aprofundar o entendimento deste grupo sobre acessibilidade aos serviços de saúde bucal. A análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Método do Sujeito Coletivo. Resultados: nós observaram algumas barreiras ao acesso e cuidados à saúde bucal de pacientes com deficiência, tais como: falta de estrutura e organização do serviço, formação deficiente de profissionais para atendimento, entre outros. Além disso, os cuidados de saúde dentro de uma prática pouco remunerada e fracamente baseada na promoção da saúde foram outros fatores que comprometeu o acesso de pessoas com ID. Conclusão: a avaliação de acesso é extremamente importante, pois permite o reordenamento de ações e serviços de acordo com as necessidades dos usuários. Entretanto, apesar dos avanços, o paciente com DI ainda enfrenta barreiras, basicamente à acessibilidade ao tratamento realizado por profissionais, a recepção e baixa gestão. |
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Acessibilidade à saúde bucal de pessoas com Deficiência Intelectual na perspectiva do cuidador: uma avaliação qualitativaAccessibility to the oral health of people with Intellectual Disabilities from the caregiver’s perspective: a qualitative evaluationMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Acesso aos Serviços de saúde; Saúde Bucal; Deficiência IntelectualDENTAL MEDICINE (DENTISTRY)Health services accessibility; Oral Health; Intellectual disabilitiesObjetivo: acessar e identificar barreiras à atenção à saúde bucal de pessoas com deficiência intelectual (DI), na perspectiva dos cuidadores. Material e métodos: a amostra aleatória foi composta por 55 cuidadores de pessoas com DI e um roteiro de entrevista com abordagem qualitativa foi aplicado para aprofundar o entendimento deste grupo sobre acessibilidade aos serviços de saúde bucal. A análise qualitativa foi realizada por meio do Discurso do Método do Sujeito Coletivo. Resultados: nós observaram algumas barreiras ao acesso e cuidados à saúde bucal de pacientes com deficiência, tais como: falta de estrutura e organização do serviço, formação deficiente de profissionais para atendimento, entre outros. Além disso, os cuidados de saúde dentro de uma prática pouco remunerada e fracamente baseada na promoção da saúde foram outros fatores que comprometeu o acesso de pessoas com ID. Conclusão: a avaliação de acesso é extremamente importante, pois permite o reordenamento de ações e serviços de acordo com as necessidades dos usuários. Entretanto, apesar dos avanços, o paciente com DI ainda enfrenta barreiras, basicamente à acessibilidade ao tratamento realizado por profissionais, a recepção e baixa gestão.Objective: to access and identify barriers to oral health care of people with intellectual disabilities (ID), from the caregivers’ perspective. Material and Methods: the random sample was composed of 55 caregivers of people with ID and an interview script with a qualitative approach was applied to deepen the understanding of this group about oral health services accessibility. The qualitative analysis was performed through the Discourse of the Collective Subject Method. Results: we observed some barriers to access and care to oral health to patients with disabilities, such as: lack of structure and organization of the service, deficient training of professionals for attendance, among others. In addition, the health care within a practice little paid in and weakly based on health promotion were other factors that compromised the access of people with ID. Conclusion: the access evaluation is extremely important, because it allows the reordering of actions and services according to the users’ needs. However, despite the advances, the patient with ID still has been facing barriers, basically to the accessibility to treatment performed by professionals, to reception and low management.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroAlves, Francielle RibeiroAlves, Nayara SilvaGavina, Victor PinheiroSilveira, Flávia MaiaEspirito Santo, Tiago Martins doAssaf, Andréa Videira2018-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOriginal ArticleArtigo Originalapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/110710.18363/rbo.v75.2018.e1107Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018); 1/7Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018); 1/71984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOenghttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1107/700https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/downloadSuppFile/1107/1499https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/downloadSuppFile/1107/1500https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/downloadSuppFile/1107/1501https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/downloadSuppFile/1107/1502https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/downloadSuppFile/1107/1503https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/downloadSuppFile/1107/1504Rio de Janeiro; BrasilidadeRio de Janeiro; BrazilAgeDireitos autorais 2018 Rev. Bras. Odontol.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-06T15:46:43Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1107Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-08-06T15:46:43Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false |
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