Dacriocistorrinostomia endoscópica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roithmann,Renato
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Burman,Tiana, Wormald,Peter-John
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600019
Resumo: A abordagem cirúrgica do saco lacrimal por via intranasal assistida por videoendoscopia é, hoje, realizada com altos índices de sucesso. Apesar da técnica tradicional por via externa apresentar resultados bastante satisfatórios, tem a grande desvantagem de necessitar de uma incisão de pele e sua consequente cicatriz local. Com o desenvolvimento e aprimoramento do instrumental e das técnicas endonasais, a abordagem endoscópica é cada vez mais utilizada. OBJETIVO: Este artigo revisa a anatomia do sistema lacrimal, a avaliação pré-operatória e os detalhes técnicos da cirurgia assistida por endoscopia que podem proporcionar os desfechos cirúrgicos mais favoráveis ao paciente. As complicações e as causas de insucesso cirúrgico são também brevemente revisadas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da experiência dos autores nos últimos 10 anos de aplicação da técnica endoscópica para cirurgia do saco lacrimal. CONCLUSÃO: Os resultados da dacriocistorrinostomia endoscópica são, no mínimo, iguais aos da técnica tradicional externa. Apesar disto, o trabalho conjunto do oftalmologista e do otorrinolaringologista é muito vantajoso para o melhor manejo possível do paciente com epífora.
id ABORL-F-1_3e59b99f471806aa32d1170cc7ffef7f
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000600019
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Dacriocistorrinostomia endoscópicacirurgia endoscópica por orifício naturaldacriocistorinostomiadoenças do aparelho lacrimalA abordagem cirúrgica do saco lacrimal por via intranasal assistida por videoendoscopia é, hoje, realizada com altos índices de sucesso. Apesar da técnica tradicional por via externa apresentar resultados bastante satisfatórios, tem a grande desvantagem de necessitar de uma incisão de pele e sua consequente cicatriz local. Com o desenvolvimento e aprimoramento do instrumental e das técnicas endonasais, a abordagem endoscópica é cada vez mais utilizada. OBJETIVO: Este artigo revisa a anatomia do sistema lacrimal, a avaliação pré-operatória e os detalhes técnicos da cirurgia assistida por endoscopia que podem proporcionar os desfechos cirúrgicos mais favoráveis ao paciente. As complicações e as causas de insucesso cirúrgico são também brevemente revisadas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da experiência dos autores nos últimos 10 anos de aplicação da técnica endoscópica para cirurgia do saco lacrimal. CONCLUSÃO: Os resultados da dacriocistorrinostomia endoscópica são, no mínimo, iguais aos da técnica tradicional externa. Apesar disto, o trabalho conjunto do oftalmologista e do otorrinolaringologista é muito vantajoso para o melhor manejo possível do paciente com epífora.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600019Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.6 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20120043info:eu-repo/semantics/openAccessRoithmann,RenatoBurman,TianaWormald,Peter-Johnpor2018-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000600019Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2018-12-04T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dacriocistorrinostomia endoscópica
title Dacriocistorrinostomia endoscópica
spellingShingle Dacriocistorrinostomia endoscópica
Roithmann,Renato
cirurgia endoscópica por orifício natural
dacriocistorinostomia
doenças do aparelho lacrimal
title_short Dacriocistorrinostomia endoscópica
title_full Dacriocistorrinostomia endoscópica
title_fullStr Dacriocistorrinostomia endoscópica
title_full_unstemmed Dacriocistorrinostomia endoscópica
title_sort Dacriocistorrinostomia endoscópica
author Roithmann,Renato
author_facet Roithmann,Renato
Burman,Tiana
Wormald,Peter-John
author_role author
author2 Burman,Tiana
Wormald,Peter-John
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roithmann,Renato
Burman,Tiana
Wormald,Peter-John
dc.subject.por.fl_str_mv cirurgia endoscópica por orifício natural
dacriocistorinostomia
doenças do aparelho lacrimal
topic cirurgia endoscópica por orifício natural
dacriocistorinostomia
doenças do aparelho lacrimal
description A abordagem cirúrgica do saco lacrimal por via intranasal assistida por videoendoscopia é, hoje, realizada com altos índices de sucesso. Apesar da técnica tradicional por via externa apresentar resultados bastante satisfatórios, tem a grande desvantagem de necessitar de uma incisão de pele e sua consequente cicatriz local. Com o desenvolvimento e aprimoramento do instrumental e das técnicas endonasais, a abordagem endoscópica é cada vez mais utilizada. OBJETIVO: Este artigo revisa a anatomia do sistema lacrimal, a avaliação pré-operatória e os detalhes técnicos da cirurgia assistida por endoscopia que podem proporcionar os desfechos cirúrgicos mais favoráveis ao paciente. As complicações e as causas de insucesso cirúrgico são também brevemente revisadas. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da experiência dos autores nos últimos 10 anos de aplicação da técnica endoscópica para cirurgia do saco lacrimal. CONCLUSÃO: Os resultados da dacriocistorrinostomia endoscópica são, no mínimo, iguais aos da técnica tradicional externa. Apesar disto, o trabalho conjunto do oftalmologista e do otorrinolaringologista é muito vantajoso para o melhor manejo possível do paciente com epífora.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20120043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.6 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990510583808