Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bakor,Silvia Fuerte
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira,Julio César Motta, Frascino,Silvana, Ladalardo,Thereza Christinna Cellos Gonçalves Pinheiro, Pignatari,Shirley Shizue Nagata, Weckx,Luc Louis Maurice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600007
Resumo: A respiração oral pode causar deformações na arcada dentária e representar risco a cáries e doenças periodontais, podendo ser agravado pela utilização de aparelhos fixos. OBJETIVO: Avaliar o grau de mineralização do esmalte dentário e a microbiota cariogênica bucal de respiradores orais que utilizaram disjuntores maxilares. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo com 20 pacientes respiradores orais com atresia maxilar, idades entre 9 e 13 anos. A mineralização do esmalte dentário foi medida pela técnica de fluorescência, antes da instalação do disjuntor maxilar e após sua remoção. A microbiota cariogênica foi avaliada pelo No Caries®. Na análise estatística utilizamos o teste "t" (p<0,05), e a microbiota oral analisada por incidência. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante no grau de mineralização do esmalte dentário após a disjunção maxilar, com valor médio de 3,08. O teste colorimétrico demonstrou que 45% diminuiu e 15% aumentou o potencial à cárie dentária, sendo que 40% permaneceu inalterado após o uso do disjuntor maxilar. CONCLUSÃO: Houve diferença estatisticamente significante no grau de mineralização do esmalte dentário nos pacientes respiradores orais após a utilização de disjuntor, porém dentro da faixa de normalidade clínica, e um número pequeno de pacientes aumentou o potencial cariogênico durante o tratamento ortodôntico.
id ABORL-F-1_b4f4bb9aa44d2e96cd425286e8cbe1ed
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000600007
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilardesmineralização do dentelasersrespiração bucaltécnica de expansão palatinaA respiração oral pode causar deformações na arcada dentária e representar risco a cáries e doenças periodontais, podendo ser agravado pela utilização de aparelhos fixos. OBJETIVO: Avaliar o grau de mineralização do esmalte dentário e a microbiota cariogênica bucal de respiradores orais que utilizaram disjuntores maxilares. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo com 20 pacientes respiradores orais com atresia maxilar, idades entre 9 e 13 anos. A mineralização do esmalte dentário foi medida pela técnica de fluorescência, antes da instalação do disjuntor maxilar e após sua remoção. A microbiota cariogênica foi avaliada pelo No Caries®. Na análise estatística utilizamos o teste "t" (p<0,05), e a microbiota oral analisada por incidência. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante no grau de mineralização do esmalte dentário após a disjunção maxilar, com valor médio de 3,08. O teste colorimétrico demonstrou que 45% diminuiu e 15% aumentou o potencial à cárie dentária, sendo que 40% permaneceu inalterado após o uso do disjuntor maxilar. CONCLUSÃO: Houve diferença estatisticamente significante no grau de mineralização do esmalte dentário nos pacientes respiradores orais após a utilização de disjuntor, porém dentro da faixa de normalidade clínica, e um número pequeno de pacientes aumentou o potencial cariogênico durante o tratamento ortodôntico.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600007Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.6 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000600007info:eu-repo/semantics/openAccessBakor,Silvia FuertePereira,Julio César MottaFrascino,SilvanaLadalardo,Thereza Christinna Cellos Gonçalves PinheiroPignatari,Shirley Shizue NagataWeckx,Luc Louis Mauricepor2010-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000600007Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-12-14T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
title Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
spellingShingle Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
Bakor,Silvia Fuerte
desmineralização do dente
lasers
respiração bucal
técnica de expansão palatina
title_short Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
title_full Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
title_fullStr Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
title_full_unstemmed Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
title_sort Desmineralização dentária de pacientes respiradores orais submetidos à expansão maxilar
author Bakor,Silvia Fuerte
author_facet Bakor,Silvia Fuerte
Pereira,Julio César Motta
Frascino,Silvana
Ladalardo,Thereza Christinna Cellos Gonçalves Pinheiro
Pignatari,Shirley Shizue Nagata
Weckx,Luc Louis Maurice
author_role author
author2 Pereira,Julio César Motta
Frascino,Silvana
Ladalardo,Thereza Christinna Cellos Gonçalves Pinheiro
Pignatari,Shirley Shizue Nagata
Weckx,Luc Louis Maurice
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bakor,Silvia Fuerte
Pereira,Julio César Motta
Frascino,Silvana
Ladalardo,Thereza Christinna Cellos Gonçalves Pinheiro
Pignatari,Shirley Shizue Nagata
Weckx,Luc Louis Maurice
dc.subject.por.fl_str_mv desmineralização do dente
lasers
respiração bucal
técnica de expansão palatina
topic desmineralização do dente
lasers
respiração bucal
técnica de expansão palatina
description A respiração oral pode causar deformações na arcada dentária e representar risco a cáries e doenças periodontais, podendo ser agravado pela utilização de aparelhos fixos. OBJETIVO: Avaliar o grau de mineralização do esmalte dentário e a microbiota cariogênica bucal de respiradores orais que utilizaram disjuntores maxilares. MATERIAL E MÉTODO: Estudo prospectivo com 20 pacientes respiradores orais com atresia maxilar, idades entre 9 e 13 anos. A mineralização do esmalte dentário foi medida pela técnica de fluorescência, antes da instalação do disjuntor maxilar e após sua remoção. A microbiota cariogênica foi avaliada pelo No Caries®. Na análise estatística utilizamos o teste "t" (p<0,05), e a microbiota oral analisada por incidência. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante no grau de mineralização do esmalte dentário após a disjunção maxilar, com valor médio de 3,08. O teste colorimétrico demonstrou que 45% diminuiu e 15% aumentou o potencial à cárie dentária, sendo que 40% permaneceu inalterado após o uso do disjuntor maxilar. CONCLUSÃO: Houve diferença estatisticamente significante no grau de mineralização do esmalte dentário nos pacientes respiradores orais após a utilização de disjuntor, porém dentro da faixa de normalidade clínica, e um número pequeno de pacientes aumentou o potencial cariogênico durante o tratamento ortodôntico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000600007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000600007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.6 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575989343518720