Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malik,Akshat
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramalingam,WVBS, Nilakantan,Ajith, Nair,Satish, Ramesh,AV, Raj,Poonam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200156
Resumo: Introdução: A tireoplastia tipo I é o tratamento de escolha nas paralisias unilaterais das pregas Análise de custo-bene-vocais que não se recuperam espontaneamente. fício. Objetivos: Comparar o uso de implante de Silastic® com o uso de titânio pré-fabricado TVFMI® (Titanium Vocal Fold Medializing Implant) na tireoplastia tipo I para o tratamento da paralisia unilateral das pregas vocais com relação à melhora subjetiva e objetiva da voz, às alterações endoscópicas nas pregas vocais, ao tempo de cirurgia e à relação custo-benefício. Método: Trata-se de um estudo prospectivo com 40 pacientes portadores de paralisia unilateral das pregas vocais submetidos à tireoplastia tipo I com implante de silastic® ou TVFMI®. A avaliação e comparação estatística foram realizadas antes e quatro semanas depois da cirurgia por meio de videolaringoscopia, estroboscopia, análise perceptiva (escala GRBAS-Grade, Roughness, Breathiness, Asthenia, Strain) e subjetiva (IDV-índice de desvantagem vocal) da voz e avaliação eletroglotográfica e avaliação acústica computadorizada. Também foram observados o tempo de cirurgia e o custo do implante. Resultados: Embora os dois implantes mostrem melhora na qualidade da voz após a tireoplastia, o TVFMI® teve um resultado ligeiramente melhor na análise objetiva da voz. O TVFMI® levou menos tempo de cirurgia para ser inserido, porém foi mais caro. Conclusão: O TVFMI® poderá ser preferencial na tireoplastia de medialização, já que possui melhores resultados vocais e leva menos tempo de cirurgia, porém é mais caro que o implante de Silastic®.
id ABORL-F-1_989e3107fd4f46cf651637903865d524
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942014000200156
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo IParalisia das cordas vocaisQualidade da vozAnálise de custo-benefício Introdução: A tireoplastia tipo I é o tratamento de escolha nas paralisias unilaterais das pregas Análise de custo-bene-vocais que não se recuperam espontaneamente. fício. Objetivos: Comparar o uso de implante de Silastic® com o uso de titânio pré-fabricado TVFMI® (Titanium Vocal Fold Medializing Implant) na tireoplastia tipo I para o tratamento da paralisia unilateral das pregas vocais com relação à melhora subjetiva e objetiva da voz, às alterações endoscópicas nas pregas vocais, ao tempo de cirurgia e à relação custo-benefício. Método: Trata-se de um estudo prospectivo com 40 pacientes portadores de paralisia unilateral das pregas vocais submetidos à tireoplastia tipo I com implante de silastic® ou TVFMI®. A avaliação e comparação estatística foram realizadas antes e quatro semanas depois da cirurgia por meio de videolaringoscopia, estroboscopia, análise perceptiva (escala GRBAS-Grade, Roughness, Breathiness, Asthenia, Strain) e subjetiva (IDV-índice de desvantagem vocal) da voz e avaliação eletroglotográfica e avaliação acústica computadorizada. Também foram observados o tempo de cirurgia e o custo do implante. Resultados: Embora os dois implantes mostrem melhora na qualidade da voz após a tireoplastia, o TVFMI® teve um resultado ligeiramente melhor na análise objetiva da voz. O TVFMI® levou menos tempo de cirurgia para ser inserido, porém foi mais caro. Conclusão: O TVFMI® poderá ser preferencial na tireoplastia de medialização, já que possui melhores resultados vocais e leva menos tempo de cirurgia, porém é mais caro que o implante de Silastic®. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200156Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.2 2014reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.5935/1808-8694.20140032info:eu-repo/semantics/openAccessMalik,AkshatRamalingam,WVBSNilakantan,AjithNair,SatishRamesh,AVRaj,Poonampor2015-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942014000200156Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2015-08-25T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
title Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
spellingShingle Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
Malik,Akshat
Paralisia das cordas vocais
Qualidade da voz
Análise de custo-benefício
title_short Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
title_full Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
title_fullStr Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
title_full_unstemmed Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
title_sort Comparação do uso de implante de Silastic(r) com titânio pré-fabricado na tireoplastia tipo I
author Malik,Akshat
author_facet Malik,Akshat
Ramalingam,WVBS
Nilakantan,Ajith
Nair,Satish
Ramesh,AV
Raj,Poonam
author_role author
author2 Ramalingam,WVBS
Nilakantan,Ajith
Nair,Satish
Ramesh,AV
Raj,Poonam
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malik,Akshat
Ramalingam,WVBS
Nilakantan,Ajith
Nair,Satish
Ramesh,AV
Raj,Poonam
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia das cordas vocais
Qualidade da voz
Análise de custo-benefício
topic Paralisia das cordas vocais
Qualidade da voz
Análise de custo-benefício
description Introdução: A tireoplastia tipo I é o tratamento de escolha nas paralisias unilaterais das pregas Análise de custo-bene-vocais que não se recuperam espontaneamente. fício. Objetivos: Comparar o uso de implante de Silastic® com o uso de titânio pré-fabricado TVFMI® (Titanium Vocal Fold Medializing Implant) na tireoplastia tipo I para o tratamento da paralisia unilateral das pregas vocais com relação à melhora subjetiva e objetiva da voz, às alterações endoscópicas nas pregas vocais, ao tempo de cirurgia e à relação custo-benefício. Método: Trata-se de um estudo prospectivo com 40 pacientes portadores de paralisia unilateral das pregas vocais submetidos à tireoplastia tipo I com implante de silastic® ou TVFMI®. A avaliação e comparação estatística foram realizadas antes e quatro semanas depois da cirurgia por meio de videolaringoscopia, estroboscopia, análise perceptiva (escala GRBAS-Grade, Roughness, Breathiness, Asthenia, Strain) e subjetiva (IDV-índice de desvantagem vocal) da voz e avaliação eletroglotográfica e avaliação acústica computadorizada. Também foram observados o tempo de cirurgia e o custo do implante. Resultados: Embora os dois implantes mostrem melhora na qualidade da voz após a tireoplastia, o TVFMI® teve um resultado ligeiramente melhor na análise objetiva da voz. O TVFMI® levou menos tempo de cirurgia para ser inserido, porém foi mais caro. Conclusão: O TVFMI® poderá ser preferencial na tireoplastia de medialização, já que possui melhores resultados vocais e leva menos tempo de cirurgia, porém é mais caro que o implante de Silastic®.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200156
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942014000200156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1808-8694.20140032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.80 n.2 2014
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990997123072