Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pulcherio,Janaina Oliveira Bentivi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Velasco,Cláudia Márcia Malafaia de Oliveira, Machado,Rosane Siciliano, Souza,Wallace Nascimento de, Menezes,Daniella Rossi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200161
Resumo: Introdução: A Doença de Forestier afeta a coluna vertebral, preferencialmente em homens Coluna vertebral; idosos. Não é rara, mas é frequentemente não reconhecida e pode levar a relevante morbimortalidade. Quando acomete a coluna cervical, pode gerar importantes manifestações otorrino-Transtornos de laringológicas. Objetivo: Destacar os sintomas faringolaríngeos da doença de Forestier. Método: Revisão da literatura nas bases de dados Web of Knowledge, PubMed e SciELO e entre os dez periódicos de maior número de citações na área de otorrinolaringologia e também busca manual por publicações nas listas de referências dos artigos selecionados, principalmente os de cunho histórico. Resultados: A doença não tem etiologia clara. Os sintomas das complicações são mais exuberantes que os da doença propriamente dita. A disfagia é o sintoma cervical mais conhecido. Outros sintomas discutidos são a apneia do sono, globus faríngeo, tosse, disfonia, dispneia, otalgia reflexa e sintomas medulares compressivos. O diagnóstico é efetuado com apropriado estudo radiológico. O tratamento é baseado em estratégia conservadora. Pacientes com disfagia refratária e comprometimento respiratório podem ser submetidos a tratamento cirúrgico. Conclusão: A doença de Forestier deve ser suspeitada em pacientes idosos com os principais sintomas das complicações, os quais são comuns na prática otorrinolaringológica, para o início precoce de acompanhamento multidisciplinar.
id ABORL-F-1_846a411c63825e166f7874f45a90ba05
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942014000200161
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,Hiperostose esquelética difusa idiopáticaColuna vertebralOsteofitose vertebralTranstornos de deglutiçãoOtolaringologia Introdução: A Doença de Forestier afeta a coluna vertebral, preferencialmente em homens Coluna vertebral; idosos. Não é rara, mas é frequentemente não reconhecida e pode levar a relevante morbimortalidade. Quando acomete a coluna cervical, pode gerar importantes manifestações otorrino-Transtornos de laringológicas. Objetivo: Destacar os sintomas faringolaríngeos da doença de Forestier. Método: Revisão da literatura nas bases de dados Web of Knowledge, PubMed e SciELO e entre os dez periódicos de maior número de citações na área de otorrinolaringologia e também busca manual por publicações nas listas de referências dos artigos selecionados, principalmente os de cunho histórico. Resultados: A doença não tem etiologia clara. Os sintomas das complicações são mais exuberantes que os da doença propriamente dita. A disfagia é o sintoma cervical mais conhecido. Outros sintomas discutidos são a apneia do sono, globus faríngeo, tosse, disfonia, dispneia, otalgia reflexa e sintomas medulares compressivos. O diagnóstico é efetuado com apropriado estudo radiológico. O tratamento é baseado em estratégia conservadora. Pacientes com disfagia refratária e comprometimento respiratório podem ser submetidos a tratamento cirúrgico. Conclusão: A doença de Forestier deve ser suspeitada em pacientes idosos com os principais sintomas das complicações, os quais são comuns na prática otorrinolaringológica, para o início precoce de acompanhamento multidisciplinar. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200161Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.2 2014reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20140033info:eu-repo/semantics/openAccessPulcherio,Janaina Oliveira BentiviVelasco,Cláudia Márcia Malafaia de OliveiraMachado,Rosane SicilianoSouza,Wallace Nascimento deMenezes,Daniella Rossi depor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942014000200161Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-08-25T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
title Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
spellingShingle Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
Pulcherio,Janaina Oliveira Bentivi
Hiperostose esquelética difusa idiopática
Coluna vertebral
Osteofitose vertebral
Transtornos de deglutição
Otolaringologia
title_short Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
title_full Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
title_fullStr Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
title_full_unstemmed Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
title_sort Doença de Forestier e suas implicações otorrinolaringológicas: revisão de literatura,
author Pulcherio,Janaina Oliveira Bentivi
author_facet Pulcherio,Janaina Oliveira Bentivi
Velasco,Cláudia Márcia Malafaia de Oliveira
Machado,Rosane Siciliano
Souza,Wallace Nascimento de
Menezes,Daniella Rossi de
author_role author
author2 Velasco,Cláudia Márcia Malafaia de Oliveira
Machado,Rosane Siciliano
Souza,Wallace Nascimento de
Menezes,Daniella Rossi de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulcherio,Janaina Oliveira Bentivi
Velasco,Cláudia Márcia Malafaia de Oliveira
Machado,Rosane Siciliano
Souza,Wallace Nascimento de
Menezes,Daniella Rossi de
dc.subject.por.fl_str_mv Hiperostose esquelética difusa idiopática
Coluna vertebral
Osteofitose vertebral
Transtornos de deglutição
Otolaringologia
topic Hiperostose esquelética difusa idiopática
Coluna vertebral
Osteofitose vertebral
Transtornos de deglutição
Otolaringologia
description Introdução: A Doença de Forestier afeta a coluna vertebral, preferencialmente em homens Coluna vertebral; idosos. Não é rara, mas é frequentemente não reconhecida e pode levar a relevante morbimortalidade. Quando acomete a coluna cervical, pode gerar importantes manifestações otorrino-Transtornos de laringológicas. Objetivo: Destacar os sintomas faringolaríngeos da doença de Forestier. Método: Revisão da literatura nas bases de dados Web of Knowledge, PubMed e SciELO e entre os dez periódicos de maior número de citações na área de otorrinolaringologia e também busca manual por publicações nas listas de referências dos artigos selecionados, principalmente os de cunho histórico. Resultados: A doença não tem etiologia clara. Os sintomas das complicações são mais exuberantes que os da doença propriamente dita. A disfagia é o sintoma cervical mais conhecido. Outros sintomas discutidos são a apneia do sono, globus faríngeo, tosse, disfonia, dispneia, otalgia reflexa e sintomas medulares compressivos. O diagnóstico é efetuado com apropriado estudo radiológico. O tratamento é baseado em estratégia conservadora. Pacientes com disfagia refratária e comprometimento respiratório podem ser submetidos a tratamento cirúrgico. Conclusão: A doença de Forestier deve ser suspeitada em pacientes idosos com os principais sintomas das complicações, os quais são comuns na prática otorrinolaringológica, para o início precoce de acompanhamento multidisciplinar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200161
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20140033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.2 2014
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990999220224