Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raymundo,Igor Teixeira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bahmad Jr,Fayez, Barros Filho,Jairo, Pinheiro,Thaís Gonçalves, Maia,Nilda Agostinho, Oliveira,Carlos Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400015
Resumo: O tratamento da surdez súbita é uma das questões mais controversas da Otologia. No entanto, os corticoides sistêmicos têm sido a opção mais escolhida por referidos autores como padrão ouro de tratamento. O uso de corticoide intratimpânico como terapia de segunda linha para tratamento de casos refratários de surdez súbita tem sido relatado e os resultados promissores têm feito alguns autores promoverem o seu uso como terapia de primeira linha, indicando-a para todos os casos de surdez súbita. OBJETIVOS: Descrever essa nova modalidade de tratamento e avaliar a sua segurança e eficácia em quatorze pacientes tratados após falha da corticoterapia oral. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de estudo analítico prospectivo em que quatorze pacientes portadores de surdez súbita neurossensorial foram tratados com metilprednisolona intratimpânica após falha da corticoterapia oral. Limiares tonais e o índice de reconhecimento de fala pré-tratamento e pós-tratamento foram analisados. RESULTADOS: Dez dos quatorze pacientes tratados com metilprednisolona intratimpânica apresentaram recuperação da audição superior a 20 dB nos limiares tonais ou 20% no IRF. CONCLUSÃO: Três injeções intratimpânicas de metilprednisolona aumentaram os limiares tonais e índices de reconhecimento da fala em um grupo de pacientes portadores de surdez súbita neurossensorial que não obtiveram benefício após corticoterapia oral.
id ABORL-F-1_84f99eb2f56a0eacc336cddfc61343a8
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000400015
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbitametilprednisolonaperda auditiva neurossensorialperda auditiva súbitaO tratamento da surdez súbita é uma das questões mais controversas da Otologia. No entanto, os corticoides sistêmicos têm sido a opção mais escolhida por referidos autores como padrão ouro de tratamento. O uso de corticoide intratimpânico como terapia de segunda linha para tratamento de casos refratários de surdez súbita tem sido relatado e os resultados promissores têm feito alguns autores promoverem o seu uso como terapia de primeira linha, indicando-a para todos os casos de surdez súbita. OBJETIVOS: Descrever essa nova modalidade de tratamento e avaliar a sua segurança e eficácia em quatorze pacientes tratados após falha da corticoterapia oral. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de estudo analítico prospectivo em que quatorze pacientes portadores de surdez súbita neurossensorial foram tratados com metilprednisolona intratimpânica após falha da corticoterapia oral. Limiares tonais e o índice de reconhecimento de fala pré-tratamento e pós-tratamento foram analisados. RESULTADOS: Dez dos quatorze pacientes tratados com metilprednisolona intratimpânica apresentaram recuperação da audição superior a 20 dB nos limiares tonais ou 20% no IRF. CONCLUSÃO: Três injeções intratimpânicas de metilprednisolona aumentaram os limiares tonais e índices de reconhecimento da fala em um grupo de pacientes portadores de surdez súbita neurossensorial que não obtiveram benefício após corticoterapia oral.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400015Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.4 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000400015info:eu-repo/semantics/openAccessRaymundo,Igor TeixeiraBahmad Jr,FayezBarros Filho,JairoPinheiro,Thaís GonçalvesMaia,Nilda AgostinhoOliveira,Carlos Augustopor2010-09-09T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000400015Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-09-09T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
title Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
spellingShingle Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
Raymundo,Igor Teixeira
metilprednisolona
perda auditiva neurossensorial
perda auditiva súbita
title_short Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
title_full Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
title_fullStr Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
title_full_unstemmed Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
title_sort Metilprednisolona intratimpânica como terapia de resgate na surdez neurossensorial súbita
author Raymundo,Igor Teixeira
author_facet Raymundo,Igor Teixeira
Bahmad Jr,Fayez
Barros Filho,Jairo
Pinheiro,Thaís Gonçalves
Maia,Nilda Agostinho
Oliveira,Carlos Augusto
author_role author
author2 Bahmad Jr,Fayez
Barros Filho,Jairo
Pinheiro,Thaís Gonçalves
Maia,Nilda Agostinho
Oliveira,Carlos Augusto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raymundo,Igor Teixeira
Bahmad Jr,Fayez
Barros Filho,Jairo
Pinheiro,Thaís Gonçalves
Maia,Nilda Agostinho
Oliveira,Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv metilprednisolona
perda auditiva neurossensorial
perda auditiva súbita
topic metilprednisolona
perda auditiva neurossensorial
perda auditiva súbita
description O tratamento da surdez súbita é uma das questões mais controversas da Otologia. No entanto, os corticoides sistêmicos têm sido a opção mais escolhida por referidos autores como padrão ouro de tratamento. O uso de corticoide intratimpânico como terapia de segunda linha para tratamento de casos refratários de surdez súbita tem sido relatado e os resultados promissores têm feito alguns autores promoverem o seu uso como terapia de primeira linha, indicando-a para todos os casos de surdez súbita. OBJETIVOS: Descrever essa nova modalidade de tratamento e avaliar a sua segurança e eficácia em quatorze pacientes tratados após falha da corticoterapia oral. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de estudo analítico prospectivo em que quatorze pacientes portadores de surdez súbita neurossensorial foram tratados com metilprednisolona intratimpânica após falha da corticoterapia oral. Limiares tonais e o índice de reconhecimento de fala pré-tratamento e pós-tratamento foram analisados. RESULTADOS: Dez dos quatorze pacientes tratados com metilprednisolona intratimpânica apresentaram recuperação da audição superior a 20 dB nos limiares tonais ou 20% no IRF. CONCLUSÃO: Três injeções intratimpânicas de metilprednisolona aumentaram os limiares tonais e índices de reconhecimento da fala em um grupo de pacientes portadores de surdez súbita neurossensorial que não obtiveram benefício após corticoterapia oral.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.4 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988950302720