Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,Thiago Freire Pinto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Piccirillo,Jay F., Fornazieri,Marco Aurelio, Pilan,Renata Ribeiro de Mendonça, Pinna,Fabio de Rezende, Padua,Francini Grecco de Melo, Voegels,Richard Louis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200015
Resumo: A rinossinusite crônica é uma doença de etiologia não definida que impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A sinusectomia endoscópica foi demonstrada como um tratamento eficaz em melhorar a qualidade de vida dos pacientes em outros países; contudo, não existem estudos nacionais. OBJETIVO: Avaliar a associação cirurgia endoscópica nasossinusal com a qualidade de vida doença-específica dos pacientes com rinossinusite crônica com e sem polipose nasossinusal pelo SNOT-20. Desenho: Estudo prospectivo. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes submetidos à sinusectomia endoscópica após ausência de melhora ao tratamento medicamentoso foram avaliados pelo questionário SNOT-20p antes e 12 meses após a cirurgia. Avaliou-se a melhora na pontuação total e nos cinco itens considerados mais importantes por cada paciente. Avaliamos também a presença de correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora pós-operatória e se havia diferença entre a melhora segundo sexo. RESULTADOS: Incluímos 43 pacientes com idade de 44 (19), md (IIQ); e 60,5% (26/43) do sexo masculino. Os pacientes apresentaram melhora estatisticamente significativa no SNOT-20 e SNOT-20 (5+), e correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora da pontuação (p<0.001). Não houve diferença entre melhora da pontuação na qualidade de vida segundo o sexo. CONCLUSÃO: A sinusectomia endoscópica em pacientes com rinossinusite crônica apresenta associação com melhora da QV doença-específica estatisticamente significativa.
id ABORL-F-1_3c1021627c6db021ede02ea827b4ffeb
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000200015
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônicadoença crônicaindicadores de qualidade de vidaqualidade de vidasinusiteA rinossinusite crônica é uma doença de etiologia não definida que impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A sinusectomia endoscópica foi demonstrada como um tratamento eficaz em melhorar a qualidade de vida dos pacientes em outros países; contudo, não existem estudos nacionais. OBJETIVO: Avaliar a associação cirurgia endoscópica nasossinusal com a qualidade de vida doença-específica dos pacientes com rinossinusite crônica com e sem polipose nasossinusal pelo SNOT-20. Desenho: Estudo prospectivo. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes submetidos à sinusectomia endoscópica após ausência de melhora ao tratamento medicamentoso foram avaliados pelo questionário SNOT-20p antes e 12 meses após a cirurgia. Avaliou-se a melhora na pontuação total e nos cinco itens considerados mais importantes por cada paciente. Avaliamos também a presença de correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora pós-operatória e se havia diferença entre a melhora segundo sexo. RESULTADOS: Incluímos 43 pacientes com idade de 44 (19), md (IIQ); e 60,5% (26/43) do sexo masculino. Os pacientes apresentaram melhora estatisticamente significativa no SNOT-20 e SNOT-20 (5+), e correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora da pontuação (p<0.001). Não houve diferença entre melhora da pontuação na qualidade de vida segundo o sexo. CONCLUSÃO: A sinusectomia endoscópica em pacientes com rinossinusite crônica apresenta associação com melhora da QV doença-específica estatisticamente significativa.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200015Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.2 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942012000200015info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Thiago Freire PintoPiccirillo,Jay F.Fornazieri,Marco AurelioPilan,Renata Ribeiro de MendonçaPinna,Fabio de RezendePadua,Francini Grecco de MeloVoegels,Richard Louispor2012-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000200015Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-04-10T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
title Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
spellingShingle Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
Bezerra,Thiago Freire Pinto
doença crônica
indicadores de qualidade de vida
qualidade de vida
sinusite
title_short Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
title_full Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
title_sort Avaliação da qualidade de vida após sinusectomia endoscópica para rinossinusite crônica
author Bezerra,Thiago Freire Pinto
author_facet Bezerra,Thiago Freire Pinto
Piccirillo,Jay F.
Fornazieri,Marco Aurelio
Pilan,Renata Ribeiro de Mendonça
Pinna,Fabio de Rezende
Padua,Francini Grecco de Melo
Voegels,Richard Louis
author_role author
author2 Piccirillo,Jay F.
Fornazieri,Marco Aurelio
Pilan,Renata Ribeiro de Mendonça
Pinna,Fabio de Rezende
Padua,Francini Grecco de Melo
Voegels,Richard Louis
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,Thiago Freire Pinto
Piccirillo,Jay F.
Fornazieri,Marco Aurelio
Pilan,Renata Ribeiro de Mendonça
Pinna,Fabio de Rezende
Padua,Francini Grecco de Melo
Voegels,Richard Louis
dc.subject.por.fl_str_mv doença crônica
indicadores de qualidade de vida
qualidade de vida
sinusite
topic doença crônica
indicadores de qualidade de vida
qualidade de vida
sinusite
description A rinossinusite crônica é uma doença de etiologia não definida que impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A sinusectomia endoscópica foi demonstrada como um tratamento eficaz em melhorar a qualidade de vida dos pacientes em outros países; contudo, não existem estudos nacionais. OBJETIVO: Avaliar a associação cirurgia endoscópica nasossinusal com a qualidade de vida doença-específica dos pacientes com rinossinusite crônica com e sem polipose nasossinusal pelo SNOT-20. Desenho: Estudo prospectivo. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes submetidos à sinusectomia endoscópica após ausência de melhora ao tratamento medicamentoso foram avaliados pelo questionário SNOT-20p antes e 12 meses após a cirurgia. Avaliou-se a melhora na pontuação total e nos cinco itens considerados mais importantes por cada paciente. Avaliamos também a presença de correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora pós-operatória e se havia diferença entre a melhora segundo sexo. RESULTADOS: Incluímos 43 pacientes com idade de 44 (19), md (IIQ); e 60,5% (26/43) do sexo masculino. Os pacientes apresentaram melhora estatisticamente significativa no SNOT-20 e SNOT-20 (5+), e correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora da pontuação (p<0.001). Não houve diferença entre melhora da pontuação na qualidade de vida segundo o sexo. CONCLUSÃO: A sinusectomia endoscópica em pacientes com rinossinusite crônica apresenta associação com melhora da QV doença-específica estatisticamente significativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942012000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.2 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990104784896