Educação em saúde auditiva do neonato e lactente para profissionais de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Camila Padilha
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aires,Juliana Barbosa, Farias,Isabela Yasmin dos Santos, Linhares,Francisca Márcia Pereira, Griz,Silvana Maria Sobral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000200016
Resumo: A perda auditiva é uma privação sensorial e, entre suas consequências, pode-se citar: atraso no desenvolvimento de linguagem, problemas socioemocionais e escolar. Neste cenário, destacam-se os profissionais de enfermagem, que podem multiplicar os conhecimentos sobre saúde auditiva infantil, desde o pré-natal. OBJETIVO: Verificar o conhecimento dos profissionais de enfermagem após ações educativas em saúde auditiva infantil. MÉTODO: Estudo quase-experimental com delineamento tempo-série. Participaram 82 profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), que trabalhavam em um hospital universitário, no período entre março e setembro de 2011. Todos responderam a um questionário semiestruturado, antes e após ações educativas desenvolvidas. RESULTADOS: Pôde-se observar mudança significativa de conhecimento dos profissionais de enfermagem após a ação educativa na maioria das variáveis analisadas, a exemplo, idade ideal para realizar a Triagem Auditiva Neonatal; idade ideal para realizar o diagnóstico da perda auditiva; idade ideal para iniciar a intervenção ante a perda auditiva e os indicadores de risco para perda auditiva. CONCLUSÃO: Acredita-se que a metodologia utilizada nas ações educativas, baseadas na problematização da prática profissional, pode ter contribuído sobremaneira para o aumento do conhecimento sobre saúde auditiva, especialmente da população neonatal e lactente.
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