Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,Thiago Freire Pinto
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Stewart,Michael G., Fornazieri,Marco Aurelio, Pilan,Renata Ribeiro de Mendonca, Pinna,Fabio de Rezende, Padua,Francini Grecco de Melo, Voegels,Richard Louis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300011
Resumo: Obstrução nasal é uma queixa frequente. Quando causada por um desvio de septo nasal, a septoplastia é cirurgia de escolha para tratamento destes pacientes. O questionário NOSE é um instrumento para avaliar a qualidade de vida doença-específica dos pacientes após intervenções para tratamento da obstrução nasal. OBJETIVO: Avaliar o impacto da septoplastia na qualidade de vida doença-específica dos pacientes com obstrução nasal secundária a desvio de septo. Desenho: Prospectivo. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes submetidos à septoplastia com/sem turbinectomia após ausência de melhora clínica ao tratamento medicamentoso foram avaliados através do NOSE antes e 3 meses após cirurgia. Avaliou-se a melhora na pontuação total, a magnitude do efeito da cirurgia na qualidade de vida doença-específica e a correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora pós-operatória. RESULTADOS: Quarenta e seis pacientes foram incluídos no estudo. Observou-se melhora estatisticamente significativa entre a pontuação do questionário NOSE pré-opera¬tória (md = 75, IIQ = 26) e após três meses (md = 10,IIQ = 20, p < 0,001.T-Wilcoxon). A cirurgia resultou numa magnitude de efeito padronizada de 3,07. Mostrou-se uma forte correlação entre a pontuação pré-operatória no questionário NOSE e a melhora da pontuação no pós-operatório (r = -0,789, p < 0,001, Spearman). Não se encontrou diferença entre a melhora na pontuação segundo sexo. (p = 0,668, U-Mann-Whitney). CONCLUSÃO: A septoplastia resultou numa melhora da QV doença-específica estatisticamente significativa.
id ABORL-F-1_9a4c67ca58b7a719ae159770f45e6541
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000300011
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasalobstrução nasalqualidade de vidasepto nasalObstrução nasal é uma queixa frequente. Quando causada por um desvio de septo nasal, a septoplastia é cirurgia de escolha para tratamento destes pacientes. O questionário NOSE é um instrumento para avaliar a qualidade de vida doença-específica dos pacientes após intervenções para tratamento da obstrução nasal. OBJETIVO: Avaliar o impacto da septoplastia na qualidade de vida doença-específica dos pacientes com obstrução nasal secundária a desvio de septo. Desenho: Prospectivo. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes submetidos à septoplastia com/sem turbinectomia após ausência de melhora clínica ao tratamento medicamentoso foram avaliados através do NOSE antes e 3 meses após cirurgia. Avaliou-se a melhora na pontuação total, a magnitude do efeito da cirurgia na qualidade de vida doença-específica e a correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora pós-operatória. RESULTADOS: Quarenta e seis pacientes foram incluídos no estudo. Observou-se melhora estatisticamente significativa entre a pontuação do questionário NOSE pré-opera¬tória (md = 75, IIQ = 26) e após três meses (md = 10,IIQ = 20, p < 0,001.T-Wilcoxon). A cirurgia resultou numa magnitude de efeito padronizada de 3,07. Mostrou-se uma forte correlação entre a pontuação pré-operatória no questionário NOSE e a melhora da pontuação no pós-operatório (r = -0,789, p < 0,001, Spearman). Não se encontrou diferença entre a melhora na pontuação segundo sexo. (p = 0,668, U-Mann-Whitney). CONCLUSÃO: A septoplastia resultou numa melhora da QV doença-específica estatisticamente significativa.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300011Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.3 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942012000300011info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Thiago Freire PintoStewart,Michael G.Fornazieri,Marco AurelioPilan,Renata Ribeiro de MendoncaPinna,Fabio de RezendePadua,Francini Grecco de MeloVoegels,Richard Louispor2012-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000300011Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-06-12T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
title Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
spellingShingle Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
Bezerra,Thiago Freire Pinto
obstrução nasal
qualidade de vida
septo nasal
title_short Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
title_full Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
title_sort Avaliação da qualidade de vida após septoplastia em pacientes com obstrução nasal
author Bezerra,Thiago Freire Pinto
author_facet Bezerra,Thiago Freire Pinto
Stewart,Michael G.
Fornazieri,Marco Aurelio
Pilan,Renata Ribeiro de Mendonca
Pinna,Fabio de Rezende
Padua,Francini Grecco de Melo
Voegels,Richard Louis
author_role author
author2 Stewart,Michael G.
Fornazieri,Marco Aurelio
Pilan,Renata Ribeiro de Mendonca
Pinna,Fabio de Rezende
Padua,Francini Grecco de Melo
Voegels,Richard Louis
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,Thiago Freire Pinto
Stewart,Michael G.
Fornazieri,Marco Aurelio
Pilan,Renata Ribeiro de Mendonca
Pinna,Fabio de Rezende
Padua,Francini Grecco de Melo
Voegels,Richard Louis
dc.subject.por.fl_str_mv obstrução nasal
qualidade de vida
septo nasal
topic obstrução nasal
qualidade de vida
septo nasal
description Obstrução nasal é uma queixa frequente. Quando causada por um desvio de septo nasal, a septoplastia é cirurgia de escolha para tratamento destes pacientes. O questionário NOSE é um instrumento para avaliar a qualidade de vida doença-específica dos pacientes após intervenções para tratamento da obstrução nasal. OBJETIVO: Avaliar o impacto da septoplastia na qualidade de vida doença-específica dos pacientes com obstrução nasal secundária a desvio de septo. Desenho: Prospectivo. PACIENTES E MÉTODOS: Pacientes submetidos à septoplastia com/sem turbinectomia após ausência de melhora clínica ao tratamento medicamentoso foram avaliados através do NOSE antes e 3 meses após cirurgia. Avaliou-se a melhora na pontuação total, a magnitude do efeito da cirurgia na qualidade de vida doença-específica e a correlação entre a pontuação pré-operatória e a melhora pós-operatória. RESULTADOS: Quarenta e seis pacientes foram incluídos no estudo. Observou-se melhora estatisticamente significativa entre a pontuação do questionário NOSE pré-opera¬tória (md = 75, IIQ = 26) e após três meses (md = 10,IIQ = 20, p < 0,001.T-Wilcoxon). A cirurgia resultou numa magnitude de efeito padronizada de 3,07. Mostrou-se uma forte correlação entre a pontuação pré-operatória no questionário NOSE e a melhora da pontuação no pós-operatório (r = -0,789, p < 0,001, Spearman). Não se encontrou diferença entre a melhora na pontuação segundo sexo. (p = 0,668, U-Mann-Whitney). CONCLUSÃO: A septoplastia resultou numa melhora da QV doença-específica estatisticamente significativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942012000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.3 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990135193600