Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt,Aline Gomes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ikari,Liliane Satomi, Torre,Ana Adelina Giantomassi Della, Bento,Ricardo Ferreira, Tsuji,Robinson Koji, Brito Neto,Rubens Vuono de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200019
Resumo: Devido aos avanços na tecnologia dos implantes cocleares e das estratégias de processamento, indivíduos com surdez grave a profunda puderam ouvir sons e reconhecer fala em diferentes graus. A variabilidade nos resultados audiológicos em portadores de surdez pós-lingual tem sido grande e a indicação para o implante coclear tem se estendido e inclui uma população cada vez maior. OBJETIVO: Avaliar em quais pacientes portadores de surdez pós-lingual o implante coclear traz benefício auditivo superior ao da prótese auditiva convencional. MATERIAIS E MÉTODOS: consulta a artigos científicos por busca no banco de dados SciELO, Cochrane, MEDLINE e LILACS-BIREME. Foram selecionadas publicações com força de evidência A ou B até a data da investigação, que comparassem aparelhos de amplificação sonora e implante coclear na população com surdez pós-lingual. Desenho do Estudo: revisão sistemática. RESULTADOS: Entre os 2169 artigos consultados, 11 trabalhos se mostram pertinentes ao tema e apresentaram força de evidência B. Seis estudos são do tipo coorte prospectivo, quatro são estudos transversais e um ensaio clinico. CONCLUSÃO: A avaliação dos benefícios obtidos por portadores de surdez pós-lingual reabilitados com o uso de implante coclear mostra que este dispositivo é efetivo e apresenta melhores resultados quando comparado aos aparelhos de amplificação sonora individual.
id ABORL-F-1_f8e30248ced09be81c9813469bf6c07e
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-86942012000200019
network_acronym_str ABORL-F-1
network_name_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository_id_str
spelling Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencionalauxiliares de audiçãoimplante coclearperda auditiva neurossensorialsurdezDevido aos avanços na tecnologia dos implantes cocleares e das estratégias de processamento, indivíduos com surdez grave a profunda puderam ouvir sons e reconhecer fala em diferentes graus. A variabilidade nos resultados audiológicos em portadores de surdez pós-lingual tem sido grande e a indicação para o implante coclear tem se estendido e inclui uma população cada vez maior. OBJETIVO: Avaliar em quais pacientes portadores de surdez pós-lingual o implante coclear traz benefício auditivo superior ao da prótese auditiva convencional. MATERIAIS E MÉTODOS: consulta a artigos científicos por busca no banco de dados SciELO, Cochrane, MEDLINE e LILACS-BIREME. Foram selecionadas publicações com força de evidência A ou B até a data da investigação, que comparassem aparelhos de amplificação sonora e implante coclear na população com surdez pós-lingual. Desenho do Estudo: revisão sistemática. RESULTADOS: Entre os 2169 artigos consultados, 11 trabalhos se mostram pertinentes ao tema e apresentaram força de evidência B. Seis estudos são do tipo coorte prospectivo, quatro são estudos transversais e um ensaio clinico. CONCLUSÃO: A avaliação dos benefícios obtidos por portadores de surdez pós-lingual reabilitados com o uso de implante coclear mostra que este dispositivo é efetivo e apresenta melhores resultados quando comparado aos aparelhos de amplificação sonora individual.Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200019Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.2 2012reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngologyinstname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-CCF10.1590/S1808-86942012000200019info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt,Aline GomesIkari,Liliane SatomiTorre,Ana Adelina Giantomassi DellaBento,Ricardo FerreiraTsuji,Robinson KojiBrito Neto,Rubens Vuono depor2012-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S1808-86942012000200019Revistahttp://www.bjorl.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br1808-86861808-8686opendoar:2012-04-10T00:00Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
title Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
spellingShingle Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
Bittencourt,Aline Gomes
auxiliares de audição
implante coclear
perda auditiva neurossensorial
surdez
title_short Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
title_full Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
title_fullStr Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
title_full_unstemmed Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
title_sort Surdez pós-lingual: benefícios do implante coclear versus prótese auditiva convencional
author Bittencourt,Aline Gomes
author_facet Bittencourt,Aline Gomes
Ikari,Liliane Satomi
Torre,Ana Adelina Giantomassi Della
Bento,Ricardo Ferreira
Tsuji,Robinson Koji
Brito Neto,Rubens Vuono de
author_role author
author2 Ikari,Liliane Satomi
Torre,Ana Adelina Giantomassi Della
Bento,Ricardo Ferreira
Tsuji,Robinson Koji
Brito Neto,Rubens Vuono de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt,Aline Gomes
Ikari,Liliane Satomi
Torre,Ana Adelina Giantomassi Della
Bento,Ricardo Ferreira
Tsuji,Robinson Koji
Brito Neto,Rubens Vuono de
dc.subject.por.fl_str_mv auxiliares de audição
implante coclear
perda auditiva neurossensorial
surdez
topic auxiliares de audição
implante coclear
perda auditiva neurossensorial
surdez
description Devido aos avanços na tecnologia dos implantes cocleares e das estratégias de processamento, indivíduos com surdez grave a profunda puderam ouvir sons e reconhecer fala em diferentes graus. A variabilidade nos resultados audiológicos em portadores de surdez pós-lingual tem sido grande e a indicação para o implante coclear tem se estendido e inclui uma população cada vez maior. OBJETIVO: Avaliar em quais pacientes portadores de surdez pós-lingual o implante coclear traz benefício auditivo superior ao da prótese auditiva convencional. MATERIAIS E MÉTODOS: consulta a artigos científicos por busca no banco de dados SciELO, Cochrane, MEDLINE e LILACS-BIREME. Foram selecionadas publicações com força de evidência A ou B até a data da investigação, que comparassem aparelhos de amplificação sonora e implante coclear na população com surdez pós-lingual. Desenho do Estudo: revisão sistemática. RESULTADOS: Entre os 2169 artigos consultados, 11 trabalhos se mostram pertinentes ao tema e apresentaram força de evidência B. Seis estudos são do tipo coorte prospectivo, quatro são estudos transversais e um ensaio clinico. CONCLUSÃO: A avaliação dos benefícios obtidos por portadores de surdez pós-lingual reabilitados com o uso de implante coclear mostra que este dispositivo é efetivo e apresenta melhores resultados quando comparado aos aparelhos de amplificação sonora individual.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-86942012000200019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology v.78 n.2 2012
reponame:Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-CCF
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-CCF
institution ABORL-CCF
reponame_str Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
collection Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Otorhinolaryngology - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@aborlccf.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754575990112124928