Resolução temporal: desempenho de escolares no teste GIN - Gaps-in-noise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral,Maria Isabel Ramos do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Colella-Santos,Maria Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600013
Resumo: A habilidade auditiva denominada resolução temporal consiste no tempo mínimo necessário para resolver eventos acústicos, sendo fundamental para a compreensão de fala, e pode ser avaliada por testes de detecção de gaps, dentre eles o teste GIN - Gaps In Noise. OBJETIVO: Verificar o desempenho da resolução temporal em crianças sem queixas auditivas e/ou dificuldades escolares, no teste GIN, considerando-se o gênero masculino e feminino e a faixa etária de 8, 9 e 10 anos. FORMA DO ESTUDO: Coorte contemporânea com corte transversal prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: O teste GIN foi aplicado em 75 escolares, reunidos em três grupos por faixa etária. RESULTADOS: Não foram encontradas diferenças significantes em relação às variáveis orelha e faixa etária. O gênero masculino obteve desempenho levemente melhor do que o feminino em relação apenas à porcentagem de acertos. CONCLUSÃO: A média do limiar de detecção de gaps e porcentagem de acertos foram calculados independente das variáveis orelha, gênero e faixa etária, sendo encontrados os valores de 4,7ms e 73,6%. Baseado no critério de intervalo de confiança 95% como corte para normalidade, os valores do limiar de detecção de gap e porcentagem de acertos foram 6,1ms e 60%, respectivamente.
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