Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomaz,Andreza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ganança,Maurício Malavasi, Garcia,Adriana Pontin, Kessler,Natalia, Caovilla,Heloisa Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200105
Resumo: O equilíbrio corporal é uma função sensório-motora, resultado de um processo de aprendizado. Objetivo: avaliar o controle postural de alunos com baixo rendimento escolar por meio de posturografia estática integrada à realidade virtual. Método: estudo transversal controlado em um grupo de 51 alunos com baixo rendimento escolar; e, um grupo controle, constituído por 60 alunos com bom rendimento escolar e sem histórico de afecções vestibulares ou queixas otoneurológicas, voluntários da comunidade, pareados por idade e gênero. Os alunos foram submetidos à posturografia do Balance Rehabilitation Unit (BRU(tm)). Resultados: foram avaliados 111 alunos de 7 a 12 anos de idade. À avaliação posturográfica, não houve diferença significante entre os valores da área do limite de estabilidade (cm2) do grupo controle e os valores do grupo experimental. A comparação entre os grupos mostrou diferença significante (p < 0,05) nos valores da velocidade de oscilação (cm/s) e nos valores da área de deslocamento do centro de pressão (cm2) nas dez condições sensoriais avaliadas. Conclusão: A posturografia integrada à realidade virtual possibilita a identificação de achados de inabilidade para manter o controle postural, com e sem privação da visão, sob conflito visual, somatossensorial e de interação vestíbulo-visual, em alunos com baixo rendimento escolar.
id ABORL-F-1_37a56e11d5eace586c419397e737bcd8
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942014000200105
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Controle postural de escolares com baixo rendimento escolarEquilíbrio posturalBaixo rendimento escolarTestes de função vestibularO equilíbrio corporal é uma função sensório-motora, resultado de um processo de aprendizado. Objetivo: avaliar o controle postural de alunos com baixo rendimento escolar por meio de posturografia estática integrada à realidade virtual. Método: estudo transversal controlado em um grupo de 51 alunos com baixo rendimento escolar; e, um grupo controle, constituído por 60 alunos com bom rendimento escolar e sem histórico de afecções vestibulares ou queixas otoneurológicas, voluntários da comunidade, pareados por idade e gênero. Os alunos foram submetidos à posturografia do Balance Rehabilitation Unit (BRU(tm)). Resultados: foram avaliados 111 alunos de 7 a 12 anos de idade. À avaliação posturográfica, não houve diferença significante entre os valores da área do limite de estabilidade (cm2) do grupo controle e os valores do grupo experimental. A comparação entre os grupos mostrou diferença significante (p < 0,05) nos valores da velocidade de oscilação (cm/s) e nos valores da área de deslocamento do centro de pressão (cm2) nas dez condições sensoriais avaliadas. Conclusão: A posturografia integrada à realidade virtual possibilita a identificação de achados de inabilidade para manter o controle postural, com e sem privação da visão, sob conflito visual, somatossensorial e de interação vestíbulo-visual, em alunos com baixo rendimento escolar. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200105Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.2 2014reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20140024info:eu-repo/semantics/openAccessTomaz,AndrezaGanança,Maurício MalavasiGarcia,Adriana PontinKessler,NataliaCaovilla,Heloisa Helenapor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942014000200105Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-08-25T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
title Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
spellingShingle Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
Tomaz,Andreza
Equilíbrio postural
Baixo rendimento escolar
Testes de função vestibular
title_short Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
title_full Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
title_fullStr Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
title_full_unstemmed Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
title_sort Controle postural de escolares com baixo rendimento escolar
author Tomaz,Andreza
author_facet Tomaz,Andreza
Ganança,Maurício Malavasi
Garcia,Adriana Pontin
Kessler,Natalia
Caovilla,Heloisa Helena
author_role author
author2 Ganança,Maurício Malavasi
Garcia,Adriana Pontin
Kessler,Natalia
Caovilla,Heloisa Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomaz,Andreza
Ganança,Maurício Malavasi
Garcia,Adriana Pontin
Kessler,Natalia
Caovilla,Heloisa Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio postural
Baixo rendimento escolar
Testes de função vestibular
topic Equilíbrio postural
Baixo rendimento escolar
Testes de função vestibular
description O equilíbrio corporal é uma função sensório-motora, resultado de um processo de aprendizado. Objetivo: avaliar o controle postural de alunos com baixo rendimento escolar por meio de posturografia estática integrada à realidade virtual. Método: estudo transversal controlado em um grupo de 51 alunos com baixo rendimento escolar; e, um grupo controle, constituído por 60 alunos com bom rendimento escolar e sem histórico de afecções vestibulares ou queixas otoneurológicas, voluntários da comunidade, pareados por idade e gênero. Os alunos foram submetidos à posturografia do Balance Rehabilitation Unit (BRU(tm)). Resultados: foram avaliados 111 alunos de 7 a 12 anos de idade. À avaliação posturográfica, não houve diferença significante entre os valores da área do limite de estabilidade (cm2) do grupo controle e os valores do grupo experimental. A comparação entre os grupos mostrou diferença significante (p < 0,05) nos valores da velocidade de oscilação (cm/s) e nos valores da área de deslocamento do centro de pressão (cm2) nas dez condições sensoriais avaliadas. Conclusão: A posturografia integrada à realidade virtual possibilita a identificação de achados de inabilidade para manter o controle postural, com e sem privação da visão, sob conflito visual, somatossensorial e de interação vestíbulo-visual, em alunos com baixo rendimento escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200105
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20140024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.2 2014
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990980345856