Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurr,André
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pearson,Marc David, S,Dazert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100009
Resumo: É difícil encontrar ossos temporais humanos para o ensino de cirurgia otológica. Ossos temporais de ovelhas podem representar uma possível alternativa. MATERIAIS E MÉTODOS: Os ossos temporais de ovelhas foram dissecados em um programa convencional de dissecação de osso temporal no laboratório. Incluímos mastoidectomia, abordagens endaurais, mas também analisamos a aparência externa, o meato acústico externo e o hipotímpano. Algumas etapas são diferentes das preparações de ossos humanos. Os resultados morfométricos foram comparados à anatomia conhecida de humanos para verificar se o osso temporal de ovelhas seria utilizável para o ensino de cirurgia otológica. RESULTADOS: O osso temporal de ovelhas parece menor do que o humano. Encontramos uma área bolhosa se estendendo ao hipotímpano abaixo do meato acústico externo. A membrana timpânica é muito semelhante à humana. O meato acústico externo é menor e mais curto. A cadeia ossicular exibe analogias para com a humana. DISCUSSÃO: Esse estudo mostra que especificamente o ouvido médio, a membrana timpânica e o conduto auditivo externo são morfologicamente semelhantes às suas contrapartidas encontradas nos ossos temporais humanos. A ovelha parece ser um modelo viável para o ensino da anatomia do ouvido. A menor escala de algumas estruturas, especialmente dos componentes externos do osso temporal representa uma desvantagem. CONCLUSÕES: A ovelha parece representar uma alternativa viável no ensino de cirurgia otológica.
id ABORL-F-1_e3acc462c27d05f6ac95bed49cfcc859
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942011000100009
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticosanatomiamédiaorelhaosso temporalovinosveterináriaÉ difícil encontrar ossos temporais humanos para o ensino de cirurgia otológica. Ossos temporais de ovelhas podem representar uma possível alternativa. MATERIAIS E MÉTODOS: Os ossos temporais de ovelhas foram dissecados em um programa convencional de dissecação de osso temporal no laboratório. Incluímos mastoidectomia, abordagens endaurais, mas também analisamos a aparência externa, o meato acústico externo e o hipotímpano. Algumas etapas são diferentes das preparações de ossos humanos. Os resultados morfométricos foram comparados à anatomia conhecida de humanos para verificar se o osso temporal de ovelhas seria utilizável para o ensino de cirurgia otológica. RESULTADOS: O osso temporal de ovelhas parece menor do que o humano. Encontramos uma área bolhosa se estendendo ao hipotímpano abaixo do meato acústico externo. A membrana timpânica é muito semelhante à humana. O meato acústico externo é menor e mais curto. A cadeia ossicular exibe analogias para com a humana. DISCUSSÃO: Esse estudo mostra que especificamente o ouvido médio, a membrana timpânica e o conduto auditivo externo são morfologicamente semelhantes às suas contrapartidas encontradas nos ossos temporais humanos. A ovelha parece ser um modelo viável para o ensino da anatomia do ouvido. A menor escala de algumas estruturas, especialmente dos componentes externos do osso temporal representa uma desvantagem. CONCLUSÕES: A ovelha parece representar uma alternativa viável no ensino de cirurgia otológica.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100009Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.77 n.1 2011reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942011000100009info:eu-repo/semantics/openAccessGurr,AndréPearson,Marc DavidS,Dazertpor2011-02-02T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942011000100009Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2011-02-02T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
title Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
spellingShingle Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
Gurr,André
anatomia
média
orelha
osso temporal
ovinos
veterinária
title_short Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
title_full Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
title_fullStr Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
title_full_unstemmed Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
title_sort Anatomia do osso temporal de ovelhas sob aspectos didáticos
author Gurr,André
author_facet Gurr,André
Pearson,Marc David
S,Dazert
author_role author
author2 Pearson,Marc David
S,Dazert
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurr,André
Pearson,Marc David
S,Dazert
dc.subject.por.fl_str_mv anatomia
média
orelha
osso temporal
ovinos
veterinária
topic anatomia
média
orelha
osso temporal
ovinos
veterinária
description É difícil encontrar ossos temporais humanos para o ensino de cirurgia otológica. Ossos temporais de ovelhas podem representar uma possível alternativa. MATERIAIS E MÉTODOS: Os ossos temporais de ovelhas foram dissecados em um programa convencional de dissecação de osso temporal no laboratório. Incluímos mastoidectomia, abordagens endaurais, mas também analisamos a aparência externa, o meato acústico externo e o hipotímpano. Algumas etapas são diferentes das preparações de ossos humanos. Os resultados morfométricos foram comparados à anatomia conhecida de humanos para verificar se o osso temporal de ovelhas seria utilizável para o ensino de cirurgia otológica. RESULTADOS: O osso temporal de ovelhas parece menor do que o humano. Encontramos uma área bolhosa se estendendo ao hipotímpano abaixo do meato acústico externo. A membrana timpânica é muito semelhante à humana. O meato acústico externo é menor e mais curto. A cadeia ossicular exibe analogias para com a humana. DISCUSSÃO: Esse estudo mostra que especificamente o ouvido médio, a membrana timpânica e o conduto auditivo externo são morfologicamente semelhantes às suas contrapartidas encontradas nos ossos temporais humanos. A ovelha parece ser um modelo viável para o ensino da anatomia do ouvido. A menor escala de algumas estruturas, especialmente dos componentes externos do osso temporal representa uma desvantagem. CONCLUSÕES: A ovelha parece representar uma alternativa viável no ensino de cirurgia otológica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942011000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942011000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.77 n.1 2011
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575989383364608