Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Patrícia Graciano Vicci de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mondelli,Maria Fernanda Capoani Garcia, Lauris,José Roberto Pereira, Richiéri-Costa,Antonio, Feniman,Mariza Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000300018
Resumo: A deficiência auditiva (DA) unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha podendo acarretar dificuldade acadêmica, alterações de linguagem e dificuldade sócio-emocionais. OBJETIVO: Avaliar a autopercepção do handicap auditivo de sujeitos adultos, portadores de DA sensório-neural unilateral, não usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. MATERIAL E MÉTODO: Estudo Prospectivo com 52 sujeitos adultos, com média de 34.5 anos e de ambos os gêneros (26 do gênero feminino, 26 do masculino) com deficiência auditiva: tipo neurossensorial unilateral, de graus variados; responderam a um questionário para a avaliação do handicap sendo utilizado o "Hearing Handicap Inventory for Adults" (HHIA). RESULTADOS: Foram pontuadas as subescalas dos aspectos emocionais e sociais/situacionais sendo encontrados 73,1% de presença do handicap entre os graus leve, moderado e significativo e em maior porcentagem (88,5%) no gênero feminino. CONCLUSÕES: A aplicação do questionário mostrou-se um procedimento eficiente, pois a DA unilateral pode, não raramente, comprometer aspectos sociais e emocionais do sujeito adulto e o mesmo grau de DA podem reagir de forma diferente, indicando que a grande variabilidade na autopercepção do handicap auditivo está associada a aspectos não audiológicos.
id ABORL-F-1_e2e72bbcec98dc5dc7914a6509f6b90c
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942010000300018
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateraladultoperda auditiva unilateralquestionáriosA deficiência auditiva (DA) unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha podendo acarretar dificuldade acadêmica, alterações de linguagem e dificuldade sócio-emocionais. OBJETIVO: Avaliar a autopercepção do handicap auditivo de sujeitos adultos, portadores de DA sensório-neural unilateral, não usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. MATERIAL E MÉTODO: Estudo Prospectivo com 52 sujeitos adultos, com média de 34.5 anos e de ambos os gêneros (26 do gênero feminino, 26 do masculino) com deficiência auditiva: tipo neurossensorial unilateral, de graus variados; responderam a um questionário para a avaliação do handicap sendo utilizado o "Hearing Handicap Inventory for Adults" (HHIA). RESULTADOS: Foram pontuadas as subescalas dos aspectos emocionais e sociais/situacionais sendo encontrados 73,1% de presença do handicap entre os graus leve, moderado e significativo e em maior porcentagem (88,5%) no gênero feminino. CONCLUSÕES: A aplicação do questionário mostrou-se um procedimento eficiente, pois a DA unilateral pode, não raramente, comprometer aspectos sociais e emocionais do sujeito adulto e o mesmo grau de DA podem reagir de forma diferente, indicando que a grande variabilidade na autopercepção do handicap auditivo está associada a aspectos não audiológicos.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000300018Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.3 2010reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942010000300018info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Patrícia Graciano Vicci deMondelli,Maria Fernanda Capoani GarciaLauris,José Roberto PereiraRichiéri-Costa,AntonioFeniman,Mariza Ribeiropor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942010000300018Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2010-07-14T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
title Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
spellingShingle Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
Araújo,Patrícia Graciano Vicci de
adulto
perda auditiva unilateral
questionários
title_short Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
title_full Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
title_fullStr Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
title_full_unstemmed Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
title_sort Avaliação do handicap auditivo do adulto com deficiência auditiva unilateral
author Araújo,Patrícia Graciano Vicci de
author_facet Araújo,Patrícia Graciano Vicci de
Mondelli,Maria Fernanda Capoani Garcia
Lauris,José Roberto Pereira
Richiéri-Costa,Antonio
Feniman,Mariza Ribeiro
author_role author
author2 Mondelli,Maria Fernanda Capoani Garcia
Lauris,José Roberto Pereira
Richiéri-Costa,Antonio
Feniman,Mariza Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Patrícia Graciano Vicci de
Mondelli,Maria Fernanda Capoani Garcia
Lauris,José Roberto Pereira
Richiéri-Costa,Antonio
Feniman,Mariza Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv adulto
perda auditiva unilateral
questionários
topic adulto
perda auditiva unilateral
questionários
description A deficiência auditiva (DA) unilateral é caracterizada pela diminuição da audição em apenas uma orelha podendo acarretar dificuldade acadêmica, alterações de linguagem e dificuldade sócio-emocionais. OBJETIVO: Avaliar a autopercepção do handicap auditivo de sujeitos adultos, portadores de DA sensório-neural unilateral, não usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. MATERIAL E MÉTODO: Estudo Prospectivo com 52 sujeitos adultos, com média de 34.5 anos e de ambos os gêneros (26 do gênero feminino, 26 do masculino) com deficiência auditiva: tipo neurossensorial unilateral, de graus variados; responderam a um questionário para a avaliação do handicap sendo utilizado o "Hearing Handicap Inventory for Adults" (HHIA). RESULTADOS: Foram pontuadas as subescalas dos aspectos emocionais e sociais/situacionais sendo encontrados 73,1% de presença do handicap entre os graus leve, moderado e significativo e em maior porcentagem (88,5%) no gênero feminino. CONCLUSÕES: A aplicação do questionário mostrou-se um procedimento eficiente, pois a DA unilateral pode, não raramente, comprometer aspectos sociais e emocionais do sujeito adulto e o mesmo grau de DA podem reagir de forma diferente, indicando que a grande variabilidade na autopercepção do handicap auditivo está associada a aspectos não audiológicos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942010000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942010000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.76 n.3 2010
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575988916748288