A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Kelly Cristina Lira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leal,Mariana de Carvalho, Muniz,Lilian Ferreira, Menezes,Pedro de Lemos, Albuquerque,Katia Maria Gomes de, Carnaúba,Aline Tenório Lins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000100068
Resumo: Introdução: A determinação da área dinâmica do implante coclear é um dos procedimentos mais importantes em sua programação. O uso de medidas objetivas, em especial a do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente, pode contribuir para a definição deste campo, principalmente em crianças ou em indivíduos com múltiplos comprometimentos, pois fornecem valores específicos que servem como base no início da programação do implante coclear. Objetivo: Verificar por meio de uma revisão a utilização do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente durante o processo de ativação e de mapeamento do implante coclear. Métodos: Levantamento bibliográfico nas plataformas Pubmed e Bireme e nas bases de dados MedLine, LILACS e SciELO, com buscas padronizadas até setembro de 2012, utilizando-se palavras-chave. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados, foram estabelecidos critérios, contemplando os seguintes aspectos: autor, ano/local, grau de recomendação/nível de evidência científica, objetivo, amostra, faixa etária, média de idade em anos, testes avaliativos, resultados e conclusão. Resultados: Dos 7.304 artigos encontrados, 7.080 foram excluídos pelo título, 152 pelo resumo, 17 pela leitura do artigo, 43 eram repetidos e 12 foram selecionados para o estudo. Conclusão: O reflexo estapédico evocado eletricamente é capaz de auxiliar na programação do implante coclear, principalmente em pacientes que apresentam respostas inconsistentes.
id ABORL-F-1_31d6d876f8bd3f0cc0a71e06d75a7a41
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942014000100068
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclearImplante coclearPerda auditivaReflexo acústico Introdução: A determinação da área dinâmica do implante coclear é um dos procedimentos mais importantes em sua programação. O uso de medidas objetivas, em especial a do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente, pode contribuir para a definição deste campo, principalmente em crianças ou em indivíduos com múltiplos comprometimentos, pois fornecem valores específicos que servem como base no início da programação do implante coclear. Objetivo: Verificar por meio de uma revisão a utilização do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente durante o processo de ativação e de mapeamento do implante coclear. Métodos: Levantamento bibliográfico nas plataformas Pubmed e Bireme e nas bases de dados MedLine, LILACS e SciELO, com buscas padronizadas até setembro de 2012, utilizando-se palavras-chave. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados, foram estabelecidos critérios, contemplando os seguintes aspectos: autor, ano/local, grau de recomendação/nível de evidência científica, objetivo, amostra, faixa etária, média de idade em anos, testes avaliativos, resultados e conclusão. Resultados: Dos 7.304 artigos encontrados, 7.080 foram excluídos pelo título, 152 pelo resumo, 17 pela leitura do artigo, 43 eram repetidos e 12 foram selecionados para o estudo. Conclusão: O reflexo estapédico evocado eletricamente é capaz de auxiliar na programação do implante coclear, principalmente em pacientes que apresentam respostas inconsistentes. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000100068Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.1 2014reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20140014info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Kelly Cristina Lira deLeal,Mariana de CarvalhoMuniz,Lilian FerreiraMenezes,Pedro de LemosAlbuquerque,Katia Maria Gomes deCarnaúba,Aline Tenório Linspor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942014000100068Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-08-25T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
title A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
spellingShingle A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
Andrade,Kelly Cristina Lira de
Implante coclear
Perda auditiva
Reflexo acústico
title_short A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
title_full A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
title_fullStr A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
title_full_unstemmed A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
title_sort A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear
author Andrade,Kelly Cristina Lira de
author_facet Andrade,Kelly Cristina Lira de
Leal,Mariana de Carvalho
Muniz,Lilian Ferreira
Menezes,Pedro de Lemos
Albuquerque,Katia Maria Gomes de
Carnaúba,Aline Tenório Lins
author_role author
author2 Leal,Mariana de Carvalho
Muniz,Lilian Ferreira
Menezes,Pedro de Lemos
Albuquerque,Katia Maria Gomes de
Carnaúba,Aline Tenório Lins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Kelly Cristina Lira de
Leal,Mariana de Carvalho
Muniz,Lilian Ferreira
Menezes,Pedro de Lemos
Albuquerque,Katia Maria Gomes de
Carnaúba,Aline Tenório Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Implante coclear
Perda auditiva
Reflexo acústico
topic Implante coclear
Perda auditiva
Reflexo acústico
description Introdução: A determinação da área dinâmica do implante coclear é um dos procedimentos mais importantes em sua programação. O uso de medidas objetivas, em especial a do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente, pode contribuir para a definição deste campo, principalmente em crianças ou em indivíduos com múltiplos comprometimentos, pois fornecem valores específicos que servem como base no início da programação do implante coclear. Objetivo: Verificar por meio de uma revisão a utilização do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente durante o processo de ativação e de mapeamento do implante coclear. Métodos: Levantamento bibliográfico nas plataformas Pubmed e Bireme e nas bases de dados MedLine, LILACS e SciELO, com buscas padronizadas até setembro de 2012, utilizando-se palavras-chave. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados, foram estabelecidos critérios, contemplando os seguintes aspectos: autor, ano/local, grau de recomendação/nível de evidência científica, objetivo, amostra, faixa etária, média de idade em anos, testes avaliativos, resultados e conclusão. Resultados: Dos 7.304 artigos encontrados, 7.080 foram excluídos pelo título, 152 pelo resumo, 17 pela leitura do artigo, 43 eram repetidos e 12 foram selecionados para o estudo. Conclusão: O reflexo estapédico evocado eletricamente é capaz de auxiliar na programação do implante coclear, principalmente em pacientes que apresentam respostas inconsistentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000100068
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000100068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20140014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.1 2014
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990966714368