Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Waleska da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mello,Fernanda Carvalho de Queiroz, Guimarães,Fernando Silva, Menezes,Sara Lucia Siveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600002
Resumo: Crianças respiradoras bucais apresentam alterações no sistema estomatognático que resultam em projeção da cabeça, aumento da tensão de músculos do complexo da cintura escapular e adaptações posturais. Apesar da conformação torácica e postura influenciarem a dinâmica ventilatória, não encontramos estudos que tenham avaliado a função pulmonar de crianças respiradoras bucais. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi analisar a postura de crianças respiradoras nasais e bucais e verificar a existência de correlação da postura com os volumes pulmonares. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo prospectivo, observacional do tipo transversal, no qual a postura e função pulmonar de 17 crianças respiradoras bucais e de 17 crianças respiradoras nasais foram avaliadas por meio de fotogrametria e espirometria forçada. RESULTADOS: Quando comparados com os respiradores nasais, os respiradores bucais apresentaram aumento da projeção de cabeça e da lordose cervical, deslocamento anterior do centro de gravidade e redução dos volumes pulmonares. Houve correlação da projeção da cabeça com a capacidade vital forçada e das alterações posturais com a idade. CONCLUSÃO: Crianças respiradoras bucais apresentam alterações posturais que aumentam em função da idade, além de redução dos valores espirométricos. A redução da capacidade vital correlaciona-se negativamente com a projeção da cabeça.
id ABORL-F-1_493c8ad9cf337591a0e6e01bd30a2805
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000600002
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucaisequilíbrio posturalespirometriaposturarespiração bucalCrianças respiradoras bucais apresentam alterações no sistema estomatognático que resultam em projeção da cabeça, aumento da tensão de músculos do complexo da cintura escapular e adaptações posturais. Apesar da conformação torácica e postura influenciarem a dinâmica ventilatória, não encontramos estudos que tenham avaliado a função pulmonar de crianças respiradoras bucais. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi analisar a postura de crianças respiradoras nasais e bucais e verificar a existência de correlação da postura com os volumes pulmonares. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo prospectivo, observacional do tipo transversal, no qual a postura e função pulmonar de 17 crianças respiradoras bucais e de 17 crianças respiradoras nasais foram avaliadas por meio de fotogrametria e espirometria forçada. RESULTADOS: Quando comparados com os respiradores nasais, os respiradores bucais apresentaram aumento da projeção de cabeça e da lordose cervical, deslocamento anterior do centro de gravidade e redução dos volumes pulmonares. Houve correlação da projeção da cabeça com a capacidade vital forçada e das alterações posturais com a idade. CONCLUSÃO: Crianças respiradoras bucais apresentam alterações posturais que aumentam em função da idade, além de redução dos valores espirométricos. A redução da capacidade vital correlaciona-se negativamente com a projeção da cabeça.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600002Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.6 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000600002info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Waleska daMello,Fernanda Carvalho de QueirozGuimarães,Fernando SilvaMenezes,Sara Lucia Siveira depor2010-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000600002Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-12-14T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
title Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
spellingShingle Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
Silveira,Waleska da
equilíbrio postural
espirometria
postura
respiração bucal
title_short Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
title_full Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
title_fullStr Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
title_full_unstemmed Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
title_sort Alterações posturais e função pulmonar de crianças respiradoras bucais
author Silveira,Waleska da
author_facet Silveira,Waleska da
Mello,Fernanda Carvalho de Queiroz
Guimarães,Fernando Silva
Menezes,Sara Lucia Siveira de
author_role author
author2 Mello,Fernanda Carvalho de Queiroz
Guimarães,Fernando Silva
Menezes,Sara Lucia Siveira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Waleska da
Mello,Fernanda Carvalho de Queiroz
Guimarães,Fernando Silva
Menezes,Sara Lucia Siveira de
dc.subject.por.fl_str_mv equilíbrio postural
espirometria
postura
respiração bucal
topic equilíbrio postural
espirometria
postura
respiração bucal
description Crianças respiradoras bucais apresentam alterações no sistema estomatognático que resultam em projeção da cabeça, aumento da tensão de músculos do complexo da cintura escapular e adaptações posturais. Apesar da conformação torácica e postura influenciarem a dinâmica ventilatória, não encontramos estudos que tenham avaliado a função pulmonar de crianças respiradoras bucais. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi analisar a postura de crianças respiradoras nasais e bucais e verificar a existência de correlação da postura com os volumes pulmonares. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo prospectivo, observacional do tipo transversal, no qual a postura e função pulmonar de 17 crianças respiradoras bucais e de 17 crianças respiradoras nasais foram avaliadas por meio de fotogrametria e espirometria forçada. RESULTADOS: Quando comparados com os respiradores nasais, os respiradores bucais apresentaram aumento da projeção de cabeça e da lordose cervical, deslocamento anterior do centro de gravidade e redução dos volumes pulmonares. Houve correlação da projeção da cabeça com a capacidade vital forçada e das alterações posturais com a idade. CONCLUSÃO: Crianças respiradoras bucais apresentam alterações posturais que aumentam em função da idade, além de redução dos valores espirométricos. A redução da capacidade vital correlaciona-se negativamente com a projeção da cabeça.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000600002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.6 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575989335130112