Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okada,Daniel Mochida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sousa,Ana Maria Almeida de, Huertas,Raul de Andrade, Suzuki,Fabio Akira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000500007
Resumo: A dissecção em ossos temporais tem papel fundamental na formação de cirurgiões e sua obtenção esbarra em diversas dificuldades. OBJETIVO: Desenvolver uma réplica sintética do osso temporal para treinamento de dissecção. FORMA DE ESTUDO: Experimental. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi desenvolvida uma réplica de resina acrílica termopolimerizante através de técnicas de moldagem com silicone. Para a avaliação do método, foram selecionados cinco cirurgiões otológicos para dissecção do modelo em laboratório de cirurgia experimental. Foi preenchido questionário, levando em consideração a aparência externa, a simulação de procedimentos (colocação de tubo de ventilação, mastoidectomia, descompressão do nervo facial e acesso translabiríntico ao meato acústico interno) e a impressão final. RESULTADOS: A avaliação apontou satisfação na utilização do modelo (80%), sendo mais evidente no que se referiu à dissecção do segmento mastoide do nervo facial e ao acesso translabiríntico ao meato acústico interno. A colocação de tubo de ventilação foi razoável para 60% e satisfatória para 40% deles. A mastoidectomia foi totalmente satisfatória para 40%. CONCLUSÃO: A dissecção neste simulador otológico não substitui o treinamento em ossos temporais de cadáveres, porém, dada a crescente dificuldade na obtenção destes, o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino deve ser encorajado para o contínuo aprimoramento de cirurgiões.
id ABORL-F-1_1b6bce869c23bbd5c0fb756ea06aa675
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000500007
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporalcirurgiamicrodissecçãoosso temporalA dissecção em ossos temporais tem papel fundamental na formação de cirurgiões e sua obtenção esbarra em diversas dificuldades. OBJETIVO: Desenvolver uma réplica sintética do osso temporal para treinamento de dissecção. FORMA DE ESTUDO: Experimental. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi desenvolvida uma réplica de resina acrílica termopolimerizante através de técnicas de moldagem com silicone. Para a avaliação do método, foram selecionados cinco cirurgiões otológicos para dissecção do modelo em laboratório de cirurgia experimental. Foi preenchido questionário, levando em consideração a aparência externa, a simulação de procedimentos (colocação de tubo de ventilação, mastoidectomia, descompressão do nervo facial e acesso translabiríntico ao meato acústico interno) e a impressão final. RESULTADOS: A avaliação apontou satisfação na utilização do modelo (80%), sendo mais evidente no que se referiu à dissecção do segmento mastoide do nervo facial e ao acesso translabiríntico ao meato acústico interno. A colocação de tubo de ventilação foi razoável para 60% e satisfatória para 40% deles. A mastoidectomia foi totalmente satisfatória para 40%. CONCLUSÃO: A dissecção neste simulador otológico não substitui o treinamento em ossos temporais de cadáveres, porém, dada a crescente dificuldade na obtenção destes, o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino deve ser encorajado para o contínuo aprimoramento de cirurgiões.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000500007Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.5 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000500007info:eu-repo/semantics/openAccessOkada,Daniel MochidaSousa,Ana Maria Almeida deHuertas,Raul de AndradeSuzuki,Fabio Akirapor2010-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000500007Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-10-06T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
title Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
spellingShingle Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
Okada,Daniel Mochida
cirurgia
microdissecção
osso temporal
title_short Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
title_full Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
title_fullStr Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
title_full_unstemmed Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
title_sort Simulador cirúrgico para treinamento de dissecção do osso temporal
author Okada,Daniel Mochida
author_facet Okada,Daniel Mochida
Sousa,Ana Maria Almeida de
Huertas,Raul de Andrade
Suzuki,Fabio Akira
author_role author
author2 Sousa,Ana Maria Almeida de
Huertas,Raul de Andrade
Suzuki,Fabio Akira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okada,Daniel Mochida
Sousa,Ana Maria Almeida de
Huertas,Raul de Andrade
Suzuki,Fabio Akira
dc.subject.por.fl_str_mv cirurgia
microdissecção
osso temporal
topic cirurgia
microdissecção
osso temporal
description A dissecção em ossos temporais tem papel fundamental na formação de cirurgiões e sua obtenção esbarra em diversas dificuldades. OBJETIVO: Desenvolver uma réplica sintética do osso temporal para treinamento de dissecção. FORMA DE ESTUDO: Experimental. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi desenvolvida uma réplica de resina acrílica termopolimerizante através de técnicas de moldagem com silicone. Para a avaliação do método, foram selecionados cinco cirurgiões otológicos para dissecção do modelo em laboratório de cirurgia experimental. Foi preenchido questionário, levando em consideração a aparência externa, a simulação de procedimentos (colocação de tubo de ventilação, mastoidectomia, descompressão do nervo facial e acesso translabiríntico ao meato acústico interno) e a impressão final. RESULTADOS: A avaliação apontou satisfação na utilização do modelo (80%), sendo mais evidente no que se referiu à dissecção do segmento mastoide do nervo facial e ao acesso translabiríntico ao meato acústico interno. A colocação de tubo de ventilação foi razoável para 60% e satisfatória para 40% deles. A mastoidectomia foi totalmente satisfatória para 40%. CONCLUSÃO: A dissecção neste simulador otológico não substitui o treinamento em ossos temporais de cadáveres, porém, dada a crescente dificuldade na obtenção destes, o desenvolvimento de novas ferramentas de ensino deve ser encorajado para o contínuo aprimoramento de cirurgiões.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000500007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000500007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.5 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988973371392