Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Isadora Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Odontologia
Texto Completo: https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1235
Resumo: Objetivo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o uso articaína, especificamente abordando suas indicações, contraindicações e vantagens na odontologia. Revisão de Literatura: A articaína é um anestésico local classificado como do tipo amida e mais utilizado na Alemanha e nos Estados Unidos, sendo indicado para a realização de bloqueios anestésicos locais ou periféricos de nervos. Apresenta como suas características início de ação rápido, baixa toxicidade, biotransformação diferenciada, menor meia vida e a maior potência dentre todos os sais anestésicos utilizados em odontologia. Além disso, apresenta alta penetração e alta difusão tecidual, garantindo assim uma maior segurança e confiabilidade no seu uso durante as práticas cirúrgico-clinicas. A grande vantagem apresentada por esse composto, é a sua capacidade de se difundir por tecidos moles e duros de forma mais efetiva devido a sua maior lipossolubilidade, quando comparado a outros anestésicos. Apesar de apresentar uma gama de características positivas, alguns estudos levantados mostraram a relação deste anestésico associado a casos de parestesias, além de ser contraindicada para pacientes anêmicos, insuficiência cardíaca ou respiratória com hipóxia e pacientes alérgicos a enxofre. Conclusão: Ainda que haja relatos controversos sobre as vantagens da articaína em comparação com os demais anestésicos locais, não há evidencias conclusivas que demonstre neurotoxicidade ou propriedades anestésicas significativamente superiores da articaína para procedimentos odontológicos.
id ABO-1_d3aaf6f603ea2bf7a4ef32b2f83f3f22
oai_identifier_str oai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1235
network_acronym_str ABO-1
network_name_str Revista Brasileira de Odontologia
repository_id_str
spelling Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésicaMEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)Farmacologia; Anestesiologia; Articaína.Objetivo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o uso articaína, especificamente abordando suas indicações, contraindicações e vantagens na odontologia. Revisão de Literatura: A articaína é um anestésico local classificado como do tipo amida e mais utilizado na Alemanha e nos Estados Unidos, sendo indicado para a realização de bloqueios anestésicos locais ou periféricos de nervos. Apresenta como suas características início de ação rápido, baixa toxicidade, biotransformação diferenciada, menor meia vida e a maior potência dentre todos os sais anestésicos utilizados em odontologia. Além disso, apresenta alta penetração e alta difusão tecidual, garantindo assim uma maior segurança e confiabilidade no seu uso durante as práticas cirúrgico-clinicas. A grande vantagem apresentada por esse composto, é a sua capacidade de se difundir por tecidos moles e duros de forma mais efetiva devido a sua maior lipossolubilidade, quando comparado a outros anestésicos. Apesar de apresentar uma gama de características positivas, alguns estudos levantados mostraram a relação deste anestésico associado a casos de parestesias, além de ser contraindicada para pacientes anêmicos, insuficiência cardíaca ou respiratória com hipóxia e pacientes alérgicos a enxofre. Conclusão: Ainda que haja relatos controversos sobre as vantagens da articaína em comparação com os demais anestésicos locais, não há evidencias conclusivas que demonstre neurotoxicidade ou propriedades anestésicas significativamente superiores da articaína para procedimentos odontológicos.Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de JaneiroCorrêa, Isadora Oliveira2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da Literaturaapplication/pdfhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/123510.18363/rbo.v75.2018.e1235Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 19Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 191984-3747reponame:Revista Brasileira de Odontologiainstname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)instacron:ABOporhttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1235/pdfRio de Janeiro; Brasil; América LatinaContemporâneaDireitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T12:15:21Zoai:revista_aborj_org_br.www.revista.aborj.org.br:article/1235Revistahttps://revista.aborj.org.br/index.php/rboONGhttp://www.revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oaihttps://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai0034-72721984-3747opendoar:2019-02-28T12:15:21Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)false
dc.title.none.fl_str_mv Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
title Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
spellingShingle Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
Corrêa, Isadora Oliveira
MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Farmacologia; Anestesiologia; Articaína.
title_short Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
title_full Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
title_fullStr Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
title_full_unstemmed Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
title_sort Articaína: mitos e verdades sobre o uso dessa solução anestésica
author Corrêa, Isadora Oliveira
author_facet Corrêa, Isadora Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Isadora Oliveira
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Farmacologia; Anestesiologia; Articaína.
topic MEDICINA DENTÁRIA (ODONTOLOGIA)
Farmacologia; Anestesiologia; Articaína.
description Objetivo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre o uso articaína, especificamente abordando suas indicações, contraindicações e vantagens na odontologia. Revisão de Literatura: A articaína é um anestésico local classificado como do tipo amida e mais utilizado na Alemanha e nos Estados Unidos, sendo indicado para a realização de bloqueios anestésicos locais ou periféricos de nervos. Apresenta como suas características início de ação rápido, baixa toxicidade, biotransformação diferenciada, menor meia vida e a maior potência dentre todos os sais anestésicos utilizados em odontologia. Além disso, apresenta alta penetração e alta difusão tecidual, garantindo assim uma maior segurança e confiabilidade no seu uso durante as práticas cirúrgico-clinicas. A grande vantagem apresentada por esse composto, é a sua capacidade de se difundir por tecidos moles e duros de forma mais efetiva devido a sua maior lipossolubilidade, quando comparado a outros anestésicos. Apesar de apresentar uma gama de características positivas, alguns estudos levantados mostraram a relação deste anestésico associado a casos de parestesias, além de ser contraindicada para pacientes anêmicos, insuficiência cardíaca ou respiratória com hipóxia e pacientes alérgicos a enxofre. Conclusão: Ainda que haja relatos controversos sobre as vantagens da articaína em comparação com os demais anestésicos locais, não há evidencias conclusivas que demonstre neurotoxicidade ou propriedades anestésicas significativamente superiores da articaína para procedimentos odontológicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1235
10.18363/rbo.v75.2018.e1235
url https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1235
identifier_str_mv 10.18363/rbo.v75.2018.e1235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/1235/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Odontologia
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Rio de Janeiro; Brasil; América Latina
Contemporânea

dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Odontologia - Seção Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 19
Revista Brasileira de Odontologia; v. 75 (2018): Suppl. 2; 19
1984-3747
reponame:Revista Brasileira de Odontologia
instname:Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron:ABO
instname_str Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
instacron_str ABO
institution ABO
reponame_str Revista Brasileira de Odontologia
collection Revista Brasileira de Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Odontologia - Associação Brasileira de Odontologia (ABO)
repository.mail.fl_str_mv https://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/oai
_version_ 1798313203904544768