Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iwahashi,Juliana Harumi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jardim,Isabela de Souza, Bento,Ricardo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600681
Resumo: O uso da prótese auditiva e a satisfação podem ser utilizados para determinar a efetividade da reabilitação auditiva, pouco investigada na população brasileira. OBJETIVO: Avaliar o uso da prótese auditiva em adultos atendidos num serviço público de saúde, as intervenções necessárias e a satisfação após um ano de adaptação. MÉTODO: Estudo prospectivo observacional transversal. Usuários de prótese auditiva foram convocados para avaliação formal do uso. RESULTADOS: Duzentos usuários de prótese auditiva compareceram à avaliação formal (perda de 47% da amostra inicial); 76,5% dos usuários avaliados mantiveram o uso bilateral, 10,5% unilateral e 13% nenhuma; 99,5% necessitaram de algum tipo de intervenção. Os usuários que mantiveram o uso foram considerados "satisfeitos". CONCLUSÃO: Os usuários de prótese auditiva atendidos no serviço público de saúde em questão apresentam dificuldade para comparecer às consultas de seguimento. A maioria dos indivíduos avaliados manteve o uso da prótese auditiva; entretanto, praticamente todos necessitaram de algum tipo de intervenção. Apesar do alto grau de satisfação, estes achados não contemplaram os indivíduos que não compareceram à avaliação formal, que poderiam representar os menos aderidos ao tratamento. Os dados evidenciaram a necessidade de seguimento periódico para garantir a efetividade do uso da prótese auditiva em longo prazo.
id ABORL-F-1_1401a56192730ebd0e9568d7e1cc2a42
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942013000600681
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúdeadultoauxiliares de audiçãoperda auditivasaúde públicasistema único de saúdeO uso da prótese auditiva e a satisfação podem ser utilizados para determinar a efetividade da reabilitação auditiva, pouco investigada na população brasileira. OBJETIVO: Avaliar o uso da prótese auditiva em adultos atendidos num serviço público de saúde, as intervenções necessárias e a satisfação após um ano de adaptação. MÉTODO: Estudo prospectivo observacional transversal. Usuários de prótese auditiva foram convocados para avaliação formal do uso. RESULTADOS: Duzentos usuários de prótese auditiva compareceram à avaliação formal (perda de 47% da amostra inicial); 76,5% dos usuários avaliados mantiveram o uso bilateral, 10,5% unilateral e 13% nenhuma; 99,5% necessitaram de algum tipo de intervenção. Os usuários que mantiveram o uso foram considerados "satisfeitos". CONCLUSÃO: Os usuários de prótese auditiva atendidos no serviço público de saúde em questão apresentam dificuldade para comparecer às consultas de seguimento. A maioria dos indivíduos avaliados manteve o uso da prótese auditiva; entretanto, praticamente todos necessitaram de algum tipo de intervenção. Apesar do alto grau de satisfação, estes achados não contemplaram os indivíduos que não compareceram à avaliação formal, que poderiam representar os menos aderidos ao tratamento. Os dados evidenciaram a necessidade de seguimento periódico para garantir a efetividade do uso da prótese auditiva em longo prazo. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600681Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.6 2013reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20130126info:eu-repo/semantics/openAccessIwahashi,Juliana HarumiJardim,Isabela de SouzaBento,Ricardo Ferreirapor2015-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942013000600681Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-07-24T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
title Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
spellingShingle Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
Iwahashi,Juliana Harumi
adulto
auxiliares de audição
perda auditiva
saúde pública
sistema único de saúde
title_short Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
title_full Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
title_fullStr Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
title_full_unstemmed Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
title_sort Resultado do uso da prótese auditiva adaptada em serviço público de saúde
author Iwahashi,Juliana Harumi
author_facet Iwahashi,Juliana Harumi
Jardim,Isabela de Souza
Bento,Ricardo Ferreira
author_role author
author2 Jardim,Isabela de Souza
Bento,Ricardo Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iwahashi,Juliana Harumi
Jardim,Isabela de Souza
Bento,Ricardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv adulto
auxiliares de audição
perda auditiva
saúde pública
sistema único de saúde
topic adulto
auxiliares de audição
perda auditiva
saúde pública
sistema único de saúde
description O uso da prótese auditiva e a satisfação podem ser utilizados para determinar a efetividade da reabilitação auditiva, pouco investigada na população brasileira. OBJETIVO: Avaliar o uso da prótese auditiva em adultos atendidos num serviço público de saúde, as intervenções necessárias e a satisfação após um ano de adaptação. MÉTODO: Estudo prospectivo observacional transversal. Usuários de prótese auditiva foram convocados para avaliação formal do uso. RESULTADOS: Duzentos usuários de prótese auditiva compareceram à avaliação formal (perda de 47% da amostra inicial); 76,5% dos usuários avaliados mantiveram o uso bilateral, 10,5% unilateral e 13% nenhuma; 99,5% necessitaram de algum tipo de intervenção. Os usuários que mantiveram o uso foram considerados "satisfeitos". CONCLUSÃO: Os usuários de prótese auditiva atendidos no serviço público de saúde em questão apresentam dificuldade para comparecer às consultas de seguimento. A maioria dos indivíduos avaliados manteve o uso da prótese auditiva; entretanto, praticamente todos necessitaram de algum tipo de intervenção. Apesar do alto grau de satisfação, estes achados não contemplaram os indivíduos que não compareceram à avaliação formal, que poderiam representar os menos aderidos ao tratamento. Os dados evidenciaram a necessidade de seguimento periódico para garantir a efetividade do uso da prótese auditiva em longo prazo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600681
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000600681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20130126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.79 n.6 2013
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990913236992