Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez,André Coura
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cunha Junior,Armando da Silva, Fialho,Sílvia Ligório, Silva,Lívia Mara, Dorgam,João Vicente, Murashima,Adriana de Andrade Batista, Silva,Alfredo Ribeiro, Rossato,Maria, Anselmo-Lima,Wilma Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600007
Resumo: Pensando em melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças do humor vítreo, os oftalmologistas começaram a utilizar recentemente implantes biodegradáveis com corticoide. Estes mesmos implantes podem ser uma alternativa no tratamento da RSC e, para isso, realizamos um estudo experimental em seios maxilares de coelhos. OBJETIVO: Avaliar histologicamente a mucosa de seio maxilar de coelhos após a colocação de implante biodegradável de prednisolona. MÉTODO: Dezoito coelhos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo 1: no seio maxilar esquerdo foi inserido um implante biodegradável com prednisolona; Grupo 2: No seio maxilar esquerdo foi inserido um implante biodegradável sem medicação. Os seios maxilares do lado direito serviram como controle. Após 7, 14 e 28 dias foram escolhidos aleatoriamente três coelhos de cada grupo e a resposta tecidual inflamatória foi avaliada. RESULTADOS: Foi encontrada diferença não significativa de inflamação na mucosa, quando comparamos o grupo de coelhos que receberam implantes com e sem medicação com o grupo controle; ou quando comparamos o grupo que recebeu implante com prednisolona com o grupo que recebeu implante sem medicação. CONCLUSÃO: Não foram observados sinais de toxicidade ou inflamação na mucosa do seio maxilar do coelho à presença do implante com ou sem prednisolona.
id ABORL-F-1_51fe601ff233b86bb41a843c59fd7f9d
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000600007
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradávelhistologiaimplantes de medicamentoprednisolonasinusitePensando em melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças do humor vítreo, os oftalmologistas começaram a utilizar recentemente implantes biodegradáveis com corticoide. Estes mesmos implantes podem ser uma alternativa no tratamento da RSC e, para isso, realizamos um estudo experimental em seios maxilares de coelhos. OBJETIVO: Avaliar histologicamente a mucosa de seio maxilar de coelhos após a colocação de implante biodegradável de prednisolona. MÉTODO: Dezoito coelhos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo 1: no seio maxilar esquerdo foi inserido um implante biodegradável com prednisolona; Grupo 2: No seio maxilar esquerdo foi inserido um implante biodegradável sem medicação. Os seios maxilares do lado direito serviram como controle. Após 7, 14 e 28 dias foram escolhidos aleatoriamente três coelhos de cada grupo e a resposta tecidual inflamatória foi avaliada. RESULTADOS: Foi encontrada diferença não significativa de inflamação na mucosa, quando comparamos o grupo de coelhos que receberam implantes com e sem medicação com o grupo controle; ou quando comparamos o grupo que recebeu implante com prednisolona com o grupo que recebeu implante sem medicação. CONCLUSÃO: Não foram observados sinais de toxicidade ou inflamação na mucosa do seio maxilar do coelho à presença do implante com ou sem prednisolona.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600007Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.6 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20120031info:eu-repo/semantics/openAccessPerez,André CouraCunha Junior,Armando da SilvaFialho,Sílvia LigórioSilva,Lívia MaraDorgam,João VicenteMurashima,Adriana de Andrade BatistaSilva,Alfredo RibeiroRossato,MariaAnselmo-Lima,Wilma Terezinhapor2018-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000600007Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2018-12-04T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
title Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
spellingShingle Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
Perez,André Coura
histologia
implantes de medicamento
prednisolona
sinusite
title_short Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
title_full Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
title_fullStr Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
title_full_unstemmed Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
title_sort Avaliação da mucosa sinusal do coelho à presença de implante biodegradável
author Perez,André Coura
author_facet Perez,André Coura
Cunha Junior,Armando da Silva
Fialho,Sílvia Ligório
Silva,Lívia Mara
Dorgam,João Vicente
Murashima,Adriana de Andrade Batista
Silva,Alfredo Ribeiro
Rossato,Maria
Anselmo-Lima,Wilma Terezinha
author_role author
author2 Cunha Junior,Armando da Silva
Fialho,Sílvia Ligório
Silva,Lívia Mara
Dorgam,João Vicente
Murashima,Adriana de Andrade Batista
Silva,Alfredo Ribeiro
Rossato,Maria
Anselmo-Lima,Wilma Terezinha
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perez,André Coura
Cunha Junior,Armando da Silva
Fialho,Sílvia Ligório
Silva,Lívia Mara
Dorgam,João Vicente
Murashima,Adriana de Andrade Batista
Silva,Alfredo Ribeiro
Rossato,Maria
Anselmo-Lima,Wilma Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv histologia
implantes de medicamento
prednisolona
sinusite
topic histologia
implantes de medicamento
prednisolona
sinusite
description Pensando em melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças do humor vítreo, os oftalmologistas começaram a utilizar recentemente implantes biodegradáveis com corticoide. Estes mesmos implantes podem ser uma alternativa no tratamento da RSC e, para isso, realizamos um estudo experimental em seios maxilares de coelhos. OBJETIVO: Avaliar histologicamente a mucosa de seio maxilar de coelhos após a colocação de implante biodegradável de prednisolona. MÉTODO: Dezoito coelhos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Grupo 1: no seio maxilar esquerdo foi inserido um implante biodegradável com prednisolona; Grupo 2: No seio maxilar esquerdo foi inserido um implante biodegradável sem medicação. Os seios maxilares do lado direito serviram como controle. Após 7, 14 e 28 dias foram escolhidos aleatoriamente três coelhos de cada grupo e a resposta tecidual inflamatória foi avaliada. RESULTADOS: Foi encontrada diferença não significativa de inflamação na mucosa, quando comparamos o grupo de coelhos que receberam implantes com e sem medicação com o grupo controle; ou quando comparamos o grupo que recebeu implante com prednisolona com o grupo que recebeu implante sem medicação. CONCLUSÃO: Não foram observados sinais de toxicidade ou inflamação na mucosa do seio maxilar do coelho à presença do implante com ou sem prednisolona.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000600007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20120031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.6 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990487515136