Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez Neto,Eulógio Emílio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dolci,Jose Eduardo Lutaif
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400007
Resumo: Biomateriais podem ser válidos à somação de tecido e estrutura para o fechamento da perfuração do septo nasal. OBJETIVO: Testar celulose produzida pela bactéria Acetobacter xylinum associada à cola biológica no fechamento de perfurações septais em coelhos. Comparar histologicamente fibrose, inflamação, congestão vascular, integridade do enxerto e fechamento da perfuração septal. MATERIAL E MÉTODO: Quinze coelhos foram distribuídos em dois grupos: Controle (5 coelhos) e celulose - Bionext® associado à cola de fibrina - Tissucol® (10 coelhos). Foi realizada uma perfuração cirúrgica no septo nasal em todos os coelhos. Nos animais do grupo Bionext® foi realizado o fechamento da perfuração com a colocação de celulose e aplicação de cola de fibrina. RESULTADOS: Dois coelhos foram a óbito. No grupo com celulose ocorreu o fechamento de duas perfurações e em 4 casos a celulose manteve-se impactada entre os bordos das perfurações. No grupo controle não ocorreu fechamento da perfuração septal em nenhum dos coelhos operados. CONCLUSÃO: Não houve diferença estatística significante nos quesitos inflamação aguda, congestão vascular e fibrose, avaliado histologicamente. Nos casos onde o enxerto se manteve posicionado, não houve alteração quanto à sua integridade. Pode ser útil à somação do arsenal terapêutico como base para re-epitelização dos bordos da perfuração.
id ABORL-F-1_1dddbc8a651f30368973ad4c6c57881d
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000400007
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacterianasepto nasalcirurgiaferimentos e lesõesceluloseadesivo tecidual de fibrinaBiomateriais podem ser válidos à somação de tecido e estrutura para o fechamento da perfuração do septo nasal. OBJETIVO: Testar celulose produzida pela bactéria Acetobacter xylinum associada à cola biológica no fechamento de perfurações septais em coelhos. Comparar histologicamente fibrose, inflamação, congestão vascular, integridade do enxerto e fechamento da perfuração septal. MATERIAL E MÉTODO: Quinze coelhos foram distribuídos em dois grupos: Controle (5 coelhos) e celulose - Bionext® associado à cola de fibrina - Tissucol® (10 coelhos). Foi realizada uma perfuração cirúrgica no septo nasal em todos os coelhos. Nos animais do grupo Bionext® foi realizado o fechamento da perfuração com a colocação de celulose e aplicação de cola de fibrina. RESULTADOS: Dois coelhos foram a óbito. No grupo com celulose ocorreu o fechamento de duas perfurações e em 4 casos a celulose manteve-se impactada entre os bordos das perfurações. No grupo controle não ocorreu fechamento da perfuração septal em nenhum dos coelhos operados. CONCLUSÃO: Não houve diferença estatística significante nos quesitos inflamação aguda, congestão vascular e fibrose, avaliado histologicamente. Nos casos onde o enxerto se manteve posicionado, não houve alteração quanto à sua integridade. Pode ser útil à somação do arsenal terapêutico como base para re-epitelização dos bordos da perfuração.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400007Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.4 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000400007info:eu-repo/semantics/openAccessMartinez Neto,Eulógio EmílioDolci,Jose Eduardo Lutaifpor2010-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000400007Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-09-10T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
title Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
spellingShingle Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
Martinez Neto,Eulógio Emílio
septo nasal
cirurgia
ferimentos e lesões
celulose
adesivo tecidual de fibrina
title_short Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
title_full Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
title_fullStr Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
title_full_unstemmed Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
title_sort Fechamento de perfuração septal nasal em coelhos com celulose bacteriana
author Martinez Neto,Eulógio Emílio
author_facet Martinez Neto,Eulógio Emílio
Dolci,Jose Eduardo Lutaif
author_role author
author2 Dolci,Jose Eduardo Lutaif
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez Neto,Eulógio Emílio
Dolci,Jose Eduardo Lutaif
dc.subject.por.fl_str_mv septo nasal
cirurgia
ferimentos e lesões
celulose
adesivo tecidual de fibrina
topic septo nasal
cirurgia
ferimentos e lesões
celulose
adesivo tecidual de fibrina
description Biomateriais podem ser válidos à somação de tecido e estrutura para o fechamento da perfuração do septo nasal. OBJETIVO: Testar celulose produzida pela bactéria Acetobacter xylinum associada à cola biológica no fechamento de perfurações septais em coelhos. Comparar histologicamente fibrose, inflamação, congestão vascular, integridade do enxerto e fechamento da perfuração septal. MATERIAL E MÉTODO: Quinze coelhos foram distribuídos em dois grupos: Controle (5 coelhos) e celulose - Bionext® associado à cola de fibrina - Tissucol® (10 coelhos). Foi realizada uma perfuração cirúrgica no septo nasal em todos os coelhos. Nos animais do grupo Bionext® foi realizado o fechamento da perfuração com a colocação de celulose e aplicação de cola de fibrina. RESULTADOS: Dois coelhos foram a óbito. No grupo com celulose ocorreu o fechamento de duas perfurações e em 4 casos a celulose manteve-se impactada entre os bordos das perfurações. No grupo controle não ocorreu fechamento da perfuração septal em nenhum dos coelhos operados. CONCLUSÃO: Não houve diferença estatística significante nos quesitos inflamação aguda, congestão vascular e fibrose, avaliado histologicamente. Nos casos onde o enxerto se manteve posicionado, não houve alteração quanto à sua integridade. Pode ser útil à somação do arsenal terapêutico como base para re-epitelização dos bordos da perfuração.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.4 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988936671232