Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Denise Utsch
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Castro,Mariana Moreira de, Galvão,Cláudia Pena, Brandão,Alexandre Zoni Rodrigues, Castro,Míriam Cabral Moreira de, Lambertucci,José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000100023
Resumo: A síndrome de Melkerson-Rosenthal (SMR) caracteriza-se por edema orofacial, paralisia facial recorrente e língua plicada. A tríade completa é incomum, com freqüência variando de 8 a 25%, sendo que a apresentação mais comum é a presença de somente um sintoma. A queixa mais freqüente é o edema facial e/ou no lábio. No presente relato, descreve-se o caso de uma jovem, 17 anos, com edema no lábio persistente e língua plicada devido à SMR. A paciente informou que o edema e as alterações na língua haviam se iniciado há 2 anos. Tratamentos prévios haviam sido realizados, porém sem sucesso. Propôs-se a injeção intralesional de 20mg de triancinolona a cada 15 dias, associada a 5mg ao dia de clofazimine por três meses. O lábio voltou ao seu aspecto normal após quatro infiltrações da medicação. Estudos recentes têm considerado a SMR como uma doença granulomatosa, sendo a fase inicial da apresentação orofacial da Doença de Crohn em alguns pacientes. Assim, pacientes com SMR deveriam ser avaliados e seguidos quanto à presença de sintomas gastroenterológicos. O tratamento com corticosteróides tem se mostrado efetivo em reduzir a tumefação do lábio associada a essa doença. Discute-se características clínicas, tratamento e importância da terapia com corticosteróides na paralisia facial associada à SMR.
id ABORL-F-2_1aa544b43167c87365b4a4c833e08872
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-72992007000100023
network_acronym_str ABORL-F-2
network_name_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository_id_str
spelling Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthaldoença de crohnqueilitesíndrome de melkersson-rosenthaltratamentoA síndrome de Melkerson-Rosenthal (SMR) caracteriza-se por edema orofacial, paralisia facial recorrente e língua plicada. A tríade completa é incomum, com freqüência variando de 8 a 25%, sendo que a apresentação mais comum é a presença de somente um sintoma. A queixa mais freqüente é o edema facial e/ou no lábio. No presente relato, descreve-se o caso de uma jovem, 17 anos, com edema no lábio persistente e língua plicada devido à SMR. A paciente informou que o edema e as alterações na língua haviam se iniciado há 2 anos. Tratamentos prévios haviam sido realizados, porém sem sucesso. Propôs-se a injeção intralesional de 20mg de triancinolona a cada 15 dias, associada a 5mg ao dia de clofazimine por três meses. O lábio voltou ao seu aspecto normal após quatro infiltrações da medicação. Estudos recentes têm considerado a SMR como uma doença granulomatosa, sendo a fase inicial da apresentação orofacial da Doença de Crohn em alguns pacientes. Assim, pacientes com SMR deveriam ser avaliados e seguidos quanto à presença de sintomas gastroenterológicos. O tratamento com corticosteróides tem se mostrado efetivo em reduzir a tumefação do lábio associada a essa doença. Discute-se características clínicas, tratamento e importância da terapia com corticosteróides na paralisia facial associada à SMR.ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000100023Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.73 n.1 2007reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)instacron:ABORL-F10.1590/S0034-72992007000100023info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Denise UtschCastro,Mariana Moreira deGalvão,Cláudia PenaBrandão,Alexandre Zoni RodriguesCastro,Míriam Cabral Moreira deLambertucci,José Robertopor2007-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S0034-72992007000100023Revistahttp://www.bjorl.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br1806-93120034-7299opendoar:2007-05-16T00:00Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)false
dc.title.none.fl_str_mv Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
title Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
spellingShingle Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
Gonçalves,Denise Utsch
doença de crohn
queilite
síndrome de melkersson-rosenthal
tratamento
title_short Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
title_full Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
title_fullStr Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
title_full_unstemmed Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
title_sort Queilite granulomatosa associada à síndrome de Melkersson-Rosenthal
author Gonçalves,Denise Utsch
author_facet Gonçalves,Denise Utsch
Castro,Mariana Moreira de
Galvão,Cláudia Pena
Brandão,Alexandre Zoni Rodrigues
Castro,Míriam Cabral Moreira de
Lambertucci,José Roberto
author_role author
author2 Castro,Mariana Moreira de
Galvão,Cláudia Pena
Brandão,Alexandre Zoni Rodrigues
Castro,Míriam Cabral Moreira de
Lambertucci,José Roberto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Denise Utsch
Castro,Mariana Moreira de
Galvão,Cláudia Pena
Brandão,Alexandre Zoni Rodrigues
Castro,Míriam Cabral Moreira de
Lambertucci,José Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv doença de crohn
queilite
síndrome de melkersson-rosenthal
tratamento
topic doença de crohn
queilite
síndrome de melkersson-rosenthal
tratamento
description A síndrome de Melkerson-Rosenthal (SMR) caracteriza-se por edema orofacial, paralisia facial recorrente e língua plicada. A tríade completa é incomum, com freqüência variando de 8 a 25%, sendo que a apresentação mais comum é a presença de somente um sintoma. A queixa mais freqüente é o edema facial e/ou no lábio. No presente relato, descreve-se o caso de uma jovem, 17 anos, com edema no lábio persistente e língua plicada devido à SMR. A paciente informou que o edema e as alterações na língua haviam se iniciado há 2 anos. Tratamentos prévios haviam sido realizados, porém sem sucesso. Propôs-se a injeção intralesional de 20mg de triancinolona a cada 15 dias, associada a 5mg ao dia de clofazimine por três meses. O lábio voltou ao seu aspecto normal após quatro infiltrações da medicação. Estudos recentes têm considerado a SMR como uma doença granulomatosa, sendo a fase inicial da apresentação orofacial da Doença de Crohn em alguns pacientes. Assim, pacientes com SMR deveriam ser avaliados e seguidos quanto à presença de sintomas gastroenterológicos. O tratamento com corticosteróides tem se mostrado efetivo em reduzir a tumefação do lábio associada a essa doença. Discute-se características clínicas, tratamento e importância da terapia com corticosteróides na paralisia facial associada à SMR.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992007000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-72992007000100023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
publisher.none.fl_str_mv ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia v.73 n.1 2007
reponame:Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
instname:Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron:ABORL-F
instname_str Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
instacron_str ABORL-F
institution ABORL-F
reponame_str Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
collection Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Otorrinolaringologia (Online) - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
repository.mail.fl_str_mv revista@sborl.org.br||revista@aborlccf.org.br
_version_ 1754820959741673472