Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,José Alberto Alves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tavares,Marylane Galvão, Aguiar,Carolina Veras, Azevedo,Jorge Ferreira de, Sousa,João Renato F., Almeida,Paulo César de, Gomes,Erika Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000100012
Resumo: O nasoangiofibroma é um tumor vascular benigno raro da nasofaringe, 0,5% de todas as neoplasias da cabeça e pescoço. Embora o tratamento de escolha seja a cirurgia, não há consenso sobre qual a melhor abordagem. OBJETIVOS: Comparar o tempo cirúrgico e a necessidade de transfusão intraoperatória em pacientes submetidos à cirurgia endoscópica versus aberta/combinada e relacionar a necessidade de transfusão intra-operatória com o tempo entre embolização e cirurgia. MATERIAL E MÉTODO: Estudo descritivo, analítico, retrospectivo, com abordagem quantitativa desenvolvido no serviço de otorrinolaringologia de um hospital-escola. Analisados 37 pacientes com nasoangiofibroma submetidos ao tratamento cirúrgico. Dados obtidos de prontuários. Analisados com os testes de Fisher-Freeman-Halton e de Games-Howell. Considerou-se significante se p < 0,05. Desenho do estudo: Estudo de coorte histórica com corte transversal. RESULTADOS: A abordagem endoscópica teve um menor tempo (p <0,0001).Houve uma menor necessidade de transfusão intraoperatória quando a embolização foi realizada no quarto dia. CONCLUSÃO: Sugere-se que o período citado seria o ideal para a realização da embolização e que a cirurgia endoscópica por demandar menos tempo estaria associada a uma menor morbidade. Entretanto, não se conseguiu demonstrar qual grupo de pacientes de acordo com o estádio tumoral se beneficiaria com determinada técnica.
id ABORL-F-1_99630b72a71cc322840015a904aea98c
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000100012
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibromaangiofibromacirurgia vídeo-assistidaestadiamento de neoplasiasO nasoangiofibroma é um tumor vascular benigno raro da nasofaringe, 0,5% de todas as neoplasias da cabeça e pescoço. Embora o tratamento de escolha seja a cirurgia, não há consenso sobre qual a melhor abordagem. OBJETIVOS: Comparar o tempo cirúrgico e a necessidade de transfusão intraoperatória em pacientes submetidos à cirurgia endoscópica versus aberta/combinada e relacionar a necessidade de transfusão intra-operatória com o tempo entre embolização e cirurgia. MATERIAL E MÉTODO: Estudo descritivo, analítico, retrospectivo, com abordagem quantitativa desenvolvido no serviço de otorrinolaringologia de um hospital-escola. Analisados 37 pacientes com nasoangiofibroma submetidos ao tratamento cirúrgico. Dados obtidos de prontuários. Analisados com os testes de Fisher-Freeman-Halton e de Games-Howell. Considerou-se significante se p < 0,05. Desenho do estudo: Estudo de coorte histórica com corte transversal. RESULTADOS: A abordagem endoscópica teve um menor tempo (p <0,0001).Houve uma menor necessidade de transfusão intraoperatória quando a embolização foi realizada no quarto dia. CONCLUSÃO: Sugere-se que o período citado seria o ideal para a realização da embolização e que a cirurgia endoscópica por demandar menos tempo estaria associada a uma menor morbidade. Entretanto, não se conseguiu demonstrar qual grupo de pacientes de acordo com o estádio tumoral se beneficiaria com determinada técnica.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000100012Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.1 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942012000100012info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,José Alberto AlvesTavares,Marylane GalvãoAguiar,Carolina VerasAzevedo,Jorge Ferreira deSousa,João Renato F.Almeida,Paulo César deGomes,Erika Ferreirapor2012-03-01T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000100012Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-03-01T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
title Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
spellingShingle Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
Oliveira,José Alberto Alves
angiofibroma
cirurgia vídeo-assistida
estadiamento de neoplasias
title_short Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
title_full Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
title_fullStr Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
title_full_unstemmed Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
title_sort Comparação entre cirurgia endoscópica e aberta em 37 pacientes com nasoangiofibroma
author Oliveira,José Alberto Alves
author_facet Oliveira,José Alberto Alves
Tavares,Marylane Galvão
Aguiar,Carolina Veras
Azevedo,Jorge Ferreira de
Sousa,João Renato F.
Almeida,Paulo César de
Gomes,Erika Ferreira
author_role author
author2 Tavares,Marylane Galvão
Aguiar,Carolina Veras
Azevedo,Jorge Ferreira de
Sousa,João Renato F.
Almeida,Paulo César de
Gomes,Erika Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,José Alberto Alves
Tavares,Marylane Galvão
Aguiar,Carolina Veras
Azevedo,Jorge Ferreira de
Sousa,João Renato F.
Almeida,Paulo César de
Gomes,Erika Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv angiofibroma
cirurgia vídeo-assistida
estadiamento de neoplasias
topic angiofibroma
cirurgia vídeo-assistida
estadiamento de neoplasias
description O nasoangiofibroma é um tumor vascular benigno raro da nasofaringe, 0,5% de todas as neoplasias da cabeça e pescoço. Embora o tratamento de escolha seja a cirurgia, não há consenso sobre qual a melhor abordagem. OBJETIVOS: Comparar o tempo cirúrgico e a necessidade de transfusão intraoperatória em pacientes submetidos à cirurgia endoscópica versus aberta/combinada e relacionar a necessidade de transfusão intra-operatória com o tempo entre embolização e cirurgia. MATERIAL E MÉTODO: Estudo descritivo, analítico, retrospectivo, com abordagem quantitativa desenvolvido no serviço de otorrinolaringologia de um hospital-escola. Analisados 37 pacientes com nasoangiofibroma submetidos ao tratamento cirúrgico. Dados obtidos de prontuários. Analisados com os testes de Fisher-Freeman-Halton e de Games-Howell. Considerou-se significante se p < 0,05. Desenho do estudo: Estudo de coorte histórica com corte transversal. RESULTADOS: A abordagem endoscópica teve um menor tempo (p <0,0001).Houve uma menor necessidade de transfusão intraoperatória quando a embolização foi realizada no quarto dia. CONCLUSÃO: Sugere-se que o período citado seria o ideal para a realização da embolização e que a cirurgia endoscópica por demandar menos tempo estaria associada a uma menor morbidade. Entretanto, não se conseguiu demonstrar qual grupo de pacientes de acordo com o estádio tumoral se beneficiaria com determinada técnica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942012000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.1 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575989838446592