Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos,Cláudia Pena Galvão dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vasconcelos,Anilton Cesar, Crosara,Paulo Fernando Tormin Borges, Anjos,Gustavo Coelho dos, Becker,Celso Gonçalves, Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300007
Resumo: A etiopatogênese da polipose nasal eosinofílica ainda não foi esclarecida. Os eosinófilos constituem as principais células do infiltrado inflamatório e estão relacionados com a perpetuação do processo inflamatório na rinossinusite crônica com pólipos nasais. OBJETIVO: Avaliar a ação in vitro da mitomicina no índice apoptótico de pólipos nasais eosinofílicos. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo experimental autopareado com amostra de biópsia de 15 pacientes com polipose nasal eosinofílica. Cada fragmento foi dividido em dois grupos. No grupo experimental aplicou-se mitomicina por cinco minutos, na dosagem de 400 µg/ml. O grupo controle foi submetido às mesmas manipulações, mas utilizando-se somente meio de cultura. Os fragmentos contidos nos dois primeiros compartimentos, controle e experimento, foram imediatamente submetidas ao preparo para histopatologia. O outro par de amostra, contendo controle e experimento, foi incubado por 12 horas. Após 12 horas, os fragmentos foram retirados para exame histopatológico. O índice apoptótico foi determinado pela morfometria na coloração hematoxilina-eosina e pela análise da fragmentação do DNA. RESULTADO: A comparação do dois grupos demonstrou diferença significativa (p < 0,001) no índice apoptótico das culturas incubadas por 12 horas. CONCLUSÃO: A mitomicina induz in vitro o aumento do índice apoptótico dos eosinófilos dos pólipos nasais eosinofílicos.
id ABORL-F-1_8d5486a7010429bd1f2c72b0e1c35157
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000300007
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina Capoptosemitomicinapólipos nasaisA etiopatogênese da polipose nasal eosinofílica ainda não foi esclarecida. Os eosinófilos constituem as principais células do infiltrado inflamatório e estão relacionados com a perpetuação do processo inflamatório na rinossinusite crônica com pólipos nasais. OBJETIVO: Avaliar a ação in vitro da mitomicina no índice apoptótico de pólipos nasais eosinofílicos. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo experimental autopareado com amostra de biópsia de 15 pacientes com polipose nasal eosinofílica. Cada fragmento foi dividido em dois grupos. No grupo experimental aplicou-se mitomicina por cinco minutos, na dosagem de 400 µg/ml. O grupo controle foi submetido às mesmas manipulações, mas utilizando-se somente meio de cultura. Os fragmentos contidos nos dois primeiros compartimentos, controle e experimento, foram imediatamente submetidas ao preparo para histopatologia. O outro par de amostra, contendo controle e experimento, foi incubado por 12 horas. Após 12 horas, os fragmentos foram retirados para exame histopatológico. O índice apoptótico foi determinado pela morfometria na coloração hematoxilina-eosina e pela análise da fragmentação do DNA. RESULTADO: A comparação do dois grupos demonstrou diferença significativa (p < 0,001) no índice apoptótico das culturas incubadas por 12 horas. CONCLUSÃO: A mitomicina induz in vitro o aumento do índice apoptótico dos eosinófilos dos pólipos nasais eosinofílicos.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300007Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.3 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos,Cláudia Pena Galvão dosVasconcelos,Anilton CesarCrosara,Paulo Fernando Tormin BorgesAnjos,Gustavo Coelho dosBecker,Celso GonçalvesGuimarães,Roberto Eustáquio Santospor2012-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000300007Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-06-12T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
title Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
spellingShingle Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
Anjos,Cláudia Pena Galvão dos
apoptose
mitomicina
pólipos nasais
title_short Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
title_full Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
title_fullStr Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
title_full_unstemmed Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
title_sort Apoptose em pólipos nasais eosinofílicos submetidos in vitro ao tratamento com mitomicina C
author Anjos,Cláudia Pena Galvão dos
author_facet Anjos,Cláudia Pena Galvão dos
Vasconcelos,Anilton Cesar
Crosara,Paulo Fernando Tormin Borges
Anjos,Gustavo Coelho dos
Becker,Celso Gonçalves
Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
author_role author
author2 Vasconcelos,Anilton Cesar
Crosara,Paulo Fernando Tormin Borges
Anjos,Gustavo Coelho dos
Becker,Celso Gonçalves
Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos,Cláudia Pena Galvão dos
Vasconcelos,Anilton Cesar
Crosara,Paulo Fernando Tormin Borges
Anjos,Gustavo Coelho dos
Becker,Celso Gonçalves
Guimarães,Roberto Eustáquio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv apoptose
mitomicina
pólipos nasais
topic apoptose
mitomicina
pólipos nasais
description A etiopatogênese da polipose nasal eosinofílica ainda não foi esclarecida. Os eosinófilos constituem as principais células do infiltrado inflamatório e estão relacionados com a perpetuação do processo inflamatório na rinossinusite crônica com pólipos nasais. OBJETIVO: Avaliar a ação in vitro da mitomicina no índice apoptótico de pólipos nasais eosinofílicos. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo experimental autopareado com amostra de biópsia de 15 pacientes com polipose nasal eosinofílica. Cada fragmento foi dividido em dois grupos. No grupo experimental aplicou-se mitomicina por cinco minutos, na dosagem de 400 µg/ml. O grupo controle foi submetido às mesmas manipulações, mas utilizando-se somente meio de cultura. Os fragmentos contidos nos dois primeiros compartimentos, controle e experimento, foram imediatamente submetidas ao preparo para histopatologia. O outro par de amostra, contendo controle e experimento, foi incubado por 12 horas. Após 12 horas, os fragmentos foram retirados para exame histopatológico. O índice apoptótico foi determinado pela morfometria na coloração hematoxilina-eosina e pela análise da fragmentação do DNA. RESULTADO: A comparação do dois grupos demonstrou diferença significativa (p < 0,001) no índice apoptótico das culturas incubadas por 12 horas. CONCLUSÃO: A mitomicina induz in vitro o aumento do índice apoptótico dos eosinófilos dos pólipos nasais eosinofílicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942012000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.3 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990127853568