Respiração bucal em crianças com dificuldade de aprendizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Otorhinolaryngology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942013000500620 |
Resumo: | Devido à importância do estudo das causas de dificuldade de aprendizado, delineou-se estudo caso controle, para avaliar o volume das cavidades nasais, tonsilas faríngeas e tonsilas palatinas em crianças com e sem dificuldade de aprendizado. MÉTODO: Foram estudadas 48 crianças, 24 oriundas do Centro de Avaliação e Estimulação Precoce (CADEP), no qual o critério é a repetência escolar de no mínimo dois anos consecutivos, e 24 escolares com aprendizado dentro dos padrões de normalidade, que constituíram o grupo controle. As crianças foram submetidas a exame otorrinolaringológico (anamnese, exame físico) e exames específicos (rinometria acústica, Rx de cavum). RESULTADOS: Os resultados mostraram que os escolares com deficiência de aprendizado possuem prevalência maior de hipertrofia de tonsila faríngea, p < 0,001, e palatina, p < 0,001. A média do volume das cavidades nasais não mostrou associação estatisticamente significativa com dificuldade de aprendizado (p = 0,75). CONCLUSÃO: Com base neste estudo, conclui-se que crianças com hipertrofia adenotonsilar possuem mais dificuldade no aprendizado quando comparadas com crianças sem hipertrofia. Palavras-chave: obstrução nasal; respiração bucal; tonsila faríngea; transtornos de aprendizagem. |
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